dengue 2
Geral

Centro de Convivência de Jaraguá do Sul completa 20 anos neste sábado

Cerca de 50 atividades voltadas aos idosos e às mulheres são desenvolvidas anualmente, envolvendo mais de 1,5 mil participantes

17 Mai 2019 - 06h00Por PMJS

O Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt completa 20 anos neste sábado (18), mas o evento comemorativo organizado pela Secretaria de Assistência Social e Habitação está agendado para o dia 6 de junho. Criado inicialmente como Centro de Convivência da Terceira Idade e instalado no pavilhão C do Parque Municipal de Eventos, o espaço recebeu o atual nome ao ter suas instalações transferidas em 2008 para prédio localizado na Rua Marina Frutuoso, no Centro. Lá funcionou até agosto de 2015, quando retornou para a antiga sede, porém revitalizada, ganhando a companhia do Programa Espaço Mulher.


De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, atualmente mais de 50 atividades são desenvolvidas por ano no Centro de Convivência, envolvendo iniciativas específicas voltadas às mulheres – por meio do Espaço Mulher –, aos idosos, aos grupos de terceira idade e aos clubes de mães. “Mas também realizamos atividades conjuntas entre dois e, às vezes, os quatro grupos, com o intuito de promover a integração entre esses públicos, possibilitando vivenciar experiências que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, acrescenta.


“Para os idosos, especificamente, trabalha-se com o objetivo de oferecer a eles oportunidade para o desenvolvimento de habilidades, ampliar sua rede de relacionamentos, melhorar sua qualidade de vida e proporcionar oportunidade de interação social, diversão e aprendizagem”, explica a secretária, complementando: “Já às mulheres, busca-se despertar nelas o talento e o aprimoramento das competências pessoais, incentivar sua independência e elevar sua autoestima.” Ela destaca que o Centro de Convivência e o Espaço Mulher contam com 20 servidores, entre pessoal administrativo e equipes técnica e de apoio, que atuam na organização e implementação de programas e eventos voltados aos idosos e às mulheres, atendendo cerca de 1,5 mil pessoas anualmente.

Espaço Mulher

A chefe de Proteção Social Básica, Hildegard Boshammer, informa que oito oficinas promovidas pelo Espaço Mulher começaram em abril e encerram no próximo mês de junho, envolvendo um total de 80 participantes: Enxoval de Bebê; Técnicas com Caixas; Reciclagens Diversas com Madeira, Latas e Vidros; Boneca de Pano; Técnica de Feltragem; Patchwork Básico para Iniciantes; Reciclagem em Tecidos de Sofá; Pintura em Tecido. Antes, em março, o Espaço Mulher já havia realizado grupos relâmpagos voltados à aplicação de técnicas para confecção de trabalhos com motivos pascais.

Além disso, coordenou o evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, no dia 15 de março, reunindo cerca de 400 participantes, a quem foram proporcionadas reflexões com palestras sobre violência contra a mulher e serviços de atendimento às vítimas, empoderamento e autoestima. Recentemente, na última sexta-feira (10), também realizou a homenagem ao Dia das Mães, com mais de 500 participantes. “Esses foram dois dos eventos que envolveram também o público idoso e os clubes de mães”, destaca Hildegard, adiantando que o Baile a Fantasia, previsto para setembro, e o evento alusivo ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, em novembro, também serão ações integradas de iniciativa do Espaço Mulher. “São sempre momentos de valorização das mães e das mulheres no seu papel dentro da família e da comunidade”, destaca Hildegard Boshammer.

Clubes de Mães

Entre as atividades destinadas aos clubes de mães estão as capacitações oferecidas às suas coordenadoras e vices em encontros anuais, geralmente no mês de julho, com mais de 100 participantes. Atualmente a Secretaria de Assistência Social apoia os 53 clubes que atuam no município, com um total de aproximadamente mil integrantes. Desses, 37 são vinculados à Associação dos Clubes de Mães de Jaraguá do Sul, entidade promotora da Osterpark – com apoio da prefeitura jaraguaense –, que teve sua terceira edição realizada nos fins de semana, de 9 de março a 14 de abril, no pavilhão A do Parque de Eventos.

Idosos

Com 35 grupos de terceira idade em funcionamento hoje no município, reunindo um total de aproximadamente 3 mil frequentadores, os idosos compreendem o principal público atendido no Centro de Convivência, sendo a eles destinada a maior parte das atividades. Somente em oficinas são 19 opções – tapeçaria; bonecas; patchwork; crochê iniciante; ginástica; ginástica especial; cozinha experimental; ativando a memoria; inclusão digital; jogos de mesa; práticas corporais; grupo musical 1; grupo musical 2; treinamento funcional; coral; marcenaria; maturidade digital (parceria com Senac), cinema e cancha de bocha – desenvolvidas durante o ano, envolvendo 400 inscritos.“Eles recebem todo o auxílio da assistente social e terapeuta ocupacional em relação a várias palestras, tais como Terapia do Sono, Quedas e Fraturas, Ativando Memória, entre outros temas”, informa Hildegard Boshammer.

Além das oficinas, também promove diversos eventos, como a tradicional Colônia de Férias, que acontece em fevereiro e este ano reuniu no Parque Malwee cerca de 600 participantes em três manhãs de atividades – caminhadas, ginástica e jogos de mesa, por exemplo –, mais a tarde de encerramento, com baile e lanche. Em abril ocorreu a cerimônia de abertura da 20ª edição dos Jogos Integrativos da Terceira Idade (Jiti), no Centro de Convivência, com a participação de aproximadamente 350 pessoas, entre atletas e convidados.

Realizados anualmente, os Jiti movimentam os grupos de terceira idade, que inscrevem seus representantes em competições nos naipes masculino e feminino de oito modalidades (bolão, bocha, canastra, dominó, truco, doopelkopf, general e tiro). Mais de mil atletas participam das competições organizadas de maio a outubro. “Embora seja um fator motivacional, vencer as disputas não é o mais importante nesse evento, que foi criado pensando em proporcionar intercâmbio sociocultural e esportivo, oferecendo espaço e tempo maior para uma integração mais efetiva entre os participantes”, explica Hildegard, destacando ainda o Dia Internacional do Idoso, Show de Talentos e Tarde da Melhor Idade na Schützenfest entre as demais promoções do Centro de Convivência.

Segundo a secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, para viabilizar todas essas atividades e eventos, o Centro de Convivência investiu cerca de R$ 535 mil em 2018, em recursos próprios. Já o investimento deste ano para o setor está orçado em R$ 500 mil.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral