Clima

Chuva já chega a quase o esperado para todo o mês de junho em Jaraguá do Sul e região

05 Jun 2012 - 12h09

A chuva acumulou 139 milímetros de água no solo entre as zero e às 20h desta segunda-feira (4), em Jaraguá do Sul. O nível dos rios chegou aos três metros acima do normal até este mesmo horário, em locais como o Rio Cerro, na estação Malwee, que marcou 3,10 metros às 20h.


A localidade da Tifa dos Húngaros ficou isolada às 18h40, por causa da água que invadiu a pista, formando uma lagoa no meio da rua de acesso à localidade.

No mesmo horário, os bombeiros de Jaraguá do Sul foram acionados para isolar o acesso de pedestres sobre a Ponte do Trabalhador, entre os bairros Figueira e Vila Lalau. Uma tubulação se rompeu embaixo da cabeceira e a força da água fez se deslocar uma parte da proteção lateral da ponte.

Em várias regiões, o acumulado de água superou os 120 milímetros, medida de alerta máximo para a Defesa Civil. Ao mesmo tempo, a recomendação da Defesa Civil era que moradores situados em áreas alagáveis levantassem seus pertences. Residentes em áreas de risco se alojassem em casa de parentes ou amigos. Qualquer anormalidade, como inclinação de poste, rachadura de muros e residências ou trinca de terreno, deve ser comunicada à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou aos Bombeiros, 193.



Algumas instituições de ensino suspenderam as aulas na noite de ontem por causa da chuva. A CatólicaSC, por exemplo, atendeu à orientação da Defesa Civil e suspendeu as aulas na noite de ontem. O mesmo aconteceu com o Instituto Federal - campus Geraldo Werninghaus. Nesta manhã o repórter Jotha Santos conversou, ao vivo durante o Jornal da Jaraguára, com o secretário municipal de Jaraguá do Sul, Silvio Celeste, para saber como será o dia para as escolas municipais.


[jwplayer mediaid="74569"]

Durante o Jornal da Jaraguá o repórter Dias Gomes percorreu as principais ruas da cidade.

[jwplayer mediaid="74565"]

Em Corupá, houve alagamentos em alguns pontos da cidade, no fim da tarde de ontem, como na Vila Isabel, Pedra de Amolar e Poço D'anta. Houve ainda uma queda de barreira na BR 280, e um resgate de estudantes em um ônibus que parou no meio de um alagamento. Ninguém se feriu, conforme explica o bombeiro Carlos.

[jwplayer mediaid="74567"]

Em Guaramirim, até as 20h de ontem, bombeiros e Defesa Civil não haviam registrado nenhuma ocorrência. No entanto, a preocupação aumentava por conta do nível dos rios que abastecem o Itapocu, que não baixavam.


Em Massaranduba, a situação também era considerada dentro do controle até às 20h.

A partir desta quarta-feira, chega o frio extremo ao Sul do Brasil, segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho do Prado. O período mais rio começará no fim da noite de quarta-feira e se estende até o amanhecer de sábado. Há previsão de formação de gelo em trechos das rodovias altas do RS, SC e Sul do PR entre o fim da noite de quarta ao amanhecer de sábado. Maior risco de gelo na pista na região de São Joaquim-SC até Vacaria-RS. Nos locais mais frios, baixadas e vales, destas áreas, há potencial de temperaturas mínimas entre -8/-13 em SC e RS. Em termos de chuva, ainda tem risco de chuva moderada a forte no nordeste de SC, maior nas áreas próximas ao PR. A geada, no topo da serra, poderá ser tão intensa a ponto de queimar as pastagens cultivadas, prejudicando ainda mais a pecuária.

 

 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Lez a Lez lança acessório fashionista com toda renda revertida para ONGs de apoio à causa animal

A iniciativa surgiu como uma forma de colaborar com as instituições que enfrentam ainda mais dificuldades em manter o trabalho de resgate e acolhimento a pets abandonados
Lez a Lez lança acessório fashionista com toda renda revertida para ONGs de apoio à causa animal
Geral

Comunicador Fred Ulrich morre aos 71 anos

Por mais de 15 anos, ele comandou o programa Deutsche Music na Rádio Jaraguá levando o melhor da música e cultura germânica
Comunicador Fred Ulrich morre aos 71 anos
Geral

Equipe técnica faz mapeamento das nascentes em Jaraguá

Técnicos de empresa contratada pela Prefeitura precisam entrar nas propriedades particulares para cadastrar as nascentes. Secretário pede a colaboração dos proprietários pela importância do levantamento
Equipe técnica faz mapeamento das nascentes em Jaraguá
Geral

Leão baio invade propriedade e assusta moradores em Ituporanga

O animal invadiu um terreno no bairro Cerro Negro e não conseguiu mais sair. Segundo informações dos bombeiros, no local haviam alguns pavões
Leão baio invade propriedade e assusta moradores em Ituporanga
Ver mais de Geral