Geral
Celesc define novas tarifas de energia elétrica
O Governo está promovendo a redução da tarifa, conforme anunciado pela presidente da República, Dilma Rousself, na semana passada. Com essas medidas, o governo pretende alcançar redução média de 20,2% na fatura de energia.
Os consumidores residenciais da área de concessão da Celesc serão favorecidos com redução de 18,48% e a redução na indústria, em média, será de 20,03%, cálculo estimado para todas as classes de consumo na área de concessão da Celesc, como destaca o gerente regional, Luiz Melro:
{Player#1}
Luiz Melro diz não estar preocupado com o abastecimento de energia. A preocupação maior, segundo ele, é que estão sendo adiados alguns investimentos na região e com isso a distribuição de energia pode ficar comprometida em virtude do calor que ocorreu no mês de dezembro que aumentou o consumo em 20%:
{Player#2}
O gerente regional da CELESC, Luiz Melro comenta também sobre a instalação de um alimentador na Tifa da Pólvora e que melhoria o abastecimento em Nereu Ramos e Corupá. De acordo com Melro, a obra está atrasada:
{Player#3}
Baixa Tensão:
B1 - residencial = 18,48%
B2 - rural = 18,48%
B3 - demais classes = 18,48%
B4 - iluminação pública = 18,48%
Média do Grupo B = 18,48%
Indústria (conforme nível de tensão)
A2 - 88 a 138 kV = 21,84%
A3 - 69 kV = 20,92%
A3a - 30 a 44 kV = 19,09%
A4 - 2,3 a 25 kV = 19,01%
Média do Grupo A = 20,03%
Comércio - varia conforme nível de tensão de 18,48% a 19,01%
O Governo promoveu revisão extraordinária das tarifas a partir de 24 de janeiro e os consumidores sentirão o efeito do reajuste a partir das próximas faturas, considerando o consumo a partir dessa data.
A lei prevê a extinção da RGR (Reserva Global de Reversão), cessando a cobrança para as distribuidoras de energia, transmissoras e geradoras;
Não será mais realizada a cobrança do encargo CCC (Conta de Consumo de Combustíveis), cujos custos para o sistema isolado será suportado pelo tesouro nacional;
A cobrança da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) será reduzida para 27% do valor atual;
Os recursos da CDE continuarão sendo destinados para tarifa social, programa Luz para Todos, e para as Fontes Alternativas.
Os clientes da Celesc serão todos beneficiados pela medida governamental e também terão suas tarifas reduzidas, nos mesmos parâmetros dos demais consumidores em todo o País.
JOTHA SANTOS
Matérias Relacionadas
Geral
Prefeitura de Guaramirim apaga pichação "Sem anistia para golpistas"
O local pichado fica próximo ao limites dos municípios de Guaramirim e Schroeder

Geral
DNIT alerta para operações Pare e Siga na BR-280/SC, em Araquari
A operação será no km 39 e no km 50 da rodovia

Política
STF forma maioria de votos para manter prisão do ex-presidente Collor
O placar atingiu seis votos a zero

Geral
Feirão da Sol Sports com 70% de desconto segue neste sábado até às 17h
Loja não vai fechar para o almoço
