#ficaemcasa
Geral

Celulares vão superar a população do planeta até 2014

10 Dez 2012 - 16h51

O número de celulares em uso no mundo vai superar a população da Terra até 2014. As estimativas estão sendo apresentadas hoje pela União Internacional de Telecomunicações que revela uma explosão dos meios de comunicação nos últimos anos. O levantamento aponta que a China foi o primeiro país a somar 1 bilhão de assinaturas de serviços de celular. O mercado chinês também já é o maior em termos de números de smartphones vendidos.


Os dados escancaram o sucesso dos novos meios de comunicação, superando em todos os continentes o número de telefones fixos. Na África, a taxa de penetração dos celulares é de 50% da população. Enquanto isso, apenas 1% da população tem telefones fixos.

Em mais de 100 países a taxa de penetração dos celulares já está acima de 100% da população. Um deles é o Brasil, com uma taxa de penetração de 120%. Na prática, isso significa que 240 milhões de celulares estariam em uso no País.

Na Rússia, a taxa é de 180%. Em sete países, a taxa de penetração já supera a marca de 200%. 6 bilhões de celulares já estariam em operação no mundo, 50% deles na Ásia.

Os números relativos à Internet também impressionam. 2,3 bilhões de pessoas tem acesso hoje à rede mundial de computador, um aumento de 100% em relação a 2007. Um quarto dos usuários da Internet está hoje na China.

Mas a própria agência alerta que 75% da população dos países em desenvolvimento não tem ainda Internet. 2 bilhões de jovens ainda não estão conectados à rede e apenas um terço das residências tem acesso à Internet. Nos países emergentes, 75% das famílias tem televisão. Mas apenas 20% tem Internet.


Segundo a UIT, os custos de comunicação caíram em 30% entre 2008 e 2011. Mas isso ainda não seria suficiente para democratizar o uso da tecnologia.

Enquanto uma parcela inteira do mundo ainda espera pela Internet, as operadoras faturaram US$ 1,5 trilhão em 2010, 2,4% do PIB mundial. 12% do comércio mundial já é dominado por produtos de telecomunicações, setor que investiu US$ 241 bilhões apenas em 2010.

estadao.com.br

Matérias Relacionadas

Brasil

Caixa lançará na terça aplicativo para cadastro em renda emergencial

Calendário de pagamento será divulgado na próxima semana
Caixa lançará na terça aplicativo para cadastro em renda emergencial
Jaraguá do Sul

Justiça suspende sessão virtual na Câmara de Jaraguá do Sul

Por conta do decreto estadual em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a sessão seria virtual
Justiça suspende sessão virtual na Câmara de Jaraguá do Sul
Coronavírus

[AO VIVO] Governo comenta ações de combate à covid-19

Ministros participam de coletiva para detalhar medidas
[AO VIVO] Governo comenta ações de combate à covid-19
Jaraguá do Sul

Mais de 1.070 já solicitaram auxílio-cidadão na prefeitura de Jaraguá

A secretária destacou que o perfil deste público é de famílias que por conta da pandemia se encontram sem emprego e passam por situação de vulnerabilidade social
Mais de 1.070 já solicitaram auxílio-cidadão na prefeitura de Jaraguá
Ver mais de Geral