Promoção - MEU PAI É
Geral

Centros da Udesc recebem visita de comissão de Avaliação Institucional Externa durante toda a semana

05 Dez 2012 - 19h13

Teve início na segunda-feira, 3, e segue até a sexta-feira, 7 de dezembro, a Avaliação Institucional Externa  da Universidade do Estado de Santa Catarina. Na Udesc uma comissão instituída pelo  Conselho Estadual de Educação é a responsável pela avaliação, que acontece de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), em 8 centros da universidade.


A comissão formada por Dilvo Ilvo Ristoff e Alexandre Marino Costa, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Dario Oliveira Filho, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) "tem o objetivo de identificar os pontos fortes, as fragilidades e potencialidades para poder melhorar o produto final", conforme explicou Ristoff.

No primeiro dia de avaliação, o grupo que compõe a comissão foi recebido na Reitoria da instituição, num encontro com os gestores no Plenarinho, onde aconteceu uma pequena apresentação da Udesc. No mesmo dia foram visitados o Centro de Educação a Distância (Cead), o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), o Centro de Artes (Ceart) e o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), todos localizados no bairro Itacorubi, na Capital. Além disso, a comissão visitou o Núcleo Extensionista Rondon (NER) e também a Biblioteca Central e a Biblioteca Universitária. Já na terça-feira, 4, a comissão esteve no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville.

Na manhã desta quarta-feira, 5, a comissão esteve no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no bairro Coqueiros, em Florianópolis e na tarde desta quarta, realiza a avaliação no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), na cidade de Laguna.

Na quinta-feira, 6, a comissão se desloca a Lages, onde fará a avaliação no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) durante todo o dia. Já na sexta-feira, 7, a programação prevista acontecerá em Florianópolis, com uma reunião interna da comissão e a finalização do trabalho in loco.

Apenas quatro centros não passarão pela avaliação: o Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), de Chapecó, Palmitos e Pinhalzinho; o Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), de São Bento do Sul; o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi) de Ibirama; e o Centro de Educação da Foz do Itajaí (Cesfi), que fica em Balneário Camboriú.

Durante a visita, estão sendo ouvidos os diretores, chefes de departamento, professores, técnicos e alunos. São destacadas as ações desenvolvidas pela Udesc em várias áreas: ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura, comunicação e relacionamento com a região, onde cada centro está localizado.

Saiba mais

A Avaliação Institucional Externa é uma das etapas da Avaliação Institucional da Udesc que tem por objetivo tornar as atividades da instituição ainda melhores. Segundo a coordenadora de Avaliação Institucional da universidade, Delsi Fries Davok, essa é mais uma etapa do processo de avaliação da Udesc.  "A avaliação tem sua importância como meio de reflexão e aperfeiçoamento de toda atividade humana que se realiza, seja em nível pessoal, profissional ou institucional", afirma a coordenadora.


Após analisar os Relatórios de Autoavaliação Institucional e o Plano 20, disponibilizados pela universidade, a comissão realiza a visita in loco, que é esta visita aos centros da Udesc. Para a avaliação externa são dez dimensões as quais se baseia o processo: identidade institucional; excelência acadêmica; compromisso social; valorização profissional; infraestrutura; planejamento; recursos; avaliação institucional; agilidade; e comunicação.

 

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Jaraguá confirma 15ª morte por covid

De 26 de julho a 1º de agosto, o município confirmou 489 novos casos de coronavírus
Jaraguá confirma 15ª morte por covid
Geral

Programa da CDL Jaraguá do Sul já recolheu mais de 15 toneladas de lixo eletrônico em 2020

Estima-se que apenas de 10% a 40% de todo volume de resíduos eletroeletrônicos são reciclados. O restante acaba em lixões a céu aberto e aterros ou é incinerado
Programa da CDL Jaraguá do Sul já recolheu mais de 15 toneladas de lixo eletrônico em 2020
Geral

CDL Jaraguá do Sul completa 52 anos

Com o objetivo de fomentar as vendas, entre os associados, a CDL Jaraguá do Sul inova a cada ano, em suas campanhas publicitárias, e também realiza sorteios de grandes prêmios em datas comemorativas
CDL Jaraguá do Sul completa 52 anos
Geral

Sicredi doa mais de 64 toneladas de alimentos para famílias da região

Agências do Sicredi se mobilizaram com a comunidade por meio do Dia C e arrecadaram o equivalente 6.450 cestas básicas com alimentos e produtos de higiene e limpeza
Sicredi doa mais de 64 toneladas de alimentos para famílias da região
Ver mais de Geral