vacina
Católica SC

Católica SC promove curso “Programação com Arduino Básico”

04 Abr 2017 - 12h59

A Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul promove, durante os meses de maio e junho, a segunda edição do curso “Programação com Arduino Básico”. A capacitação ocorre durante cinco sábados: em maio, nos dias 6, 13, 20 e 27 de maio e 1º de junho. Os encontros ocorrerão das 8h às 12h. As inscrições devem ser feitas até 5 de maio, no site www.catolicasc.org.br/jaragua-do-sul.


O curso é aberto a acadêmicos do Curso de Sistemas de Informação e a comunidade em geral, e são oferecidas 20 vagas. O curso será ministrado pelo professor da Católica SC, Manfred Heil Júnior. Para participar, é necessário ter conhecimento em informática básica, mas não é exigido saber sobre programação.

Através da capacitação, o aluno irá adquirir noções de eletrônica básica e programação, além de realizar experimentos com o kit Arduino. Arduino é um microprocessador que pode ser programado para executar diversas tarefas – como, por exemplo, controlar a temperatura de uma sala, acionando automaticamente o ar-condicionado quando o ambiente atinge determinado grau de calor. Também pode ser utilizado para interagir com outros componentes, como sensores e aparelhos.

O investimento é de R$ 270,00 (à vista) ou em três parcelas de R$ 100,00 (a prazo).

Grupo busca recursos para participar de competição internacional de robôs

Com o curso, o Grupo de Robótica pretende arrecadar recursos para a participação da equipe Wickedbotz na 13ª Winter Challenge”, evento internacional de robótica que ocorre em São Caetano do Sul (SP), em junho.


A verba será utilizada para custear as despesas de transporte e alojamento dos competidores e de inscrição dos robôs. O grupo sagrou-se campeão do evento em 2014, e ganhou medalha de bronze em 2016, as duas vezes na categoria Trekking. Na prova, os robôs autônomos – que utilizam GPS, bússola e sonares – tiveram de percorrer um campo de futebol, localizando três cones.

A Wickedbotz é uma equipe de guerra de robôs criada em 2008, que tem como objetivo participar de competições nacionais e internacionais de robôs. Atualmente, o grupo envolve acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da unidade de Jaraguá do Sul.

Além de levar o nome da Católica SC nas disputas em que participa, o grupo também difunde o conhecimento da robótica para a comunidade onde está inserido.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas com Maurício Henning, pelo telefone (47) 3275-8229 ou pelo e-mail mhenning@catolicasc.org.br.

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral