dengue 2
Geral

Comércio varejista fecha 2012 com expansão de 8,4% no volume de vendas

19 Fev 2013 - 17h00

O comércio varejista brasileiro fechou o ano de 2012 com expansão de 8,4% no volume de vendas. O segmento hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo respondeu por 44,6% dessa taxa e foi o principal responsável pelo impacto no resultado anual, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio divulgada hoje (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Com aumento de 12,3% em relação ao ano anterior, a atividade de móveis e eletrodomésticos exerceu o segundo maior impacto (26,6%) na taxa anual do varejo. A pesquisa sugere que o bom desempenho foi decorrente da manutenção do crescimento do emprego, do rendimento e da disponibilidade de crédito, redução dos preços, sobretudo, dos eletrodomésticos, estimulado pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) desde dezembro de 2011 para a linha branca e, a partir de março, para móveis.

O terceiro maior impacto no resultado da pesquisa veio da atividade de outros artigos de uso pessoal e doméstico, ao registrar variação no volume de vendas de 9,4% em 2012, comparado com o ano de 2011.

Em dezembro, o volume de vendas do comércio varejista registrou queda de 0,5% na comparação com novembro, o primeiro resultado negativo após seis meses consecutivos de crescimento. A receita nominal cresceu 0,2% em dezembro.

Para o comércio varejista ampliado, composto do varejo mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, foi registrada alta de 1,3% para o volume de vendas e de 1,1% na receita nominal de vendas em dezembro passado na comparação com novembro passado. Na comparação com dezembro de 2011, os aumentos foram de 5% e de 7,7%, respectivamente. No acumulado do ano, os aumentos foram de 8% para o volume de vendas e de 9,5% para a receita nominal.

Apenas sete dos 26 estados brasileiros registraram variações positivas em dezembro na comparação com novembro de 2012 para o volume de vendas, com destaque para: Rondônia (1,5%); Pará (1,3%); Santa Catarina (1,1%) e Pernambuco (1,0%). Já as principais quedas foram registradas em Tocantins (-6,5%); Mato Grosso do Sul (-5,2%); Amapá (-4,9%); Mato Grosso (-4,8%) e Rio Grande do Sul (-4,3%).


Na comparação com dezembro de 2011, apenas cinco unidades da Federação apresentaram resultados negativos no volume de vendas em dezembro passado: Distrito Federal (-3,5%); Amazonas (-1,2%); Acre (-1%); Mato Grosso (-0,3%) e Minas Gerais (-0,2%). As maiores altas foram registradas em Roraima (14,8%); Espírito Santo (12,2%); Pernambuco (10,6%) e Mato Grosso do Sul (10,5%).

No acumulado do ano, nenhum estado registrou variação negativa para o ano de 2012. Os maiores acréscimos no volume de venda do varejo ocorreram em Roraima (26,7%); Amapá (17,7%); Mato Grosso do Sul (16,9%) e Tocantins (15,3%).

Ainda segundo o IBGE, os resultados trimestrais apontam desaceleração no crescimento do volume de vendas. Na passagem do terceiro para o quarto trimestre do ano, houve queda da taxa de 2,2% para 0,9%.

AGÊNCIA BRASIL

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral