Fiscalização
Cobrança de taxa de 10% em restaurante é ilegal
O Procon de Jaraguá do Sul inicia nos próximos dias uma campanha de fiscalização a bares, restaurantes, lanchonetes e danceterias no que diz respeito a cobrança da taxa de serviço de 10%. De acordo com a constituição Federal e o Código de Defesa do Consumidor, a cobrança quando feita como uma obrigação ou dívida do consumidor, é abusiva, é ilegal. Por isso, fiscais do Procon vão verificar se e de que forma os estabelecimentos comerciais estão cobrando essas taxas. Segundo o diretor Adilson Macário de Oliveira Junior, no caso de irregularidades, serão emitidos autos de infração.
[jwplayer mediaid="92749"]
O diretor do Procon ressalta que é importante o consumidor ter conhecimento dos seus direitos e diz qual o procedimento sugerido pelo Procon, no caso de cobrança da taxa de serviço de 10%.
[jwplayer mediaid="92747"]
O consumidor terá 90 dias para registrar sua reclamação e em caso de comprovação de infração, o estabelecimento será autuado e multado em valores que variam de R$ 212,00 a R$ 3 milhões e 19 mil, dependendo do faturamento da empresa por reclamação registrada. O valor de 10% terá que ser devolvido ao consumidor.
Matérias Relacionadas
Geral
Caixa libera saque do FGTS para moradores afetados pelas chuvas em Guaramirim e Blumenau
Em Guaramirim, saque do FGTS está liberado até 16 de junho

Geral
Conferência Municipal de Saneamento Básico ocorre nesta quinta-feira (20) em Jaraguá do Sul
O evento será no auditório do Samae e tem como objetivo apresentar e discutir a revisão do Plano Municipal de Saneamento

PolÃtica
Deputado Lunelli defende projeto de internação involuntária de dependentes quÃmicos em SC
O parlamentar comentou sobre a importância do enfrentamento à crise da dependência quÃmica e sua relação com a situação dos moradores de rua no estado

Geral
Samae fará manutenção na rede de drenagem da Rua Feliciano Bortolini
O serviço começa a ser executado na quinta-feira (20), a partir das 22h
