dengue
Geral

Comboio de Jaraguá do Sul chega a Roca Sales

A equipe de servidores da Prefeitura, com máquinas e caminhões, chegou agora à tarde para ajudar nos trabalhos de reconstrução da região do Vale do Taquari

17 Mai 2024 - 18h37Por Janici Demetrio
Comboio de Jaraguá do Sul chega a Roca Sales - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A equipe enviada pela Prefeitura de Jaraguá do Sul para a região de Roca Sales, no Vale do Taquari – uma das áreas mais atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul – chegou ao seu destino agora à tarde, mais de 30 horas após a saída aqui do pátio da Secretaria de Obras da Prefeitura. No trajeto de cerca de 600 quilômetros foram muitos os desafios enfrentados pela equipe, principalmente quanto aos acessos, tendo em vista que várias pontes ficaram destruídas e ainda há muitos locais com deslizamentos e interdições no estado gaúcho.

A equipe fez uma parada no Município de Caxias do Sul para deixar mais de 20 toneladas de donativos. No caminho entre Caxias e Roca Sales o maquinário daqui foi utilizado para liberar alguns acessos. Neste sábado a equipe vai seguir para o interior do Vale do Taquari, nas comunidades mais isoladas, para trabalhar na limpeza das áreas.

“As pessoas aqui precisam de muita ajuda. Coisas básicas, de comida e água”, afirma Jaime Chrast Junior, da Secretaria de Obras.

O comboio conta com oito servidores, uma carreta e um caminhão prancha para transporte de máquinas pesadas, uma pá carregadeira, uma escavadeira, um caminhão pipa e dois caminhões caçamba.

“Tem locais que o trânsito está no sistema pare e siga devido à destruição das estradas. É um cenário de caos, muito complicado”, menciona o servidor Jorge Inácio Andrade, que integra a equipe de Jaraguá do Sul.

"Não me canso de agradecer à população de Jaraguá do Sul, estamos comprometidos em colaborar com nossos irmãos do Rio Grande do Sul neste momento difícil. Nossos esforços são uma demonstração de solidariedade e parceria entre nossas comunidades. Jaraguá do Sul também é impactado por fortes chuvas, deslizamentos e alagamentos, por estes motivos já realizamos muitas obras de prevenção e vamos continuar investindo para trazer mais segurança à nossa população”, destaca o prefeito Jair Franzner.

Ações em prol das vítimas da chuvas no RS
- Jaraguá do Sul já enviou ao Rio Grande do Sul mais de 300 toneladas de donativos. E as ações solidárias não param. Neste sábado (18), uma campanha de arrecadação de mantimentos vai ocorrer junto às Escolas da Rede Municipal de Ensino, no Dia da Família na Escola.

- O Parque Municipal de Eventos também segue recebendo doações para posterior envio ao estado gaúcho.

- Na quinta-feira (16), a Prefeitura enviou um comboio com donativos para a região de Roca Sales, no Vale do Taquari – uma das áreas mais atingidas pelas enchentes. Oito servidores, máquinas e caminhões vão auxiliar nos trabalhos de reconstrução daquela região. O comboio conta com uma carreta e um caminhão prancha para transporte de máquinas pesadas, uma pá carregadeira, uma escavadeira, um caminhão pipa e dois caminhões caçamba.

- Jaraguá do Sul adotou o Município de Roca Sales e a Administração Municipal não vai medir esforços para ajudar a população daquela localidade a se reerguer.

Obras de prevenção
Em Jaraguá do Sul, a Prefeitura segue com os investimentos em obras de prevenção de desastres naturais. Desde 2018 já foram feitas 115 intervenções que vão desde contenção de margens de rios e encostas, desassoreamento, substituição de tubos por galerias, limpeza de pontes e valas e enrocamentos, entre outras ações significativas. Os investimentos superam os R$ 15 milhões.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

Quantos pontos posso ter na CNH?

Confira as regras!
Quantos pontos posso ter na CNH?
Saúde

Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar

Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos é lembrado nesta segunda
Ortopedistas alertam para risco de queda de idosos; saiba como evitar
Geral

ACIJS comemora com associados e comunidade 86 anos de compromisso com Jaraguá do Sul

Para celebrar os 86 anos, a ACIJS promove nesta segunda-feira (24), edição especial do Encontro Empresarial com palestra de Hilton José da Veiga Faria, ex-diretor de Recursos Humanos da WEG
ACIJS comemora com associados e comunidade 86 anos de compromisso com Jaraguá do Sul
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral