Delivery Much
GERAL

Com cruzes, fiéis vão a Pirapora, em SP

18 Abr 2019 - 08h27Por José Maria Tomazela

Milhares de romeiros estavam na estrada, na manhã desta quarta-feira, 17, em direção ao santuário de Pirapora do Bom Jesus, na região metropolitana de São Paulo. A cidade, de 16 mil habitantes, deve receber mais de 100 mil fiéis durante esta Semana Santa, segundo a prefeitura. Os romeiros vão depositar no santuário do Bom Jesus cerca de mil cruzes de todos os tamanhos.

O grupo do autônomo Reinaldo do Amaral estava na estrada desde as 12 horas da segunda-feira passada, quando saiu de Tatuí, região de Sorocaba. Ontem, os 60 caminhantes percorriam a Estrada dos Romeiros, entre Itu e Cabreúva. "Esperamos chegar ao santuário às 8 horas de sexta (amanhã), para assistir à missa, após andar 105 quilômetros", disse Amaral. O grupo se revezava para carregar uma cruz de madeira de 7 metros, pesando cerca de 80 quilos. Essa é a nona romaria do grupo, mas Amaral faz o percurso há 41 anos.

Outro grupo de Tatuí, com seis romeiros do bairro Boqueirão, levava uma cruz imensa, com 21 metros. Maior que a deles, só a cruz de 33 metros e 200 quilos levada por um grupo de Porangaba, liderado pelo caminhoneiro Rafael Leonardo Pereira Silveira, de 28 anos. O grupo saiu na madrugada do sábado passado e esperava chegar na manhã desta quinta-feira, 18, após 130 km de jornada.

O aposentado João Correia, de 65 anos, disse que o tamanho da cruz não era o mais importante. "Não é uma competição, o que importa é a fé."

Preparação

A cidade se preparou para receber as romarias. De hoje até amanhã, o santuário permanecerá aberto 24 horas seguidas. Na Sexta-Feira Santa, serão celebradas missas de hora em hora, a partir das 5 horas. Na Casa da Cultura, uma exposição fotográfica mostra as manifestações de fé.

A tradição teve início em 1725, quando o morador José de Almeida Naves encontrou uma imagem do Bom Jesus numa corredeira e pediu licença à Igreja para construir uma capela. A primeira festa em louvor ao padroeiro foi realizada em 1730, dando origem às primeiras romarias. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina exigirá rastreabilidade do leite para dar mais segurança ao consumidor

Na prática, os estabelecimentos que recebem leite ou processam leite cru refrigerado terão que rastrear toda a matéria-prima e solicitar os exames de brucelose e tuberculose dos bovinos de seus fornecedores
Santa Catarina exigirá rastreabilidade do leite para dar mais segurança ao consumidor
Geral

IPVA 2021: prazo para pagamento em cota única termina no dia 1º de fevereiro

O prazo para pagamento em três vezes sem juros terminou no último dia 10
Geral

Cobras corais da região seguem para produção de soro antiofídico no Butantan

As cobras corais são consideradas as serpentes mais venenosas do Brasil; toxina potente afeta o sistema nervoso e o controle muscular
Cobras corais da região seguem para produção de soro antiofídico no Butantan
Política

Após período de férias, atendimento volta ao normal na Prefeitura de Jaraguá

Após período de férias, atendimento volta ao normal na Prefeitura de Jaraguá
Ver mais de Geral