transito
Geral

Centros da Udesc recebem visita de comissão de Avaliação Institucional Externa durante toda a semana

05 Dez 2012 - 19h13

Teve início na segunda-feira, 3, e segue até a sexta-feira, 7 de dezembro, a Avaliação Institucional Externa  da Universidade do Estado de Santa Catarina. Na Udesc uma comissão instituída pelo  Conselho Estadual de Educação é a responsável pela avaliação, que acontece de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), em 8 centros da universidade.


A comissão formada por Dilvo Ilvo Ristoff e Alexandre Marino Costa, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Dario Oliveira Filho, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) "tem o objetivo de identificar os pontos fortes, as fragilidades e potencialidades para poder melhorar o produto final", conforme explicou Ristoff.

No primeiro dia de avaliação, o grupo que compõe a comissão foi recebido na Reitoria da instituição, num encontro com os gestores no Plenarinho, onde aconteceu uma pequena apresentação da Udesc. No mesmo dia foram visitados o Centro de Educação a Distância (Cead), o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), o Centro de Artes (Ceart) e o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), todos localizados no bairro Itacorubi, na Capital. Além disso, a comissão visitou o Núcleo Extensionista Rondon (NER) e também a Biblioteca Central e a Biblioteca Universitária. Já na terça-feira, 4, a comissão esteve no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville.

Na manhã desta quarta-feira, 5, a comissão esteve no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no bairro Coqueiros, em Florianópolis e na tarde desta quarta, realiza a avaliação no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), na cidade de Laguna.

Na quinta-feira, 6, a comissão se desloca a Lages, onde fará a avaliação no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) durante todo o dia. Já na sexta-feira, 7, a programação prevista acontecerá em Florianópolis, com uma reunião interna da comissão e a finalização do trabalho in loco.

Apenas quatro centros não passarão pela avaliação: o Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), de Chapecó, Palmitos e Pinhalzinho; o Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), de São Bento do Sul; o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi) de Ibirama; e o Centro de Educação da Foz do Itajaí (Cesfi), que fica em Balneário Camboriú.

Durante a visita, estão sendo ouvidos os diretores, chefes de departamento, professores, técnicos e alunos. São destacadas as ações desenvolvidas pela Udesc em várias áreas: ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura, comunicação e relacionamento com a região, onde cada centro está localizado.

Saiba mais

A Avaliação Institucional Externa é uma das etapas da Avaliação Institucional da Udesc que tem por objetivo tornar as atividades da instituição ainda melhores. Segundo a coordenadora de Avaliação Institucional da universidade, Delsi Fries Davok, essa é mais uma etapa do processo de avaliação da Udesc.  "A avaliação tem sua importância como meio de reflexão e aperfeiçoamento de toda atividade humana que se realiza, seja em nível pessoal, profissional ou institucional", afirma a coordenadora.


Após analisar os Relatórios de Autoavaliação Institucional e o Plano 20, disponibilizados pela universidade, a comissão realiza a visita in loco, que é esta visita aos centros da Udesc. Para a avaliação externa são dez dimensões as quais se baseia o processo: identidade institucional; excelência acadêmica; compromisso social; valorização profissional; infraestrutura; planejamento; recursos; avaliação institucional; agilidade; e comunicação.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral