Geral

Ciclone deixa rastro de prejuízos em Jaraguá do Sul

Número de ocorrências chegou a 125 na cidade. A maior parte foi de destelhamento e queda de árvores.

02 Jul 2020 - 06h58Por Da Redação

O ciclone registrado em Santa Catarina deixou um rastro de prejuízos. Entre a noite de terça-feira e a tarde de quarta-feira, a equipe de Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul atendeu 125 ocorrências. A maior parte foi de destelhamento e queda de árvores.
Além disso, o patrimônio público também foi afetado, diversos equipamentos foram atingidos, como é o caso da Arena Jaraguá, que teve vidros quebrados, estruturas metálicas danificadas assim como rede elétrica, luminárias, placar eletrônico, cobertura, eternit das torres, divisória, bandeiras, portões de acesso da quadra, e rede de tubulação atingida. Outro equipamento da Secretaria de Cultura e Esporte danificado foi o CEU Manequinha e as áreas de lazer de diversos bairros.

No Centro Administrativo, árvores caíram sobre o estacionamento. A passagem foi liberada no começo da tarde. A cobertura de alguns setores também foi danificada, assim como equipamentos de informática.

O Centro de Inovação, em Três Rios do Sul, também sofreu avarias. Em função do deslocamento de placas e perfis, haverá necessidade de avaliação de todo o forro de gesso, assim como das janelas e vidros do prédio, algumas quebraram e outras tiveram a estrutura de metal entortada. Sete divisórias internas do prédio foram arrancadas assim com o o rufo do elevador.


A estrutura da Educação foi uma das mais prejudicadas. Das 60 unidades, 40 sofreram danos, sendo em 30 delas considerados graves. Na Escola Ribeirão Cavalo além da estrutura danificada houve perda do material didático. Na Rodolfo Dornbusch e na Francisco Solamon o telhado da quadra foi arrancado com a força do vento. Na Santo Estevão diversas telhas caíram durante o vendaval.

No setor de social, os dois abrigos de menores foram danificados, telhas caíram e as calhas foram danificadas. A mesma situação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Nova Brasília e na Casa de Passagem. No Centro de Convivência, no Parque de Eventos, mantas térmicas, placas de isopor, forros de PVC, fiação elétrica e portas foram danificadas.

No Urbanismo, placas de logradouro, lixeiras e semáforos foram atingidos. Na Saúde, a maior ocorrência foi registrada na Unidade de Saude do bairro Vila Nova, onde a proteção do telhado foi arrancada com a força do vento.

Segundo o prefeito Antídio Lunelli, o empenho primeiro foi em atender as pessoas, mas ainda há muito trabalho pela frente, incluindo nas estradas do interior. “Foram muitas ocorrências de quedas de árvores e destelhamentos. A Defesa Civil e bombeiros trabalharam a madrugada inteira. Muita gente atingida, mas graças a Deus foram prejuízos apenas materiais. Tivemos danos em escolas, nosso parques, ruas, unidades de saúde. No Centro Administrativo também. Foi um temporal com ventos muito fortes. Vamos ter que trabalhar ainda mais duro”, avaliou.
 

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral