Unimed - Capa
Clima

Chuvas diminuem, mas Defesa Civil continua em alerta

05 Jun 2012 - 17h20

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul divulgou na manhã desta terça-feira (5) o "Relatório de Ocorrências do Evento de 4 de Junho de 2012". As chuvas de domingo até a manhã de hoje provocaram 12 deslizamentos em oito bairros do município, 12 alagamentos em nove pontos, quatro riscos de queda de árvore no Rau, Estrada Nova e Vila Baependi, além de queda de proteção lateral de ponte no Jaraguá Esquerdo.


As chuvas de ontem ultrapassaram o limite prudencial de 120mm, o que deixou a Defesa Civil e a comunidade em alerta para possíveis alagamentos, deslizamentos e inundações. Os rios apresentaram uma elevação significativa principalmente o Itapocu, que atingiu 3,10m, chegando próximo do limite de 3,50m, mas começou a baixar a partir das 23h. Segundo o geólogo da Defesa Civil, Normando Zita, para nossa segurança, as chuvas que estavam previstas pra essa terça-feira não se confirmaram. O volume de água está sendo baixo o que tira um risco maior.

[jwplayer mediaid="74538"]

Apesar dessa melhora nas condições do tempo, as recomendações da Defesa Civil continuam. Residentes em áreas de risco devem estar atentos a qualquer anormalidade, como inclinação de poste, rachadura de muros e residências ou trinca de terreno, deve ser comunicada à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou aos Bombeiros, 193.

[jwplayer mediaid="74532"]

E devido às chuvas intensas que ocorrem desde domingo, o SAMAE desligou ontem as estações de tratamento de água que abastecem os bairros Águas Claras, Boa Vista, Ilha da Figueira e Rio Molha. Isso ocorreu porque estas estações utilizam água das encostas que são sensíveis às pancadas de chuva. Hoje as estações foram reeligadas e o abastecimento voltou ao normal, exceção no bairro Boa Vista, como explica o assessor de comunicação da SAMAE, Vinicius Schweighofer

[jwplayer mediaid="74534"]

 Os demais bairros da cidade, abastecidos pela Estação de Tratamento de Água, ETA Central e ETA Sul, continuam sendo abastecidos normalmente.

[jwplayer mediaid="74536"]

 

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci

A causa da morte não foi divulgada pela família. 
Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci
Geral

Morre Francisco, pai dos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano

Ele estava internado em um  hospital particular em Goiânia há 14 dias
Morre Francisco, pai dos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano
Geral

Caropreso cobra agilidade na licitação das obras especiais da BR 280 

Recurso administrativo requer alteração de projeto
Caropreso cobra agilidade na licitação das obras especiais da BR 280 
Geral

Portarias do Estado liberam uso de provadores e cursos livres para menores de 14 anos

A autorização para a prova de roupas, acessórios, bijuterias e calçados foi autorizada pela portaria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) 883/2020, publicada na terça-feira (17)
Ver mais de Geral