dengue 2
Clima

Chuva e temperatura acima da média em SC

04 Nov 2015 - 12h50

Fim de primavera e início do verão: 22/12 às 01h48min


Previsão de chuva acima da média para o trimestre em SC. Novembro será o mês com maior contribuição de valores significativos de chuva no Estado, seguindo o padrão observado nos últimos meses de dias nublados com chuva frequente e alguns episódios de extremos de precipitação, devido ao transporte de umidade para a região Sul do Brasil.

Para os meses de dezembro e janeiro, a previsão é mais otimista com diminuição gradativa da chuva e períodos mais prolongados de sol. A chuva passa a ocorrer em forma de pancadas, mais concentradas no período da tarde e noite, associadas ao aquecimento do dia, característica de verão.

Como já foi dito nos últimos meses, o El Niño tem maior influência no Sul do Brasil na primavera, favorecendo aumento da chuva e tempestades severas. No verão, a influência do El Niño diminui.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em novembro, o volume de chuva mensal diminui em relação aos meses de setembro e outubro, com a média mensal de 130 a 180 mm no Estado. Em dezembro e janeiro, a média mensal varia de 140 a 240 mm e a chuva normalmente fica mais frequente a partir da segunda quinzena de dezembro. Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados a passagens de frentes frias pelo Litoral Sul do Brasil e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, especialmente no Oeste e Meio Oeste, mais frequentes em anos de El Niño. E também pelo processo convectivo (chuvas de verão).

Em relação à temperatura a previsão é temperatura acima da média climatológica, no trimestre, especialmente nos meses de dezembro e janeiro.

O monitoramento das condições oceânicas indica a persistência de anomalias positivas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, com valores pontuais de 4,0°C e até 5,0ºC como mostram as Figuras 1 e 2. O consenso dos modelos de previsão climática indica a continuação do fenômeno El Niño moderado, evoluindo para forte em dezembro. O El Niño segue no verão de 2016, mas com diminuição gradativa. Segundo estudos científicos, a maior influência do El Niño ocorre na primavera do ano em que o fenômeno começa (2015) e no outono do ano seguinte (2016), se houver continuidade do fenômeno.


Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em setembro de 2015


Anomalia da TSM no oceano Atlântico e Pacifico entre 18 a 24/10/2015.

Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz (Meteorologista)

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
Ver mais de Geral