transito
Geral

Cerimonial do aniversário de Jaraguá terá transmissão no sábado

Evento acontece no dia 24, às 18 horas e vai destacar pessoas e entidades que fizeram a diferença na saúde de Jaraguá do Sul. Acompanhe pelo Youtube e Facebook da Prefeitura de Jaraguá do Sul

23 Jul 2021 - 08h37Por Janici Demetrio
Cerimonial do aniversário de Jaraguá terá transmissão no sábado - Crédito: Divulgação/Scar Crédito: Divulgação/Scar

A Administração Municipal de Jaraguá do Sul, já é tradição, homenageia pessoas e entidades que fizeram a diferença na história e cultura de Jaraguá. Neste ano em que se comemoram os 145 anos do município - e ainda uma leve melhora nos números da pandemia - Jaraguá do Sul vai homenagear pessoas e organizações que sempre colaboraram e trabalharam pela saúde da comunidade. O Cerimonial Especial de Aniversário acontece neste sábado, dia 24, a partir das 18 horas, no Grande Teatro da Scar. Todos os jaraguaenses estão convidados a participar do evento de forma on-line. Basta acessar o Youtube da Prefeitura de Jaraguá do Sul ou o Facebook. 

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Petry, ressalta a união entre o poder público, empresários, entidades que prestam serviços voluntários, população como chave para o êxito da cidade.

"O povo de Jaraguá do Sul traz em seu DNA a união, o associativismo, o voluntariado, a fé em Deus, a competência técnica e científica, a solidariedade e o amor ao próximo. Existe uma sinergia entre o Poder Público, empresários, entidades que prestam serviços voluntários e a população. Essas características vieram à tona nesse momento de enfrentamento à maior crise que a humanidade viveu nos últimos tempos. A pandemia nos mostrou a importância de termos cultivado esses valores, desde a nossa colonização. Por isso, estamos homenageando algumas pessoas e entidades que representam o povo de Jaraguá do Sul”, destaca Natália.

O diretor de Cultura, Sidnei Lopes, enfatiza que a comunidade de Jaraguá sempre se mobilizou muito em prol da saúde.

"Empresários, entidades, pessoas físicas investiram tempo e dinheiro nos dois hospitais da cidade, nas políticas públicas de saúde. Graças a esse engajamento estamos conseguindo atender a demanda covid no município. Por isso nada mais justo que escolher alguns representantes para homenagear todos os profissionais que sempre se dedicaram à saúde dos jaraguaenses e, principalmente, nesse último um ano e oito meses de pandemia que estamos enfrentando", lembra Lopes.

1. Hospital e Maternidade Jaraguá 
O Hospital Jaraguá, também conhecido como "Hospital do Morro", começou suas atividades por meio da Comunidade Evangélica Luterana em 1966. De lá pra cá, vem atendendo os jaraguaenses com serviços de saúde de referência, principalmente relacionados à pediatria, ginecologia e obstetrícia. Mais recentemente atende a especialidade cardiovascular. Mas a emergência adulta também é recebida no hospital, por meio de convênio e particular. Lembrando um pouco da história do hospital, vemos o pioneirismo da instituição, que criou em 1994 o primeiro Centro de Imagem da região; e em 1999, a UTI Neonatal e Pediátrica.

2. Hospital e Maternidade São José 
O Hospital São José, na verdade, começou suas atividades onde hoje se encontra o Hospital Jaraguá, no mesmo morro do bairro Czerniewicz, em 1936. Após alguns anos, uma nova sede foi construída, no centro da cidade, sendo inaugurada em 1959. Em 1960 chegaram as Irmãs da Divina Providência para comandar as atividades, permanecendo na administração até 2014, quando a Sociedade Hospitalar São José assumiu a administração do hospital. O Hospital São José é referência SUS na neurocirurgia, ortopedia e traumatologia e oncologia. Também é referência em média complexidade em todas as demais especialidades para o Nordeste catarinense.

Nesse período de pandemia, o Hospital São José cedeu espaço para uma unidade especializada em testes e atendimento para pessoas com suspeita de covid-19, a Unidade de Apoio ao Pronto Socorro (UAPS). Essa unidade já atendeu e realizou testes em milhares de jaraguaenses.

3. Enfermeira Elvira Beier
Dona Elvira foi uma das primeiras enfermeiras de Jaraguá do Sul. Formada pela PUC/PR em Enfermagem, voltou a Jaraguá do Sul para trabalhar na cidade e morar próximo da família. Trabalhou no Hospital São José, no posto de saúde da Vila Lalau, no da Reinoldo Rau, coordenou por 17 anos o setor de Vigilância Epidemiológica de Jaraguá do Sul e atuou no Pama do bairro Czerniewicz.

"Há 35 anos, sabíamos onde tinha nascido um bebê, onde tinha uma pessoa acamada. A cidade ainda era pequena. Na prefeitura não havia um carro para nos levar aos lugares distantes. Então íamos de bicicleta mesmo. Conhecíamos toda a comunidade. Amo meu trabalho. Sempre gostei muito do clima da cidade. Também admiro a tranquilidade e a segurança que temos aqui”.

Elvira tem 73 anos, mora na Vila Baependi e é enfermeira há 35 anos.

4. Associação Médica de Jaraguá do Sul
A Associação Médica de Jaraguá do Sul nasceu com o  intuito de proporcionar  o crescimento profissional contínuo e atualizado dos médicos filiados. Por meio de reuniões  de caráter cientifíco e social, tem como  missão , além de defender os interesses da medicina regional e de seus profissionais, orientar a comunidade no esclarecimento das situações  referentes à assistência médica para promoção e recuperação da saúde em Jaraguá do Sul. Atualmente a associação conta com 150 médicos filiados, ativos e atuantes nas diversas especialidades médicas. O médico pediatra dr. Rodrigo Ferreira de Souza é o atual presidente da associação.  

5. Comitê Extraordinário de Combate ao Coronavírus de Jaraguá do Sul 
Fundado em março de 2020, foi e é peça-chave no combate à pandemia no município. No comitê estão reunidas as principais forças, entidades e poderes que organizam, controlam e atendem os casos de coronavírus entre os jaraguaenses. Fazem parte do comitê, entre outros membros, representantes da Prefeitura (Gabinete do Prefeito, Secretaria de Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Administração e Procuradoria do Município), Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Câmara de Vereadores, Acijs, CDL e  Associação Médica de Jaraguá do Sul. O Comitê Covid atualmente é presidido pela chefe de Gabinete Emanuela Wolff e realiza reuniões diárias para avaliar os números e índices da covid no município. Sempre que necessário, faz reuniões extraordinárias para que as decisões sejam certas e de comum acordo com todos os representantes.


145 anos de uma História Inesquecível

Outras três pessoas serão homenageadas no cerimonial de sábado. São três representantes da cidade, que foram convidadas pela Prefeitura de Jaraguá do Sul a participar da campanha publicitária de aniversário da cidade, "Jaraguá, uma História Inesquecível". São elas:

1. Laura Beatriz Martins, estudante, 11 anos. Representando a diversidade étnica de Jaraguá do Sul, com imigrantes europeus e africanos e, também, vindos de outros estados brasileiros. Ela também representa o futuro da cidade, que são as crianças e os adolescentes.

2. Yara Fischer Springmann, co-fundadora da Scar, 86 anos. Representando o apoio à cultura em Jaraguá do Sul. Filha de fundadores da Scar, Yara e seu falecido esposo, dr. Fernando Springmann, sempre fomentaram a cultura, a música, a arte em nossa querida cidade. E Yara ainda se faz presente no incentivo à cultura. Seus pais, Adélia Fischer e Francisco Fernando Fischer, assinaram o primeiro estatuto da Sociedade Cultura Artística (Scar), junto com outros membros.

3. Scheila Katcharowski de Lima, vacinadora, 44 anos. Representando a esperança contra o coronavírus. Como vacinadora, Sheila trabalha incansavelmente na unidade do Centro e na Central de Vacinação do Parque Municipal de Eventos. Vacina centenas de pessoas todos os dias. Ela representa, também, todos os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente contra a covid-19, e ainda os servidores públicos, que prestam serviços essenciais aos jaraguaenses, especialmente nesse momento em que as atenções estão voltadas para esses serviços.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral