Geral
Centros da Udesc recebem visita de comissão de Avaliação Institucional Externa durante toda a semana
Teve início na segunda-feira, 3, e segue até a sexta-feira, 7 de dezembro, a Avaliação Institucional Externa da Universidade do Estado de Santa Catarina. Na Udesc uma comissão instituída pelo Conselho Estadual de Educação é a responsável pela avaliação, que acontece de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), em 8 centros da universidade.
A comissão formada por Dilvo Ilvo Ristoff e Alexandre Marino Costa, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Dario Oliveira Filho, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) "tem o objetivo de identificar os pontos fortes, as fragilidades e potencialidades para poder melhorar o produto final", conforme explicou Ristoff.
No primeiro dia de avaliação, o grupo que compõe a comissão foi recebido na Reitoria da instituição, num encontro com os gestores no Plenarinho, onde aconteceu uma pequena apresentação da Udesc. No mesmo dia foram visitados o Centro de Educação a Distância (Cead), o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), o Centro de Artes (Ceart) e o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), todos localizados no bairro Itacorubi, na Capital. Além disso, a comissão visitou o Núcleo Extensionista Rondon (NER) e também a Biblioteca Central e a Biblioteca Universitária. Já na terça-feira, 4, a comissão esteve no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville.
Na manhã desta quarta-feira, 5, a comissão esteve no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no bairro Coqueiros, em Florianópolis e na tarde desta quarta, realiza a avaliação no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), na cidade de Laguna.
Na quinta-feira, 6, a comissão se desloca a Lages, onde fará a avaliação no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) durante todo o dia. Já na sexta-feira, 7, a programação prevista acontecerá em Florianópolis, com uma reunião interna da comissão e a finalização do trabalho in loco.
Apenas quatro centros não passarão pela avaliação: o Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), de Chapecó, Palmitos e Pinhalzinho; o Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), de São Bento do Sul; o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi) de Ibirama; e o Centro de Educação da Foz do Itajaí (Cesfi), que fica em Balneário Camboriú.
Durante a visita, estão sendo ouvidos os diretores, chefes de departamento, professores, técnicos e alunos. São destacadas as ações desenvolvidas pela Udesc em várias áreas: ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura, comunicação e relacionamento com a região, onde cada centro está localizado.
Saiba mais
A Avaliação Institucional Externa é uma das etapas da Avaliação Institucional da Udesc que tem por objetivo tornar as atividades da instituição ainda melhores. Segundo a coordenadora de Avaliação Institucional da universidade, Delsi Fries Davok, essa é mais uma etapa do processo de avaliação da Udesc. "A avaliação tem sua importância como meio de reflexão e aperfeiçoamento de toda atividade humana que se realiza, seja em nível pessoal, profissional ou institucional", afirma a coordenadora.
Após analisar os Relatórios de Autoavaliação Institucional e o Plano 20, disponibilizados pela universidade, a comissão realiza a visita in loco, que é esta visita aos centros da Udesc. Para a avaliação externa são dez dimensões as quais se baseia o processo: identidade institucional; excelência acadêmica; compromisso social; valorização profissional; infraestrutura; planejamento; recursos; avaliação institucional; agilidade; e comunicação.
Matérias Relacionadas
Geral
Primeira casa enxaimel de Jaraguá do Sul será tombada como patrimônio histórico
Também foi aprovado a retirada do imóvel do local e será colocada em outro terreno

Geral
Cassinos Online e a Cultura dos Torneios: Como Competir e Ganhar Grandes Prêmios
Entre as diversas modalidades disponÃveis, os torneios têm ganhado destaque como uma das experiências mais empolgantes e competitivas.

Geral
[FOTOS] Corupá contabiliza estragos causados por temporal no fim da tarde de domingo (23)
Dados da Defesa Civil, apontam para aproximadamente 40mm de chuva em pouco mais de 20 minutos, com rajadas de ventos de 80 a 90 KM/h.Â
![[FOTOS] Corupá contabiliza estragos causados por temporal no fim da tarde de domingo (23)](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/03/imagem-do-whatsapp-de-2025-03-24-as-112608-adbfbc60.jpg?a=CC&v=002)
Geral
IPTU de Jaraguá do Sul tem data de pagamento prorrogada até o dia 10 de abril
Esta data vale para para pagamentos à vista (com desconto de 10%) ou primeira parcela. Guias já estão disponÃveis para baixar no site da Prefeitura e aplicativo Jaraguá na Mão
