Séculus
Celesc

Celesc alerta sobre riscos e cuidados com vegetação na rede

16 Mar 2016 - 12h22
Celesc alerta sobre riscos e cuidados com vegetação na rede -

As interrupções são mais frequentes durante tempestades, quando a força dos ventos arremessa árvores, galhos e cascas sobre os condutores e causa curto-circuito, interrompendo o fornecimento.


Para minimizar esse impacto, a Celesc realiza poda nos locais em que vegetação oferece riscos ao fornecimento de energia. Somente em 2015, foram investidos R$ 12 milhões nesse tipo de serviço. “Esse trabalho só pode ser realizado pela distribuidora, já que a proximidade com a rede de energia pode causar acidentes”, observa o engenheiro Adriano Luz, do Divisão Técnica da Agência Regional Florianópolis.


Nas demais situações, a poda deve ser providenciada pela Prefeitura de cada município. É o caso de árvores ornamentais em calçadas, jardins e avenidas, e daquelas tombadas pelo patrimônio público. Se a vegetação está dentro de propriedade particular, o serviço é responsabilidade do consumidor, que deve buscar orientação da Celesc.

Cuidados no plantio

Apesar de serem frequentes no perímetro urbano, as ocorrências relacionadas à queda de vegetação são mais recorrentes no interior de municípios, principalmente onde há reflorestamento de pinus e eucaliptos

Para atuar de forma preventiva, a distribuidora recomenda que o plantio de árvores respeite as distâncias mínimas da rede elétrica. No caso do eucalipto, por exemplo, que pode atingir até 30 metros de altura, deve ser mantida distância de 40 metros (20 em cada lateral) no entorno da rede.

A legislação prevê ainda que o proprietário do terreno por onde passa a rede elétrica deixe uma margem de seis metros de cada lado da rede nas linhas de distribuição e 12 metros nas linhas de transmissão. “Isso garante menos episódios de falta de energia elétrica, mas acima de tudo evita riscos de acidentes por descargas elétricas. Pode ser muito perigoso”, alerta o engenheiro.


- Em qualquer situação de árvore em contato com a fiação da rede elétrica, avise a Celesc pelo 0800 48 0196 (ligação gratuita);


- Evite o plantio de árvores embaixo da rede elétrica;

- A poda de árvores somente poderá ser realizada por pessoal treinado e habilitado, pois apresenta riscos de acidentes. Não tente executar a poda por conta própria;

- Fique atento à segurança: vegetação na rede pode causar choques. Em dias de chuvas, as árvores ficam muito mais energizadas por causa da umidade. Mantenha distância e comunique a Celesc.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Lavação de túmulos e jazigos pode ser feita até dia 27 de outubro em Guaramirim

Prazo para construções e manutenções encerrou na sexta-feira
Lavação de túmulos e jazigos pode ser feita até dia 27 de outubro em Guaramirim
Geral

Abertas inscrições para castração de cães e gatos na Figueira e João Pessoa

Moradores interessados devem procurar os Cras na próxima semana
Abertas inscrições para castração de cães e gatos na Figueira e João Pessoa
Geral

Fujama terá eventos no fim de semana para marcar os 16 anos

A melhora nas condições do tempo vai possibilitar a realização da primeira "Passarinhada", no Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen
Fujama terá eventos no fim de semana para marcar os 16 anos
Economia

Vereadores aprovam e Guaramirim poderá ter prédios de até 25 andares

Projeto foi aprovado em primeiro turno
Vereadores aprovam e Guaramirim poderá ter prédios de até 25 andares
Ver mais de Geral