Geral

Cerca de 400 cigarros eletrônicos são apreendidos em Jaraguá do Sul

Os principais riscos do consumo do cigarro eletrônico são o surgimento de câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, como infarto, morte súbita e hipertensão arterial

15 Jun 2024 - 17h40Por Janici Demetrio
Cerca de 400 cigarros eletrônicos são apreendidos em Jaraguá do Sul -

A Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul atuou na noite dessa quinta-feira (13), apreendendo cerca de 400 dispositivos eletrônicos para fumar, que estavam sendo vendidos ilegalmente.

Conforme a gerente de Vigilância Sanitária, Nilceane Junckes, a apreensão de cigarros eletrônicos contribui para a segurança pública e a saúde, combatendo o contrabando e protegendo a população dos riscos desses produtos.

“A tendência é que ocorra redução nos atendimentos a adolescentes e jovens que fazem o uso destes dispositivos que geram danos pulmonares e que viciam tanto quanto o cigarro”, explica.

Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) são também conhecidos como cigarros eletrônicos, vaper, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar, heat not burn (tabaco aquecido), entre outros. A Resolução n° 855/2024 da Anvisa, além de proibir a comercialização, importação, o armazenamento, o transporte e a propaganda dos DEF, reforça a proibição de seu uso em recintos coletivos fechados, público ou privado. Recentemente o regulamento referente aos dispositivos eletrônicos para fumar foi atualizado e foi mantida a proibição, já vigente desde 2009.

Os principais riscos do consumo do cigarro eletrônico são o surgimento de câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, como infarto, morte súbita e hipertensão arterial. Segundo a Associação Médica Brasileira (AMB), um único vape equivale a um maço com 20 cigarros. É proibido o uso dos dispositivos (VAPE) em ambiente coletivo fechado, o estabelecimento está passível de infração sanitária por permitir o uso.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.bra

Matérias Relacionadas

Geral

Tempo instável em Santa Catarina continua e volumes de chuva ficam abaixo do esperado

Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil, entre os planaltos e o Litoral catarinense, as chuvas seguem persistentes e, por vezes, intensas neste domingo (14)
Tempo instável em Santa Catarina continua e volumes de chuva ficam abaixo do esperado
Geral

Mega-Sena acumula pela terceira vez e prêmio chega a R$ 21 milhões

Números sorteados foram 19, 32, 43, 46, 50 e 52
Mega-Sena acumula pela terceira vez e prêmio chega a R$ 21 milhões
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

País tem 300,8 mil pessoas em situação de rua, mais de 80 mil em SP

Maioria é negra, do sexo masculino e tem entre 18 e 59 anos
País tem 300,8 mil pessoas em situação de rua, mais de 80 mil em SP
Ver mais de Geral