Imobiliária Coralli
Santa Catarina

Centrais sindicais fazem protestos contra a Reforma da Previdência, em Santa Catarina

15 Mar 2017 - 17h58
Milhares de pessoas participaram da paralisação conta a Reforma da Previdência, em Joinville. Estudantes, servidores municipais, estaduais e trabalhadores de outras categorias se concentraram na Sociedade Ginástica durante a manhã desta quarta-feira.

De acordo com a Prefeitura, o atendimento será normal em todas as unidades municipais e, se houver necessidade, servidores serão remanejados para atender à população. O Sindicato dos Servidores (Sinsej) confirma que, na área da saúde, um número mínimo de profissionais estará nas unidades de saúde para prestar serviço ao público.

Em Blumenau, trabalhadores do transporte coletivo vão paralisar suas atividades nesta quarta-feira (15), em adesão ao movimento nacional. Motoristas e cobradores de ônibus cruzarão os braços das 15h às 17h, em sinal de apoio ao movimento nacional contra a Reforma da Previdência e ao Dia Nacional da Mobilização.

Já em Florianópolis essa paralisação vai acontecer às 16h, quando ocorrerá um ato unificado de sindicalistas. De acordo com Deonísio Linder, diretor de comunicação do sindicato da categoria (Sintraturb), a paralisação deve durar aproximadamente duas horas, tempo estimado para o ato e a passeata no Centro.

Outra categoria que participará é a dos servidores da saúde, ocorrerão paralisações ao longo de todo dia no Hospital Celso Ramos e no Hospital Regional de São José, com o fechamento da emergência e manutenção apenas de serviços básicos de saúde.

O que diz a PEC 287

A proposta de emenda à Constituição (PEC) 287, encaminhada ao Congresso Nacional pelo governo Michel Temer para equilibrar as finanças da União estipula, entre outras coisas, mudanças na concessão do benefício. O governo pretende fixar idade mínima de 65 anos para requerer aposentadoria e elevar o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos.

Atualmente, não há uma idade mínima para o trabalhador se aposentar. Pelas regras em vigor, é possível pedir a aposentadoria com 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos no caso dos homens. O projeto da reforma tramita desde dezembro do ano passado no Congresso.

Matérias Relacionadas

Saúde

Campanhas de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite terminam na sexta

Até o momento, Santa Catarina conseguiu vacinar na Campanha contra a Poliomielite metade do total de crianças com idade entre 1 e menos de 5 anos que deveriam ser vacinadas
Campanhas de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite terminam na sexta
Variedades

Fundo Social aborda nesta terça (27) Lei de Incentivo ao Esporte

Educação

PMSC abre as inscrições para ingresso nos Colégios Policiais Militares do estado

O processo seletivo se destina ao preenchimento de 300 vagas para o 6° ano, sendo 60 vagas para cada município
PMSC abre as inscrições para ingresso nos Colégios Policiais Militares do estado
Geral

Segurança jurídica com nova lei do gás vai atrair R$ 60 bi em investimentos

A afirmação foi feita na sexta-feira (23) durante reunião on-line da diretoria da FIESC com o deputado federal Laércio Oliveira, relator do texto aprovado na Câmara
Segurança jurídica com nova lei do gás vai atrair R$ 60 bi em investimentos
Ver mais de Geral