Femusc 2012

Começa no domingo (22), sinfonia que encanta Santa Catarina

20 Jan 2012 - 17h28



Mais uma vez Jaraguá do Sul é invadida por uma verdadeira sinfonia que ocupa ruas, praças e vários outros locais por onde a música pede passagem. Há sete anos, os meses de janeiro e fevereiro têm sido ansiosamente aguardados por jovens estudantes de várias regiões do Brasil e do exterior que, ao lado de professores e regentes reconhecidos nacional e internacionalmente, fazem do Femusc - Festival de Música de Santa Catarina um dos eventos mais importantes do mundo.


O Femusc 2012 abre sua programação no domingo, dia 22, às 20h30, com uma noite especial de autógrafos e lançamento de CD com o violonista Mario Ulloa e o violinista Daniel Gudes. Ambos são professores do Femusc há muitos anos, e o que começou com saraus improvisados em diversos bares e restaurantes de Jaraguá do Sul após os concertos no Centro Cultural se transformou em um CD com obras de Chico Buarque, Edu Lobo, João Bosco, Dorival Caymmi, Cartola, Ary Barroso, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Dudu Falcão, entre outros compositores.

Todas as apresentações durante o Festival são gratuitas, mas os ingressos devem ser retirados antecipadamente no Centro Cultural.

Apresentações em vários municípios

Em 2012 a programação do FEMUSC reserva grandes encontros dos músicos com o público. Não vai faltar opções de 22 de janeiro a 4 de fevereiro para quem desejar curtir uma das noites de grandes concertos ou nas apresentações em locais alternativos e no Centro Cultural da SCAR. Serão mais de 200 apresentações gratuitas em 18 séries de música e apresentações em Jaraguá do Sul e nas cidades de Joinville, Blumenau, Corupá, Pomerode e Timbó. As apresentações ocupam não apenas teatros, mas também hospitais, presídio, lar para idosos, shopping Center, igrejas e empresas, entre outros espaços alternativos.

Para acompanhar um roteiro de cerca de 200 apresentações nas 18 séries que formam a agenda do Femusc, o público não irá pagar nada, mas nas apresentações no Centro Cultural há necessidade de retirar os ingressos com antecedência. São dois ingressos por pessoa. 

Números do Festival

1.363 inscrições

350 vagas oferecidas no festival-escola

57 cursos no total

63 docentes no total

600 participantes do festival em geral, incluindo os eventos paralelos

28 países representados entre professores e alunos participantes

15 estados brasileiros representados por professores e alunos

Mais de 30 mil horas/aula

Cerca de 700 obras executadas, a maioria por sugestão dos alunos

14 dias de evento

Cerca de 200 apresentações: concertos e espetáculos abertos ao grande público


Cerca de 40 concertos sociais em espaços alternativos na comunidade (praças, shopping, igrejas, empresas e presídio)

 

Países representados por professores e alunos: 

Professores*: Brasil (37), Estados Unidos (14), Alemanha (5), Argentina (5), Costa Rica (1), Cuba (2), Áustria (1), Canadá (1), Chile (1), Eslovênia (1), Espanha (1), Inglaterra (1), Irã (1), Islândia (1), Itália (1), Noruega (1) e Uruguai (1).

* Leva-se em consideração que alguns professores são de um país, mas moram em outro. Neste caso, representam dois países. Por esta razão a soma do número de representantes de cada país é maior que o número de professores.

Alunos: Argentina (55), Armênia (2), Brasil (191), Canadá (1), Chile (2), Colômbia (52), Costa Rica (19), Equador (3), Geórgia (2), Guatemala (1), Honduras (2), Itália (1), Irã (1), México (8), Nicarágua (1), Paraguai (3), Peru (2), Rússia (2), Turquia (1), Estados Unidos (2), Uruguai (13) e Venezuela (1).


Presença brasileira 

São Paulo: 11 professores e 62 alunos - Total: 73; Santa Catarina: 13 professores e 19 alunos - Total: 32; Rio Grande do Sul: 1 professor e 13 alunos - Total: 14; Minas Gerais: 1 professor e 17 alunos - Total: 18; Rio de Janeiro: 4 professores e 29 alunos - Total: 33; Paraná: 4 professores e 5 alunos - Total: 9; Distrito Federal: 9 alunos; Bahia: 2 professores e 4 alunos - Total: 6; Paraíba: 12 alunos; Pernambuco: 2 alunos; Sergipe: 3 alunos; Goiás: 1 professor e 4 alunos - Total: 5; Espírito Santo: 4 alunos; Pará: 2 alunos; Rio Grande do Norte: 6 alunos.

A oposição em Corupá começa a se organizar. O objetivo é escolher um nome entre os líderes do PSD, PT, PP e PDT para concorrer com Luiz Carlos tamanini (PMDB). Entre os mais cotados estão o presidente da Câmara, João Carlos Gottardi (PT), a presidente da Asbanco e filha de Conrado Müller, Eliane Müller (PP), e  Hermann Suesenbach, do PDT.

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido

Dados do Registro Civil mostram que Brasil teve 970 mil casamentos e 420 mil divórcios em 2022, ou seja, cerca de 1 divórcio a cada 2 casamentos em 2022.
Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido
Ver mais de Geral