transito
Clima

Chuvas causam estragos em SC e a previsão é de temporais no final de semana

26 Fev 2016 - 15h10

Os mais afetados foram Pouso Redondo e Braço do Trombudo.


Em Pouso Redondo, choveu 80 milímetros e três comunidades estão ilhadas. Há desbarrancamentos e obstrução nas estradas dos distritos de Aterrado, Corruchel, Serril e São Miguel. Nestas comunidades, o transporte escolar foi suspenso nesta sexta-feira. Em Braço do Trombudo, foram registradas enxurradas que deixaram escolas e estabelecimentos comerciais inundados. Duas casas ficaram destruídas e houve quedas de barreiras. Sete famílias estão desalojadas. A Defesa Civil está fazendo o levantamento dos danos.

Os maiores acumulados de chuva foram registrados em: Atalanta (73mm); Garuva (71mm); Joinville (62mm); Itapoá (56mm); Brusque (48mm); Jaraguá do Sul (48mm); Camboriú (44mm); Brusque (40mm); Corupa (37mm); Ituporanga (36mm); e Rodeio (36mm).

Frente fria causa chuva forte e temporais 

No decorrer do sábado e domingo, 27 e 28, uma frente fria avança por Santa Catarina, provocando pancadas de chuva em todas as regiões. A chuva pode ser forte por alguns momentos e persistente, principalmente nas regiões próximas ao Paraná, onde o acumulado deve chegar a 100mm no domingo.

Além da chuva, há risco de temporais com rajadas fortes de vento e granizo, principalmente no sábado e na madrugada de domingo, à medida que a frente fria avança pelo estado. No domingo, o calor diminui devido à cobertura de nuvens e vento sul.

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.


Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se: o banheiro é o melhor local durante uma tempestade.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Matérias Relacionadas

Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Ver mais de Geral