transito
Prejuízos

Chuva e vento causam prejuízos na microrregião

18 Fev 2013 - 18h02

 

Cerca de 25 homens e seis viaturas da Defesa Civil e dos Bombeiros de Voluntários de Jaraguá do Sul foram mobilizados para atender as 43 ocorrências registradas em 14 bairros do município durante o forte temporal que atingiu o município no final da tarde deste domingo. Os mais atingidos foram o Ana Paula, Tifa Martins, Chico de Paulo, Jaraguá 99, Santa Luzia e Três Rios do Norte. A maior parte das chamadas eram relacionadas a alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e barreira, além de alagamento.


Em toda cidade, sete famílias ficaram desalojadas sendo que duas delas que moravam nos bairros Barra do Rio Cerro (comunidade Ouro Verde) e na Tifa Martins, precisam ser retiradas às pressas devido iminência de deslizamentos. Conforme destaca Maicon Leandro da Costa, diretor da Defesa Civil de Jaraguá do Sul.

[jwplayer mediaid="64635"]

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas (Cemaden) a precipitação acumulada registrada na estação da Barra do Rio Cerro é de 53,1 mm (mílimetros), chuva concentrada entre às 16 e 19 horas do dia de ontem. Nas últimas 48 horas a mesma estação totalizou 94,8 mm. A previsão meteorológica indica possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite.

[jwplayer mediaid="64621"]

Com base nestes dados, a Defesa Civil mantém o alerta de risco moderado para as próximas 12 horas no município de Jaraguá do Sul.

[jwplayer mediaid="64629"]

Dados do Cemaden indicam atenção especial ás localidades como Ana Paula, Tifa Martins, Jaraguá 99, Três Rios do Norte entre outras áreas de risco mapeadas.

A Secretaria Municipal da Educação suspendeu hoje as aulas Maria Nilda Salai Stahelin, na Tifa Martins devido à danificação do teto em algumas salas de aula, destelhamento da quadra de esportes e queda do muro na escola. O dia de retorno às atividades ainda não está definido, segundo a diretora de ensino fundamental, Marcilene Campregher:

[jwplayer mediaid="64627"]

A diretora de ensino fundamental da secretaria de educação também informa que outras escolas foram atingidas pelo vendaval, porém, com menos estragos:

[jwplayer mediaid="64623"]

O repórter Rodrigo Floriani foi in loco hoje pela manhã ver as condições da escola Nilda Salai Stahelin e conversou com a diretora Carla Maria Deretti:

[jwplayer mediaid="64631"]

Em Schroeder o vendaval deste domingo provocou a queda de árvores em várias ruas da cidade. Em alguns locais o trânsito teve que ser interrompido, como destaca o secretário de obras, Rudibert Tank:

[jwplayer mediaid="64625"]

Os casos de destelhamento foram isolados, segundo o secretário:

[jwplayer mediaid="64633"]

Em Guaramirim, a Defesa Civil registrou apenas um caso. Na rua Helena Juncks, no bairro Figueirinha, a tubulação não resistiu a pressão da água, que invadiu uma residência.


Em Corupá, de acordo com informações da Defesa Civil, apesar da chuva torrencial e do vendaval, os estragos foram pequenos. Segundo o coordenador Ernesto Felipe Blunk, faltou energia elétrica em algumas localidades, que já foi reestabelecida e a enxurrada não causou grandes danos. Os registros de casas destelhadas foram poucos, segundo o coordenador da Defesa Civil.

Em Massaranduba, três árvores caíram nas ruas Augusto Lafin, Putanga e localidade da Tifa Vaca Louca. Duas casas foram destelhadas. Uma na rua Butuca e outra em Guarani-mirim. Há informação também de que outras casas sofreram avarias no interior do município.

JOTHA SANTOS

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral