Eleições
Chiodini vence disputa em Guaramirim
A diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi de 215 votos. Com 10.957 (48,17%), quem assume a Prefeitura a partir de 2017 é Luiz Antonio Chiodini (PP), tendo como vice-prefeito, Osvaldo Devigili (DEM).
Nilson Bylaardt (PMDB) ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de Guaramirim. Ele obteve 10.742 votos, totalizando 47,23%. Maria Lucia (PSC) ficou na terceira posição com 1.046 votos ou 4,60% dos votos.
Dos 28.467 eleitores aptos a votarem, 4.033 não compareceram às urnas. Totalizando 14,17% de abstenção. A cidade teve 1.106 (4,53%) votos nulos e 583 (2,39%) votos brancos.
Ex-vice-prefeito de Guaramirim, Luis Antônio Chiodini, 43 anos, tem grande experiência na vida pública. Já foi secretário de Esporte, vereador mais votado na história do município e vice-prefeito. Com mestrado em Gestão Pública atualmente leciona para cursos de pós-graduação em toda região Norte, além de ser funcionário público de carreira e despontar como empresário no ramo de e-learning.
Logo após o anúncio da vitória, Chiodini concedeu uma entrevista ao vivo à Rádio Jaraguá e destacou a necessidade de união dos municípios para o fortalecimento e desenvolvimento da microrregião. “A partir de agora é colocar o ‘pé no chão’ e fazer uma grande parceria. Fazer gestões participativas entre os municípios, independente dos partidos, para procurar o bem estar dos nossos cidadãos”, destacou Chiodini. Ele destacou também a necessidade de parcerias dentro do município, com entidades e Associação Comercial, por exemplo.
Na Câmara, a coligação do prefeito eleito conseguiu três cadeiras, duas para o PP e uma para o PSDB. O PSD, partido coligado ao candidato Paulo Veloso que desistiu da disputa na semana passada, conseguiu eleger dois vereadores, Adilso Comim e Ramon da Silva Castro. O PMDB garantiu quatro vagas no Legislativo, tendo o vereador mais votado no munícipio, Hélio Luiz Heineck com 1.103 votos.
A partir de agora, Chiodini vai depender do apoio do PSD para garantir a maioria na Câmara.
Dos vereadores eleitos em 2012 e que buscaram a reeleição em 2016, apenas Lourival Charles Longhi (PMDB) permanece na Câmara. Ele foi o terceiro vereador mais votado com 798 votos.
Vereadores eleitos em Guaramirim
Hélio Luiz Heineck (PMDB) 1.103 votos.
Carlos Ernesto Friedeman (PP) 841 votos
Lourival Charles Loghi (PMDB) 798 Votos
Osni Bylaardt (PMDB) 779 votos
Lizeu Wisotscki (PMDB) 748 votos
Gerson Izidio Peixer (PSDB) 746 votos
Adilso Comim (PSD) 728 votos
Romeu Butschardt Junior (PP) 725 votos
Ramon da Silva Castro (PSD) 452 votos