Geral

Com ressalvas, Fifa confirma Salvador e Recife na Copa das Confederações

22 Mai 2012 - 14h06

A Fifa aprovou seis cidades como sedes da Copa das Confederações: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Mas a entidade deixou em aberto a possibilidade de reduzir o número de cidades até o meio de novembro, pois tem tabelas alternativas com quatro, cinco ou seis sedes.


Desde o ano passado, apenas quatro cidades estão certas na competição. Recife e Salvador foram colocadas como possibilidades, mas ainda lutavam para provar a Fifa que tinha acelerado as obras o suficiente para serem incluídas na competição.

Reunião do Comitê Executivo da Fifa, na segunda-feira, em Budapeste, confirmou a entrada das duas cidades na Copa das Confederações. Mas o texto do comunicado da Fifa diz que: "apesar disso, vários calendários de jogos incluíndo quatro, cinco e seis cidades foram trabalhados para se adaptar de forma suave à situação real no tempo adequado".

A decisão do Comitê Executivo é um voto de confiança a Recife cuja conclusão de obras a tempo era uma incógnita. Salvador já era apontada como adiantada nas obras, então, sua presença era quase certa.

Na semana passada, a Folha obteve documento da Fifa que apontava atrasos em três das quatro sedes que já estavam confirmadas para a competição, tratada como ensaio para o Mundial. Rio, Brasília e Belo Horizonte são vistas no relatório com "médio risco" de não concluírem as obras a tempo. Fortaleza é exceção, está à frente do prazo.

De acordo com o relatório da Fifa, a arena baiana apresenta apenas "baixo risco", enquanto os desafios do estádio de Pernambuco "dificilmente serão superados".


O sorteio dos grupos da competição será realizado em dezembro, em São Paulo. O torneio será realizado entre 15 e 30 de junho de 2013

Brasil (sede), Espanha (campeã mundial), Japão (campeão da Copa da Ásia), México (campeão da Copa Ouro) e Uruguai (campeão da Copa América) são os países já garantidos. Três vagas (África, Europa e Oceania) ainda estão abertas.

FOLHA.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral