Geral
Chuva obriga Samae desligar sistemas independentes
O motivo é alta turbidez da água que chega às captações destes sistemas.
A chuva intensa desta sexta-feira (7) obrigou o Samae de Jaraguá do Sul a desligar os dois principais sistemas independentes de captação e tratamento de água existentes no município. Os SIs do Boa Vista e do Rio Molha, que são responsáveis pela distribuição de água aos moradores dos bairros Boa Vista, Rio Molha, Barra do Rio Molha e parte da Vila Nova. O motivo é alta turbidez da água que chega às captações destes sistemas.
O presidente do Samae, Ademir Izidoro, lamenta a situação e reforça que em breve, os quatro sistemas independentes (Krause, Molha, Águas Claras e Boa Vista), poderão ser desativados, com a entrada em operação dos novos sistemas de abastecimento destas regiões. “Estamos investindo mais de R$ 23 milhões em melhoras no abastecimento de água e boa parte deste valor é na implantação de redes, reservatórios e estações de recalque para acabarmos com este problema nos bairros Rio Molha, Boa Vista, Águas Claras, Barra do Rio Molha, Vila Nova e Ilha da Figueira, onde temos moradores que são atendidos pelos sistemas independentes”, ressalta.
Durante o período da tarde, as equipes do Samae ainda monitoravam os pontos de captação para retomar o tratamento assim que as condições da água permitissem. “Os SIs são estações onde captamos e tratamos água dos morros, e que, dependendo das condições climáticas, somos obrigados a desligar. É o caso desta semana, onde a água chega com muita turbidez, comprometendo o tratamento e consequente distribuição”, explica Izidoro.
A expectativa do presidente do Samae é que até abril os novos sistemas estejam em operação, dando mais segurança na distribuição de água tratada aos moradores.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!