Geral

Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá

A solenidade homenageou, com entrega de placas e flores, pessoas que integram a campanha de aniversário "Jaraguá do Sul, uma história inesquecível", instituições e profissionais dedicados à saúde e combate ao Coronavírus

25 Jul 2021 - 09h01Por Janici Demetrio
Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá  - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

Parte integrante da programação dos 145 anos de Jaraguá do Sul – comemorados neste domingo (25) – o Cerimonial Especial de Aniversário, ocorreu neste sábado (24), no Grande Teatro da Scar e contou com a presença de autoridades, representantes de entidades, homenageados da noite e seus convidados.

A  Administração Municipal homenageia, tradicionalmente, pessoas e entidades que fizeram e fazem a diferença na história e cultura de Jaraguá. Neste ano, por conta dos protocolos e restrições sanitárias em função da covid-19, o evento não foi aberto ao público, mas chegou à população por meio de transmissão on-line, ao vivo, pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura e da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer.

A solenidade homenageou, com entrega de placas e flores, pessoas que integram a campanha de aniversário “Jaraguá do Sul, uma história inesquecível”, instituições e profissionais dedicados à saúde e combate ao Coronavírus: Hospital Jaraguá, Hospital São José, Enfermeira Elvira Beier, Associação Médica de Jaraguá do Sul e Comitê Extraordinário de Combate ao Coronavírus de Jaraguá do Sul.

Em seu discurso o prefeito, Antídio Aleixo Lunelli, reforçou a importância da homenagem e citou que todos são voluntários que estão deixando sua marca na história de Jaraguá do Sul em um momento difícil imposto pela pandemia. Lunelli agradeceu o esforço e comprometimento dos servidores e profissionais da saúde dos hospitais e sua equipe.

“Sei que nesse um ano e quatro meses vocês tiveram que abdicar de muita coisa para cuidar do próximo”, pontuou.

O prefeito de Jaraguá do Sul disse que pensava em poder comemorar os 145 em meio à comunidade, abraçando as pessoas, apertando mãos, mas frisou que ainda não é o momento.

“Sou um homem de muita fé e acredito que estamos perto disso. Me alegro de ver que estamos avançando. A vacinação está acelerada. E com ela, nasce a esperança de um futuro mais leve e livre”.

A presidente do Comitê Extraordinário de Combate à Covid, Emanuela Wolff, discursou em nome dos integrantes do grupo. Ela lembrou do início dos trabalhos do Comitê, criado em março de 2020. Ressaltou a união de pessoas e entidades, fundamental, para o enfrentamento à pandemia.

“Provamos que juntos somos mais fortes. Montamos estruturas, fizemos investimentos que ficarão de legado e nos pautamos pelo respeito a nossa comunidade”, pontuou.

Emanuela agradeceu a cada integrante do Comitê e frisou que todo o trabalho desenvolvido tem como foco a coletividade.

“Tudo o que foi possível, o que esteve ao nosso alcance, nós fizemos”, destacou.


A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, também citou as dificuldades impostas pela pandemia e enalteceu o trabalho dos profissionais de saúde e da área da cultura.

“Tudo o que vivenciamos neste último um ano e oito meses, nos fortaleceu, nos sensibilizou, nos fez mudar hábitos. Foi por este e por outros tantos motivos que neste ano, no Cerimonial de Aniversário do Município, decidimos homenagear as instituições e profissionais da saúde que tanto fizeram e ainda estão fazendo em prol da vida dos jaraguaenses”.

O presidente da Associação Médica de Jaraguá do Sul, Rodrigo Ferreira de Souza, falou em nome dos demais homenageados. Citou o empenho do município no combate à pandemia e afirmou que todos continuarão, trabalhando para salvar vidas.

O deputado estadual, Vicente Caropreso, parabenizou os homenageados da noite e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido ao longo da pandemia.

O Deputado federal, Carlos Chiodini, falou sobre o orgulho que sente por Jaraguá do Sul. Disse que a soma de tantas qualidades, da superação de diferentes desafios formou a história do município.

Após as falas, teve o tradicional "parabéns" cantado pelos que estavam presentes no Teatro, corte do bolo de aniversário e apresentação da Orquestra Jovem da Scar.

O bolo de aniversário foi doado pelo Núcleo de Panificação e Confeitaria da ACIJS. Já a apresentação musical, reuniu 30 estudantes de música de Jaraguá do Sul e região em uma só orquestra, ganhando experiência ao mesmo tempo em que levam sua arte para a comunidade. Confira aqui o histórico dos homenageados. 

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros e SAMU atendem vítima de Parada Cardiorrespiratória na Ilha da Figueira 

Homem de 54 anos se recupera de um infarto sofrido no último dia 9
Bombeiros e SAMU atendem vítima de Parada Cardiorrespiratória na Ilha da Figueira 
Política

Morre ex-vereador de Guaramirim, Alcibaldo Pereira Germann

Alcibaldo foi também secretário municipal
Morre ex-vereador de Guaramirim, Alcibaldo Pereira Germann
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Menina que morreu ao cair sobre vaso sanitário era moradora de Guaramirim

A criança caiu ao tentar trocar a temperatura do chuveiro
Menina que morreu ao cair sobre vaso sanitário era moradora de Guaramirim
Ver mais de Geral