Prejuízos

Chuva e vento causam prejuízos na microrregião

18 Fev 2013 - 18h02

 

Cerca de 25 homens e seis viaturas da Defesa Civil e dos Bombeiros de Voluntários de Jaraguá do Sul foram mobilizados para atender as 43 ocorrências registradas em 14 bairros do município durante o forte temporal que atingiu o município no final da tarde deste domingo. Os mais atingidos foram o Ana Paula, Tifa Martins, Chico de Paulo, Jaraguá 99, Santa Luzia e Três Rios do Norte. A maior parte das chamadas eram relacionadas a alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e barreira, além de alagamento.


Em toda cidade, sete famílias ficaram desalojadas sendo que duas delas que moravam nos bairros Barra do Rio Cerro (comunidade Ouro Verde) e na Tifa Martins, precisam ser retiradas às pressas devido iminência de deslizamentos. Conforme destaca Maicon Leandro da Costa, diretor da Defesa Civil de Jaraguá do Sul.

[jwplayer mediaid="64635"]

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas (Cemaden) a precipitação acumulada registrada na estação da Barra do Rio Cerro é de 53,1 mm (mílimetros), chuva concentrada entre às 16 e 19 horas do dia de ontem. Nas últimas 48 horas a mesma estação totalizou 94,8 mm. A previsão meteorológica indica possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite.

[jwplayer mediaid="64621"]

Com base nestes dados, a Defesa Civil mantém o alerta de risco moderado para as próximas 12 horas no município de Jaraguá do Sul.

[jwplayer mediaid="64629"]

Dados do Cemaden indicam atenção especial ás localidades como Ana Paula, Tifa Martins, Jaraguá 99, Três Rios do Norte entre outras áreas de risco mapeadas.

A Secretaria Municipal da Educação suspendeu hoje as aulas Maria Nilda Salai Stahelin, na Tifa Martins devido à danificação do teto em algumas salas de aula, destelhamento da quadra de esportes e queda do muro na escola. O dia de retorno às atividades ainda não está definido, segundo a diretora de ensino fundamental, Marcilene Campregher:

[jwplayer mediaid="64627"]

A diretora de ensino fundamental da secretaria de educação também informa que outras escolas foram atingidas pelo vendaval, porém, com menos estragos:

[jwplayer mediaid="64623"]

O repórter Rodrigo Floriani foi in loco hoje pela manhã ver as condições da escola Nilda Salai Stahelin e conversou com a diretora Carla Maria Deretti:

[jwplayer mediaid="64631"]

Em Schroeder o vendaval deste domingo provocou a queda de árvores em várias ruas da cidade. Em alguns locais o trânsito teve que ser interrompido, como destaca o secretário de obras, Rudibert Tank:

[jwplayer mediaid="64625"]

Os casos de destelhamento foram isolados, segundo o secretário:

[jwplayer mediaid="64633"]

Em Guaramirim, a Defesa Civil registrou apenas um caso. Na rua Helena Juncks, no bairro Figueirinha, a tubulação não resistiu a pressão da água, que invadiu uma residência.


Em Corupá, de acordo com informações da Defesa Civil, apesar da chuva torrencial e do vendaval, os estragos foram pequenos. Segundo o coordenador Ernesto Felipe Blunk, faltou energia elétrica em algumas localidades, que já foi reestabelecida e a enxurrada não causou grandes danos. Os registros de casas destelhadas foram poucos, segundo o coordenador da Defesa Civil.

Em Massaranduba, três árvores caíram nas ruas Augusto Lafin, Putanga e localidade da Tifa Vaca Louca. Duas casas foram destelhadas. Uma na rua Butuca e outra em Guarani-mirim. Há informação também de que outras casas sofreram avarias no interior do município.

JOTHA SANTOS

Matérias Relacionadas

Geral

Junho registra mais de 653 mil pedidos de seguro-desemprego

Resultado representa queda de 32% na comparação com maio
Junho registra mais de 653 mil pedidos de seguro-desemprego
Geral

Cientistas criam filtro de ar capaz de destruir Covid em 99%

O filtro, criado por pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, é um tecido feito da espuma de níquel aquecida a 200°C por eletricidade
Cientistas criam filtro de ar capaz de destruir Covid em 99%
Jaraguá do Sul

APAE completa 47 anos em Jaraguá do Sul com o desafio de continuar sendo referência

Por causa do isolamento social a comemoração desse momento importante, será apenas através de postagens nas redes sociais pela internet e em grupos de aplicativos com familiares e usuários
APAE completa 47 anos em Jaraguá do Sul com o desafio de continuar sendo referência
Geral

Receita alerta para retorno de obrigações adiadas na pandemia

Receita alerta para retorno de obrigações adiadas na pandemia
Ver mais de Geral