dengue 2
Cidasc

Cidasc completa 36 anos zelando pela sanidade animal e vegetal de SC

27 Nov 2015 - 12h39

Com o slogan “Há 36 anos preservando a saúde pública, promovendo o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”, a Cidasc é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e atua na defesa sanitária animal e vegetal de Santa Catarina.


Desde sua fundação, a Cidasc garante a excelência sanitária dos rebanhos e lavouras do Estado. Santa Catarina possui dois certificados internacionais, concedidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como área livre de febre aftosa sem vacinação e, junto com o Rio Grande do Sul, de zona livre de Peste Suína Clássica (PSC). Segundo o secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, o reconhecimento internacional é fruto do árduo trabalho dos técnicos e dos produtores rurais catarinenses.

O presidente da Cidasc, Enori Barbieri, lembra que os certificados internacionais demonstram que o Estado continua avançando nas questões sanitárias, visando consolidar mercados de primeiro mundo. “Santa Catarina está fazendo o dever de casa, somos um modelo para o Brasil e para o mundo inteiro. Colhemos os resultados do trabalho de muitos funcionários da Cidasc, por isso temos que agradecer os nossos companheiros que já se aposentaram e aos que ainda permanecem”.

Para manter esse status e garantir a defesa sanitária animal e vegetal do Estado, a Companhia conta com 63 barreiras sanitárias nas fronteiras com o Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina que controlam a entrada e a saída de produtos agropecuários. Santa Catarina tem seis corredores sanitários por onde é permitida a passagem de animais e produtos de origem animal com o uso de lacres aplicados pela Cidasc nas fronteiras.

A empresa vinculada à Secretaria é responsável ainda pelos serviços de inspeção de produtos de origem animal, seja executando a inspeção ou credenciando e habilitando empresas do setor privado, e pela fiscalização desses serviços. São mais de 450 profissionais, vinculados a nove empresas credenciadas, habilitados a prestar o serviço em todo o estado, com 35 médicos veterinários da Cidasc atuando na fiscalização da inspeção.

Em 2015, a Secretaria da Agricultura e a Cidasc anunciaram ainda alterações na Guia de Trânsito Animal (GTA) que, a partir de agora, terá a opção de Reserva de Domínio. A novidade traz mais segurança para os produtores que comercializam animais em feiras agropecuárias no estado. Com a Reserva de Domínio, os compradores de animais financiados terão conhecimento sobre qualquer pendência financeira existente.

Sanidade Vegetal

Na área vegetal, a Cidasc trabalha para prevenir e evitar a introdução e a disseminação de pragas. Neste setor, a Companhia regularizou o comércio de mudas de pomáceas, além de preservar os status de área livre de Cydia pomonela e do Moko da bananeira e de território de não ocorrência da praga quarentenária Candidatus Liberibacter spp. Em 2015, na área de Classificação Vegetal, a Cidasc efetivou o Selo de Conformidade Cidasc - SCC e prestou serviço para 518 estabelecimentos, emitindo mais de 52 mil certificados, que somam um total aproximado de 873 mil toneladas de produtos classificados em todo o Estado.


Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul

Para atender a forte demanda interna e de exportação, a Cidasc administra o corredor de exportação do Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul, através dos seus terminais são escoadas as safras da região Sul e do Centro-Oeste. Boa parte dos grãos exportados pelo Brasil passam pelo terminal, que opera 24 horas por dia e atende as principais empresas brasileiras exportadoras de soja, farelo de soja e milho. O Terminal Graneleiro possui dois armazéns e a pesagem de caminhões e vagões é feita por balanças eletrônicas, os caminhões são descarregados através de tombadores e os vagões em moegas próprias.

Fonte: Secom

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral