Caraguá
Geral

Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá

A solenidade homenageou, com entrega de placas e flores, pessoas que integram a campanha de aniversário "Jaraguá do Sul, uma história inesquecível", instituições e profissionais dedicados à saúde e combate ao Coronavírus

25 Jul 2021 - 09h01Por Janici Demetrio
Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá  - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

Parte integrante da programação dos 145 anos de Jaraguá do Sul – comemorados neste domingo (25) – o Cerimonial Especial de Aniversário, ocorreu neste sábado (24), no Grande Teatro da Scar e contou com a presença de autoridades, representantes de entidades, homenageados da noite e seus convidados.

A  Administração Municipal homenageia, tradicionalmente, pessoas e entidades que fizeram e fazem a diferença na história e cultura de Jaraguá. Neste ano, por conta dos protocolos e restrições sanitárias em função da covid-19, o evento não foi aberto ao público, mas chegou à população por meio de transmissão on-line, ao vivo, pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura e da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer.

A solenidade homenageou, com entrega de placas e flores, pessoas que integram a campanha de aniversário “Jaraguá do Sul, uma história inesquecível”, instituições e profissionais dedicados à saúde e combate ao Coronavírus: Hospital Jaraguá, Hospital São José, Enfermeira Elvira Beier, Associação Médica de Jaraguá do Sul e Comitê Extraordinário de Combate ao Coronavírus de Jaraguá do Sul.

Em seu discurso o prefeito, Antídio Aleixo Lunelli, reforçou a importância da homenagem e citou que todos são voluntários que estão deixando sua marca na história de Jaraguá do Sul em um momento difícil imposto pela pandemia. Lunelli agradeceu o esforço e comprometimento dos servidores e profissionais da saúde dos hospitais e sua equipe.

“Sei que nesse um ano e quatro meses vocês tiveram que abdicar de muita coisa para cuidar do próximo”, pontuou.

O prefeito de Jaraguá do Sul disse que pensava em poder comemorar os 145 em meio à comunidade, abraçando as pessoas, apertando mãos, mas frisou que ainda não é o momento.

“Sou um homem de muita fé e acredito que estamos perto disso. Me alegro de ver que estamos avançando. A vacinação está acelerada. E com ela, nasce a esperança de um futuro mais leve e livre”.

A presidente do Comitê Extraordinário de Combate à Covid, Emanuela Wolff, discursou em nome dos integrantes do grupo. Ela lembrou do início dos trabalhos do Comitê, criado em março de 2020. Ressaltou a união de pessoas e entidades, fundamental, para o enfrentamento à pandemia.

“Provamos que juntos somos mais fortes. Montamos estruturas, fizemos investimentos que ficarão de legado e nos pautamos pelo respeito a nossa comunidade”, pontuou.

Emanuela agradeceu a cada integrante do Comitê e frisou que todo o trabalho desenvolvido tem como foco a coletividade.

“Tudo o que foi possível, o que esteve ao nosso alcance, nós fizemos”, destacou.


A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, também citou as dificuldades impostas pela pandemia e enalteceu o trabalho dos profissionais de saúde e da área da cultura.

“Tudo o que vivenciamos neste último um ano e oito meses, nos fortaleceu, nos sensibilizou, nos fez mudar hábitos. Foi por este e por outros tantos motivos que neste ano, no Cerimonial de Aniversário do Município, decidimos homenagear as instituições e profissionais da saúde que tanto fizeram e ainda estão fazendo em prol da vida dos jaraguaenses”.

O presidente da Associação Médica de Jaraguá do Sul, Rodrigo Ferreira de Souza, falou em nome dos demais homenageados. Citou o empenho do município no combate à pandemia e afirmou que todos continuarão, trabalhando para salvar vidas.

O deputado estadual, Vicente Caropreso, parabenizou os homenageados da noite e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido ao longo da pandemia.

O Deputado federal, Carlos Chiodini, falou sobre o orgulho que sente por Jaraguá do Sul. Disse que a soma de tantas qualidades, da superação de diferentes desafios formou a história do município.

Após as falas, teve o tradicional "parabéns" cantado pelos que estavam presentes no Teatro, corte do bolo de aniversário e apresentação da Orquestra Jovem da Scar.

O bolo de aniversário foi doado pelo Núcleo de Panificação e Confeitaria da ACIJS. Já a apresentação musical, reuniu 30 estudantes de música de Jaraguá do Sul e região em uma só orquestra, ganhando experiência ao mesmo tempo em que levam sua arte para a comunidade. Confira aqui o histórico dos homenageados. 

Matérias Relacionadas

Geral

Jaraguá já conta com nova prestadora de limpeza urbana

Nesta semana, funcionários da empresa já promoveram a limpeza de algumas localidades do Município com o bairro Nereu Ramos.
Jaraguá já conta com nova prestadora de limpeza urbana
Geral

Jaraguá em Dança conta com noite de abertura para os coreógrafos

Evento desta noite, destinado para os coreógrafos, conta com apresentação especial. Os ingressos para o público serão distribuídos na bilheteria da Scar, dois dias antes de cada sessão
Jaraguá em Dança conta com noite de abertura para os coreógrafos
Geral

Jaraguá do Sul é destaque nacional novamente

Regime Próprio de Previdência Social do município é um dos 15 com melhor indicador de avaliação do País
Jaraguá do Sul é destaque nacional novamente
Geral

Campanha 'Meu Fort dá Sorte' finaliza com mais de 14,5 milhões de cupons gerados e quase meio milhão

Ação promocional foi alusiva ao aniversário do Fort Atacadista e sorteou 22 automóveis
Campanha 'Meu Fort dá Sorte' finaliza com mais de 14,5 milhões de cupons gerados e quase meio milhão
Ver mais de Geral