Eleições 2016
Centro Empresarial avalia iniciativas para a orientação do eleitor
Na avaliação final do projeto iniciado em julho, que incluiu a apresentação de sugestões da classe empresarial aos candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores, com vistas a uma gestão eficiente nos próximos quatro anos, a sabatinas com os pretendentes da majoritária e a divulgação da página #prachamardemeu que apresentou os concorrentes ao Legislativo, trouxeram bom resultado na opinião de Giuliano Donini.
“Houve uma resposta muito assertiva não só dos candidatos, mas também da comunidade, na medida em que as entidades reafirmaram o compromisso com uma gestão moderna da administração municipal, que seja capaz de estimular a retomada do desenvolvimento do município. E isto passa por uma representação qualificada, que entenda as necessidades de Jaraguá do Sul, com proposições efetivas e que atue de maneira racional no uso de recursos públicos e busque a eficiência na aplicação do que se arrecada pelas empresas e com a participação dos contribuintes”.
Com as sabatinas aos candidatos e a campanha nas redes sociais, assinala Giuliano Donini, o eleitor teve a oportunidade de conhecer ideias e propostas que vão contribuir na hora do voto. Para ele, as entidades - ACIJS, APEVI, CDL e Sindicatos Patronais - cumpriram seu papel de viabilizar um espaço para os candidatos se apresentarem, atuando unicamente na mediação, cabendo às pessoas fazerem o julgamento. As transmissões pela internet (canal do youtube) proporcionaram um alcance ainda maior às sabatinas. O presidente da CDL Marcelo Nasato avalia que as entidades abriram um espaço importante aos candidatos sobre o que a cidade precisa, cabendo a quem for eleito cumprir com os compromissos assumidos.
Na campanha #prachamardemeu, criada pelo Escritório de Cinema e agência CMC para veiculação no Facebook, foram divulgadas mensagens e vídeos com orientações aos eleitores, atribuindo uma participação importante na composição da próxima legislatura. Desde que a página foi criada, mais de 400 mil pessoas visitaram o perfil e os vídeos tiveram cerca de 90 mil visualizações. O mote da campanha também foi apresentado por meio de outdoors, ampliando o alcance na comunidade.
ROGÉRIO TALLINI