dengue 2
Clima

Chuvas diminuem, mas Defesa Civil continua em alerta

05 Jun 2012 - 17h20

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul divulgou na manhã desta terça-feira (5) o "Relatório de Ocorrências do Evento de 4 de Junho de 2012". As chuvas de domingo até a manhã de hoje provocaram 12 deslizamentos em oito bairros do município, 12 alagamentos em nove pontos, quatro riscos de queda de árvore no Rau, Estrada Nova e Vila Baependi, além de queda de proteção lateral de ponte no Jaraguá Esquerdo.


As chuvas de ontem ultrapassaram o limite prudencial de 120mm, o que deixou a Defesa Civil e a comunidade em alerta para possíveis alagamentos, deslizamentos e inundações. Os rios apresentaram uma elevação significativa principalmente o Itapocu, que atingiu 3,10m, chegando próximo do limite de 3,50m, mas começou a baixar a partir das 23h. Segundo o geólogo da Defesa Civil, Normando Zita, para nossa segurança, as chuvas que estavam previstas pra essa terça-feira não se confirmaram. O volume de água está sendo baixo o que tira um risco maior.

[jwplayer mediaid="74538"]

Apesar dessa melhora nas condições do tempo, as recomendações da Defesa Civil continuam. Residentes em áreas de risco devem estar atentos a qualquer anormalidade, como inclinação de poste, rachadura de muros e residências ou trinca de terreno, deve ser comunicada à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou aos Bombeiros, 193.

[jwplayer mediaid="74532"]

E devido às chuvas intensas que ocorrem desde domingo, o SAMAE desligou ontem as estações de tratamento de água que abastecem os bairros Águas Claras, Boa Vista, Ilha da Figueira e Rio Molha. Isso ocorreu porque estas estações utilizam água das encostas que são sensíveis às pancadas de chuva. Hoje as estações foram reeligadas e o abastecimento voltou ao normal, exceção no bairro Boa Vista, como explica o assessor de comunicação da SAMAE, Vinicius Schweighofer

[jwplayer mediaid="74534"]

 Os demais bairros da cidade, abastecidos pela Estação de Tratamento de Água, ETA Central e ETA Sul, continuam sendo abastecidos normalmente.

[jwplayer mediaid="74536"]

 

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral