transito
Católica SC

Católica SC lança três novos cursos de graduação em 2017

08 Ago 2016 - 16h55
No começo de 2017, a Católica de Santa Catarina irá ofertar três novos cursos de graduação: Design de Moda (em Jaraguá do Sul), Engenharia de Software e Engenharia Biomédica (ambas em Joinville). O objetivo é oferecer mais oportunidades de formação em algumas das áreas do conhecimento que mais cresceram nas últimas décadas.

A vice-reitora da Católica de Santa Catarina, Anadir E.P. Vendruscolo, comenta que a decisão de ofertar os cursos tem dois pontos em comum: o grande leque de oportunidades profissionais e o impulso que essas carreiras estão recebendo com o avanço nas áreas de tecnologia e comunicação.

“São carreiras com grande demanda de profissionais capacitados e que continuam crescendo apesar da crise. Estudos realizados por especialistas mostram que as oportunidades nestes setores continuarão em alta nas próximas décadas, fazendo com que o mercado de trabalho seja bastante promissor”, comenta a vice-reitora.


Anadir destaca que os cursos buscarão atender às necessidades regionais, mas terão potencial para formar profissionais que poderão buscar oportunidade em qualquer parte do Brasil e do mundo.

“O diferencial é capacitar para os dias atuais, mas, principalmente, para as demandas futuras.  As novas graduações buscam desenvolver competências para acompanhar as necessidades do mercado de trabalho que estão por vir”, salienta.

A vice-reitora afirma que as matrizes curriculares foram pensadas para possibilitar a formação integral do acadêmico. As disciplinas irão oferecer conhecimentos técnicos e humanísticos para preparar o aluno para os desafios do mercado de trabalho e, também, para contribuir com a criação de soluções importantes para a sociedade.

Um dos destaques das matrizes curriculares dos cursos é o Projeto Comunitário – componente curricular em que acadêmicos de todos os cursos devem cumprir 30 horas de participação em projetos sociais. O objetivo é aproximar o aluno da comunidade, despertando a reflexão sobre as diferentes realidades do mundo e motivando a prática do voluntariado.

Os cursos também contam com disciplinas e iniciativas que aliam o conhecimento teórico à atividade prática, através do desenvolvimento de pesquisas e projetos de pesquisa e inovação. Conforme Anadir, essas experiências possibilitam a preparação dos estudantes para os desafios diários do mercado de trabalho.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (47) 3275-8200 (Católica SC em Jaraguá do Sul) ou (47) 3275-9700 (Católica SC em Joinville).


Áreas em constante crescimento no país

A vice-reitora, Anadir E.P. Vendruscolo, pontua que as três áreas que ganharão novos cursos estão entre as que têm maior demanda por profissionais capacitados no país.


O designer de moda é responsável por criar, desenvolver e comercializar produtos de vestuário e acessórios, preocupando-se com estilos e tendências. Com o crescimento do e-commerce e das mídias sociais - que impulsiona o trabalho de blogueiras e artistas famosas - o segmento fashion está ganhando ainda mais destaque.

O futuro coordenador do Curso de Design de Moda, Nelson Martins de Almeida Netto, destaca que a grade curricular busca atender às necessidades do mercado nacional. Entre as disciplinas com maior ênfase estão a de arte-finalização e a de comunicação em mídias digitais, que ganham cada vez mais espaço.

“A área de arte-finalização engloba a produção de materiais gráficos para estamparia, catálogos e outras mídias de moda. Já a comunicação em mídias digitais envolve a produção e tratamento de fotos para a divulgação dos looks em blogs especializados e redes sociais, como Instagram e Facebook”, explica Netto.

A carreira de engenheiro de software é outra que está em alta no mercado de trabalho. O profissional é responsável por desenvolver programas computacionais para diversas plataformas – como dispositivos móveis -, criar aplicativos, jogos e sistemas específicos, além de executar outras tarefas relacionadas.

“Tudo indica que não faltarão empregos para os engenheiros de software nas próximas décadas, especialmente em grandes polos industriais, como Joinville”, destaca o futuro coordenador da graduação em Engenharia de Software, Maurício Henning.

Já o Curso de Engenharia Biomédica da Católica SC é a primeira graduação na área oferecida em Santa Catarina. O engenheiro biomédico é responsável pelo desenvolvimento de equipamentos médicos para o diagnóstico e tratamento de pacientes.

“Com o aumento da expectativa de vida e o crescimento e modernização dos estabelecimentos de saúde, o trabalho do engenheiro biomédico se tornou essencial. Como há falta de profissionais no país, quem se capacitar tem grande chance de ser absorvido pelo mercado de trabalho”, pontua o futuro coordenador da graduação, Djonny Weinzierl.

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral