Horário de verão
Celesc espera redução de 5% no consumo de energia com o horário de verão
No próximo domingo, dia 21, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do Estado da Bahia, para o início do horário de verão. A medida vai durar até o dia 17 de fevereiro de 2013 e tem o objetivo de economizar energia entre 18h e 22h, conforme destaca o gerente regional da Celesc de Jaraguá do Sul, Luiz Melro.
[jwplayer mediaid="69158"]
A edição passada, que durou 133 dias, indicou uma redução de quase 5% na carga do sistema elétrico da Celesc e 0,5% na energia em sua área de concessão. A previsão da Celesc para esta edição, que dura 116 dias, é uma economia semelhante. A redução esperada equivale a 75% da carga de Florianópolis ou 35% da carga do município de Joinville no horário de ponta durante o período do horário de verão. Em relação à redução no consumo de energia, conforme a Celesc, o valor representa aproximadamente ao consumo de um município como Campos Novos, com 12.663 unidades consumidoras, 9,8% do consumo do município de Blumenau ou 34,5% do consumo do município de Lages. Melro faz uma projeção para o período em Jaraguá do Sul.
[jwplayer mediaid="69160"]
De acordo com a Celesc, com o anoitecer mais tarde, as pessoas aproveitam mais a luz do dia e, consequentemente, economizam mais energia. Com a luminosidade em alta até quase 21h, os relógios devem ser adiantados em uma hora. Segundo o Ministério de Minas e Energias, a economia foi R$ 160 milhões em todo o Brasil no ano passado. Para a Celesc, além da economia de energia, a implantação do horário de verão pode gerar outros benefícios, como incentivo da atividade turística e aumento da qualidade e segurança do fornecimento de energia elétrica ao consumidor.
(JANICI DEMETRIO)
Matérias Relacionadas
Geral
(Vídeo) DNIT libera primeiro viaduto da BR-280 em Guaramirim
Estrutura beneficia cerca de 22 mil motoristas que passam pelo trecho diariamente

Geral
Classificados da Rádio Jaraguá
Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nesta terça-feira (22)

Geral
Vaticano divulga primeiras imagens do velório do Papa Francisco
Portal Vatican News publicou vídeo do rito de constatação da morte na Capela Santa Marta

Geral
Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco
O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado
