dengue
Horário de verão

Celesc espera redução de 5% no consumo de energia com o horário de verão

16 Out 2012 - 11h35

No próximo domingo, dia 21, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do Estado da Bahia, para o início do horário de verão. A medida vai durar até o dia 17 de fevereiro de 2013 e tem o objetivo de economizar energia entre 18h e 22h, conforme destaca o gerente regional da Celesc de Jaraguá do Sul, Luiz Melro.

[jwplayer mediaid="69158"]

A edição passada, que durou 133 dias, indicou uma redução de quase 5% na carga do sistema elétrico da Celesc e 0,5% na energia em sua área de concessão. A previsão da Celesc para esta edição, que dura 116 dias, é uma economia semelhante.  A redução esperada equivale a 75% da carga de Florianópolis ou 35% da carga do município de Joinville no horário de ponta durante o período do horário de verão. Em relação à redução no consumo de energia, conforme a Celesc, o valor representa aproximadamente ao consumo de um município como Campos Novos, com 12.663 unidades consumidoras, 9,8% do consumo do município de Blumenau ou 34,5% do consumo do município de Lages. Melro faz uma projeção para o período em Jaraguá do Sul.

[jwplayer mediaid="69160"]

De acordo com a Celesc, com o anoitecer mais tarde, as pessoas aproveitam mais a luz do dia e, consequentemente, economizam mais energia. Com a luminosidade em alta até quase 21h, os relógios devem ser adiantados em uma hora. Segundo o Ministério de Minas e Energias, a economia foi R$ 160 milhões em todo o Brasil no ano passado. Para a Celesc, além da economia de energia, a implantação do horário de verão pode gerar outros benefícios, como incentivo da atividade turística e aumento da qualidade e segurança do fornecimento de energia elétrica ao consumidor.

(JANICI DEMETRIO)

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral