Banner Proauto
Hemosc

Com estoque de sangue baixo, Hemosc reforça pedido de doações

20 Set 2016 - 14h24

O sangue mais necessitado é o com RH negativo, principalmente  “O”, doador universal. As tipagens com maior número de doações são as positivas, por exemplo, “A”.

Em entrevista a reportagem do Jornal FolhaSC, a enfermeira responsável pela unidade de coleta em Jaraguá, Raquel Ribas, afirmou que é preciso conscientizar as pessoas a doarem, mas também, a não faltarem no dia da doação. Ela acrescentou ainda, que muitos doadores agendam a doações, mas não comparecem no dia e horário marcado, o que prejudica a coleta.   A capacidade é de até 30 atendimentos por dia, isso devido a estrutura física e profissional da unidade. Atualmente a coleta é feita de segunda a sexta-feira das 7h15 às 11h, mediante agendamento. Que pode ser feito pessoalmente na unidade, que fica anexa ao Hospital São José, ou pelo telefone 3055-0454.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos, estar saudável, alimentado e com um documento oficial com foto em mãos. Homens podem doar sangue em um intervalo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar sangue a cada três meses, fazendo até três doações por ano.


No próximo dia 27 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Doador de Medula Óssea. O transplante de medula é, muitas vezes, a única chance de vida para portadores de leucemias e outras doenças do sangue. O cadastro como candidato a doador deve ser feito apenas uma vez. No entanto, é preciso ficar atento às atualizações de dados como telefone e endereço.

GNet

Matérias Relacionadas

Economia

Começa a Compra Premiada em Guaramirim

Ação vai distribuir R$ 42 mil em prêmios
Começa a Compra Premiada em Guaramirim
Geral

Navegantes não terá a Navegay em 2022

No ano passado, na 42ª edição, cerca de 200 mil pessoas aproveitaram a festa.
Navegantes não terá a Navegay em 2022
Saúde

Posto de Saúde do João Pessoa terá Farmácia Básica a partir de quarta-feira

Unidade terá os mesmos medicamentos oferecidos nas outras quatro farmácias básicas do município
Posto de Saúde do João Pessoa terá Farmácia Básica a partir de quarta-feira
Geral

Fujama captura maior espécie de cobra do Norte de SC em Jaraguá

Cobra tem cerca de um metro
Fujama captura maior espécie de cobra do Norte de SC em Jaraguá
Ver mais de Geral