transito
Geral

Cidade australiana tem emergência por inundações

06 Mar 2012 - 13h19

As autoridades declararam nesta terça-feira (6) o estado de emergência na cidade de Wagga Wagga, na Austrália, onde cerca de nove mil pessoas foram retiradas da região diante da crescente do Rio Murrumbidgee, por conta das inundações que afetam o leste do país, informou a imprensa local.


Em Wagga Wagga, que fica 458 km ao sudoeste de Sydney, foi levantada uma barreira de 11 metros de altura para tentar conter o transbordamento do Murrumbidgee, mas os serviços de emergência não têm certeza se a estrutura irá suportar.

Se o dique ceder, os moradores não poderão retornar a suas casa em menos de três dias, indicou Barry O'Farrell, governante do estado de Nova Gales do Sul, onde fica a cidade.

O nível do rio alcançou durante a madrugada 10,32 metros, e se prevê que nas próximas horas chegue a 10,90 metros, informou a agência local "AAP".


Moradores de Wagga Wagga, na Austrália, erguem diques para conter inundações causadas pela cheia do Rio Murrumbidgee. (Foto: Daniel Munoz / Reuters)

As últimas retiradas realizadas na noite de segunda-feira (5) em Wagga Wagga elevaram a 13 mil o número das pessoas que foram obrigadas a deixar suas casas em todo o estado de Nova Gales do Sul.


Além de Nova Gales do Sul, as inundações também atingem os estados de Queensland e Victoria.

Em Queensland, no nordeste australiano, os habitantes da cidade de Gympie aguardam a crescente do Rio Mary, que já inundou alguns estabelecimentos comerciais há 11 dias. Algumas estradas na região foram fechadas e duas escolas estão sem aulas, informou a emissora local "ABC".

No estado de Victoria, no sudeste, os níveis das águas seguem aumentando na localidade de Nathalia, e os aldeões trabalham contra o relógio para levantar uma barreira de contenção temporária, segundo a ABC.

Desde o fim de semana passado, as inundações causaram a morte de duas pessoas, uma em Nova Gales do Sul e a outra em Queensland, onde no ano passado morreram mais de 30 pessoas devido às enchentes.

GLOBO.COM

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral