Séculus
Clima

Chuvas causam estragos em SC e a previsão é de temporais no final de semana

26 Fev 2016 - 15h10

Os mais afetados foram Pouso Redondo e Braço do Trombudo.


Em Pouso Redondo, choveu 80 milímetros e três comunidades estão ilhadas. Há desbarrancamentos e obstrução nas estradas dos distritos de Aterrado, Corruchel, Serril e São Miguel. Nestas comunidades, o transporte escolar foi suspenso nesta sexta-feira. Em Braço do Trombudo, foram registradas enxurradas que deixaram escolas e estabelecimentos comerciais inundados. Duas casas ficaram destruídas e houve quedas de barreiras. Sete famílias estão desalojadas. A Defesa Civil está fazendo o levantamento dos danos.

Os maiores acumulados de chuva foram registrados em: Atalanta (73mm); Garuva (71mm); Joinville (62mm); Itapoá (56mm); Brusque (48mm); Jaraguá do Sul (48mm); Camboriú (44mm); Brusque (40mm); Corupa (37mm); Ituporanga (36mm); e Rodeio (36mm).

Frente fria causa chuva forte e temporais 

No decorrer do sábado e domingo, 27 e 28, uma frente fria avança por Santa Catarina, provocando pancadas de chuva em todas as regiões. A chuva pode ser forte por alguns momentos e persistente, principalmente nas regiões próximas ao Paraná, onde o acumulado deve chegar a 100mm no domingo.

Além da chuva, há risco de temporais com rajadas fortes de vento e granizo, principalmente no sábado e na madrugada de domingo, à medida que a frente fria avança pelo estado. No domingo, o calor diminui devido à cobertura de nuvens e vento sul.

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.


Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se: o banheiro é o melhor local durante uma tempestade.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Prazo para reformas nos cemitérios termina nesta sexta-feira

A data faz parte do calendário de atividades a serem executadas devido ao feriado do Dia de Finados (2 de novembro)
Prazo para reformas nos cemitérios termina nesta sexta-feira
Geral

Dia Internacional do Idoso terá evento no Parque da Inovação

Ao vivo no Diário da Jaraguá desta sexta-feira (22) a presidente do Conselho, Hildegard Bosshamer, e a assessora técnica, Caroline Bittencourt, comentaram sobre a ação
Dia Internacional do Idoso terá evento no Parque da Inovação
Geral

Assinada ordem de serviço para construção de um ginásio na EMEF Dorvalino Felippi

Obras devem começar nos próximos dias
Assinada ordem de serviço para construção de um ginásio na EMEF Dorvalino Felippi
Geral

Criação do Complexo Multimodal de Guaramirim é aprovado na Câmara

O objetivo do projeto é a instalação de grandes empreendimentos que terão à disposição aeródromo, linha ferroviária, áreas para a construção de aeroporto de cargas e Porto Seco
Criação do Complexo Multimodal de Guaramirim é aprovado na Câmara
Ver mais de Geral