transito
Hemosc

Com estoque de sangue baixo, Hemosc reforça pedido de doações

20 Set 2016 - 14h24

O sangue mais necessitado é o com RH negativo, principalmente  “O”, doador universal. As tipagens com maior número de doações são as positivas, por exemplo, “A”.


Em entrevista a reportagem do Jornal FolhaSC, a enfermeira responsável pela unidade de coleta em Jaraguá, Raquel Ribas, afirmou que é preciso conscientizar as pessoas a doarem, mas também, a não faltarem no dia da doação. Ela acrescentou ainda, que muitos doadores agendam a doações, mas não comparecem no dia e horário marcado, o que prejudica a coleta.   A capacidade é de até 30 atendimentos por dia, isso devido a estrutura física e profissional da unidade. Atualmente a coleta é feita de segunda a sexta-feira das 7h15 às 11h, mediante agendamento. Que pode ser feito pessoalmente na unidade, que fica anexa ao Hospital São José, ou pelo telefone 3055-0454.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos, estar saudável, alimentado e com um documento oficial com foto em mãos. Homens podem doar sangue em um intervalo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar sangue a cada três meses, fazendo até três doações por ano.


No próximo dia 27 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Doador de Medula Óssea. O transplante de medula é, muitas vezes, a única chance de vida para portadores de leucemias e outras doenças do sangue. O cadastro como candidato a doador deve ser feito apenas uma vez. No entanto, é preciso ficar atento às atualizações de dados como telefone e endereço.

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral