dengue 2
Geral

Começa domingo o centenário da Paróquia São Sebastião

01 Ago 2011 - 11h36

A Paróquia São Sebastião de Jaraguá do Sul abre no domingo, dia 31 de julho, a programação alusiva ao centenário de fundação da primeira paróquia católica da cidade. Uma missa às 19 horas marcará o início das comemorações, que terão eventos e celebrações até o mês de agosto de 2012. Para organizar os festejos, seis comissões foram montadas. Elas são compostas por padres, membros das diversas pastorais e por voluntários da comunidade. Os 100 anos da Paróquia também marcam o centenário dos padres dehonianos em Jaraguá do Sul. O fato será lembrado com uma missa seguida de almoço aos padres, em outubro deste ano.


A Festa do Padroeiro São Sebastião, em 22 de janeiro de 2012, está no calendário anual de festividades da igreja. Celebrações e atividades especiais estão sendo programadas para esta data. Uma Ordenação Diaconal, o Dia do Sagrado Coração de Jesus e o aniversário de Jaraguá em 2012, também fazem parte do calendário de eventos do centenário da Paróquia São Sebastião. Durante as comemorações, haverá novenas e a presença do arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, cuja celebração feita por ele está prevista para o mês de junho do ano que vem. No dia 5 de agosto de 2012, acontecerá a grande Festa do Centenário.

A programação completa está sendo elaborada pelas comissões e será divulgada amplamente em breve.

A PARÓQUIA

A Paróquia São Sebastião de Jaraguá do Sul foi criada por decreto de Dom João Becker, Bispo Diocesano de Florianópolis, no dia 31 de julho de 1912. Desde a fundação do município formou-se uma pequena comunidade católica, ligada a Paróquia de Joinville. O Distrito de Jaraguá era ligado à Diocese do Rio de Janeiro desde sua fundação em 1876. Foi em 1892 que passou para a Diocese de Curitiba, até 19 de março de 1908, quando integrou a Diocese de Florianópolis. E em 17 de janeiro de 1927 passou a fazer parte então da Diocese de Joinville.

No início, os padres Franciscanos davam assistência religiosa à comunidade, mais tarde assumindo os padres de Joinville. A primeira capela surgiu na Barra do Rio Cerro que funcionava como escola, pelos fins do século passado. Há registros da existência de algumas capelas antes do ano 1900, sendo: Santo Estevão, Santíssima Trindade, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Rosário (duas com este titular: uma no Molha e outro em Nereu Ramos).

Em 1910, Pe. Ernesto Schultz, coadjutor da Paróquia de Joinville, veio para Jaraguá com a missão de preparar aqui a criação da Paróquia. Foi o primeiro padre estável. Em 1911, por indicação do pároco de Joinville, Pe. José Sundrupp, foi que o então bispo diocesano, Dom João Becker, decidiu pela criação da Paróquia. Como não houvesse clero secular para assumir a nova paróquia, o Bispo recorreu à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, recentemente estabelecida no Brasil (1903), que assumiu a direção desta nova paróquia. "A primeiro de outubro de 1911, os padres Henrique Mel ler e Pedro Franken, devidamente autorizados pelo Senhor Bispo diocesano tomara posse da administração eclesiástica do distrito de Jaraguá, que brevemente será erigida em paróquia, sob o título de Santa Emília".(Esta anotação consta da "Resenha Eclesiástica", órgão oficial da Diocese de Florianópolis, outubro de 1911, ano 1, n º 1, pág. 128).

Enquanto a comunidade evangélica já tinha sua paróquia, com templo, escola e pastor, os católicos não tinham ainda nem capela. Ao chegarem a Jaraguá os dois padres da Congregação se instalaram numa pensão. Celebravam a missa em casa particular. No mesmo ano alugaram duas casas vizinhas à pensão. Numa delas instalaram modesta biblioteca, duas camas e uma mesa simples com algumas cadeiras. A outra servia de cozinha, matriz e escola. Aos domingos tiravam-se os bancos escolares e realizavam-se as celebrações. Foi com a ajuda do advogado e promotor em Joinville César Pereira de Souza, que a construção começou a se tornar possível. Ele integrou a comissão de construção da Igreja, fez contatos, inclusive com o Bispo. Sua mãe Emília Pereira de Souza foi a primeira doadora em dinheiro para a Igreja. Ela ainda providenciou a planta de construção, enviada de Paris, onde residia.

Constituída assim a comissão de construção, tendo representantes de todas as regiões da paróquia. São os seguintes: Dr. Francisco Tavares Sobrinho, Venâncio da Silva Porto, Angelo Rubini - Rio Cerro, Henrique Piazera - Rio Cerro, Franz Fischer - Alto Jaraguá, Geor Wolf - Garibaldi, Ernesto Rücker - Hansa, Luiz Silva - Estrada Itapocu, Seraphim José dos Santos - Bananal, João Doubrawa - Itapocuzinho. Em 21 de outubro de 1910, Pe. Ernesto Schultz, encarregado do Distrito de Jaraguá, escreveu um relatório ao bispo relatando as capelas existentes. E em 31 de julho de 1912, foi criada a Paróquia de Jaraguá tendo como primeiro pároco, o Pe. Henrique Meller SCJ, auxiliado pelo Pe. Pedro Franken SCJ.

O movimento religioso cresceu rápido e em pouco tempo a paróquia tinha 12 capelas espalhadas no interior da colônia. Compunham o território da Paróquia as regiões de Corupá, Schoroeder, Guaramirim e Jaraguá. A primeira preocupação do Pe. Franken foi à construção de uma Matriz. Depois de muito sacrifício, com participação dos próprios padres como operários, surgia a Matriz de Jaraguá do Sul, inaugurada dia 3 de janeiro de 1917. O padre Franken comandou também a construção de uma escola paroquial. Acreditava que a escola era o prolongamento da família, por sua vez o ambiente propício para se lançar as bases de uma paróquia bem constituída.

A princípio as aulas eram ministradas pelos padres, que logo pelo excesso de trabalho procuraram professores. Conseguindo a vinda, em 1919, das Irmãs da Divina Providência, que assumiram a escola, onde hoje se encontra o Colégio São Luis, dos Irmãos Maristas. Em 1940, o pároco Pe. Alberto Jacobs fez convite aos Irmãos Maristas para que assumissem o Colégio São Luís. As irmãs passaram para as novas dependências, onde hoje está o Colégio Divina Providência. E foi no dia 16 de julho de 1926, por proposição declarada e constituída a "São Sebastião" a Paróquia de Jaraguá do Sul. A primeira Igreja Matriz foi construída no morro onde hoje se encontram os pavilhões de festas. Esta antiga Igreja em estilo gótico, foi demolida em 1957. Hoje a Matriz São Sebastião possui um majestoso templo, cuja estrutura iniciou em 1958, tendo como pároco Pe. Donato Wiemes, e foi inaugurada em 1962.

Desde a criação da Paróquia, fazem-se presentes os padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. Os párocos, desde então, foram os seguintes:

1912 - Pe. Henrique Meller

1912 a 1919 - Pe. Pedro Franken

1919 a 1921 - Pe. José Rogmann

1921 a 1924 - Pe. Henrique Meller

1925 a 1927 - Pe. Remaclo Foxius

1927 a 1931 - Pe. João Stolte

1932 a 1933 - Pe. Henrique Meller

1933 a 1955 - Pe. Alberto Jacobs

1955 a 1957 - Pe. Orlando dos Passos Kleis

1957 a 1964 - Pe. Donato Wiemes

1964 a 1965 - Pe. Conrado Rech

1965 a 1966 - Pe. Francisco Luchtenberg

1966 a 1978 - Pe. Elemar Scheid

1978 a 1986 - Pe. João Heidemann

1987 a 1994 - Pe. José Felipe Dalcegio

1995 a 1997 - Pe. Claudionor José Schmitt

1998 a 2000 - Pe. João Sebastião Boeing

2000 a 2006 - Pe. Sildo César da Costa

2007 a 2010 -Pe. Carlos Alberto Rodrigues

Nota: O primeiro vigário efetivo foi o Pe. Pedro Franken. Ele faleceu aos 39 anos de idade.

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (18).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

APAE de Jaraguá sedia Festival Regional de Atletismo 

Evento acontecerá no Centro Esportivo Murillo Barreto de Azevedo e receberá 49 paratletas
APAE de Jaraguá sedia Festival Regional de Atletismo 
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR

A apresentação reúne os estudantes de acordeon, canto, piano e piano popular, acontece no dia 26 de abril
Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR
Ver mais de Geral