dengue 2
Geral

Celesc dá dicas para economizar com os dias de frio

Nos dias frios, é comum as pessoas mudarem seus hábitos diários e isso tem um impacto direto no consumo e na fatura da energia. Confira as dicas da Celesc para economizar neste inverno

16 Jul 2019 - 06h00Por Camila Silveira Rosa

Os primeiros dias de julho, foram daqueles em que a coberta foi a melhor amiga, o sofá o melhor abraço e o os filmes as melhores companhias. Em períodos como esses, em que as temperaturas baixam por causa de uma massa de ar polar, é comum as pessoas mudarem seus hábitos diários e isso impacta diretamente no consumo – e na fatura – de energia elétrica.

Na maioria das residências, o uso demorado do chuveiro elétrico lidera o consumo de energia e pode representar um acréscimo 25% a 35% da despesa total com energia. "É importante lembrar que o uso do chuveiro no modo inverno demanda, em média, 30% a mais de energia que na posição verão", explica Thiago Jeremias, gerente do departamento de Eficiência Energética e P&D da Celesc.

Ele alerta que são gastos 45 litros de água a cada cinco minutos de banho e que, para não ter um aumento excessivo do consumo de energia durante o inverno, ele deve durar de cinco a oito minutos. “O ideal é que as pessoas programem seus banhos para horários em que a temperatura esteja mais elevada, como no fim da manhã ou início da tarde”, conclui.

Outras dicas para economizar neste inverno

Máquina de secar roupas — Dê preferência para secar as roupas ao ar livre, mas se os dias estão chuvosos e você precisa usar a secadora, para gastar menos energia, você deve usá-la só depois de juntar a quantidade máxima indicada no manual e conservar seu filtro sempre limpo, reduzindo esforço da máquina e ajudando a diminuir o consumo de energia.

Geladeira — Seja no inverno ou no verão, o mau uso da geladeira pode ser um grande vilão na sua conta de energia. Para reduzir o consumo de energia do aparelho, ajuste o termostato de acordo com a época do ano, mantenha a borracha de vedação em bom estado, não deixe a porta aberta por muito tempo, não guarde alimentos quentes no seu interior e nem seque roupa na parte de trás.

Aquecedor — Nos dias frios, nada melhor que uma casa quentinha. Se para isso você usa aquecedores elétricos, é importante manter janelas e portas fechadas para evitar a entrada de ar frio, limpar os filtros com frequência e desligar o aquecedor ou o ar-condicionado quando se ausentar do ambiente por tempo prolongado. E nunca cubra um aquecedor elétrico, pois isso pode provocar um incêndio

Ferro de passar roupas – Para economizar energia ao passar as roupas você deve juntar o maior número de peças a fim de ligar o ferro o mínimo de vezes possível e começar a passar roupa pelos tecidos mais leves, aproveitando o calor do ferro para as roupas mais grossas.

Chuveiro elétrico – Para gastar menos energia durante o banho, a dica é procurar fazê-lo nos horários mais quentes do dia e evitar banhos demorados. Se o ajuste de temperatura do chuveiro for por meio de vareta, reduza a sua potência e solte menos água, pois isso fará com que a temperatura da água aumente e, consequentemente, economize energia e água. Verifique a possibilidade de instalar um sistema de aquecimento solar de água em sua residência. E lembre-se: nunca reaproveite uma resistência queimada. Além de aumentar o consumo de energia, essa atitude coloca em risco a segurança do usuário.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral