Imobiliária Coralli
Católica SC

Católica SC lança três novos cursos de graduação em 2017

08 Ago 2016 - 16h55
Católica SC lança três novos cursos de graduação em 2017 -
No começo de 2017, a Católica de Santa Catarina irá ofertar três novos cursos de graduação: Design de Moda (em Jaraguá do Sul), Engenharia de Software e Engenharia Biomédica (ambas em Joinville). O objetivo é oferecer mais oportunidades de formação em algumas das áreas do conhecimento que mais cresceram nas últimas décadas.

A vice-reitora da Católica de Santa Catarina, Anadir E.P. Vendruscolo, comenta que a decisão de ofertar os cursos tem dois pontos em comum: o grande leque de oportunidades profissionais e o impulso que essas carreiras estão recebendo com o avanço nas áreas de tecnologia e comunicação.

“São carreiras com grande demanda de profissionais capacitados e que continuam crescendo apesar da crise. Estudos realizados por especialistas mostram que as oportunidades nestes setores continuarão em alta nas próximas décadas, fazendo com que o mercado de trabalho seja bastante promissor”, comenta a vice-reitora.

Anadir destaca que os cursos buscarão atender às necessidades regionais, mas terão potencial para formar profissionais que poderão buscar oportunidade em qualquer parte do Brasil e do mundo.

Poliomelite


“O diferencial é capacitar para os dias atuais, mas, principalmente, para as demandas futuras.  As novas graduações buscam desenvolver competências para acompanhar as necessidades do mercado de trabalho que estão por vir”, salienta.

A vice-reitora afirma que as matrizes curriculares foram pensadas para possibilitar a formação integral do acadêmico. As disciplinas irão oferecer conhecimentos técnicos e humanísticos para preparar o aluno para os desafios do mercado de trabalho e, também, para contribuir com a criação de soluções importantes para a sociedade.

Um dos destaques das matrizes curriculares dos cursos é o Projeto Comunitário – componente curricular em que acadêmicos de todos os cursos devem cumprir 30 horas de participação em projetos sociais. O objetivo é aproximar o aluno da comunidade, despertando a reflexão sobre as diferentes realidades do mundo e motivando a prática do voluntariado.

Os cursos também contam com disciplinas e iniciativas que aliam o conhecimento teórico à atividade prática, através do desenvolvimento de pesquisas e projetos de pesquisa e inovação. Conforme Anadir, essas experiências possibilitam a preparação dos estudantes para os desafios diários do mercado de trabalho.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (47) 3275-8200 (Católica SC em Jaraguá do Sul) ou (47) 3275-9700 (Católica SC em Joinville).


Áreas em constante crescimento no país

A vice-reitora, Anadir E.P. Vendruscolo, pontua que as três áreas que ganharão novos cursos estão entre as que têm maior demanda por profissionais capacitados no país.


O designer de moda é responsável por criar, desenvolver e comercializar produtos de vestuário e acessórios, preocupando-se com estilos e tendências. Com o crescimento do e-commerce e das mídias sociais - que impulsiona o trabalho de blogueiras e artistas famosas - o segmento fashion está ganhando ainda mais destaque.

O futuro coordenador do Curso de Design de Moda, Nelson Martins de Almeida Netto, destaca que a grade curricular busca atender às necessidades do mercado nacional. Entre as disciplinas com maior ênfase estão a de arte-finalização e a de comunicação em mídias digitais, que ganham cada vez mais espaço.

“A área de arte-finalização engloba a produção de materiais gráficos para estamparia, catálogos e outras mídias de moda. Já a comunicação em mídias digitais envolve a produção e tratamento de fotos para a divulgação dos looks em blogs especializados e redes sociais, como Instagram e Facebook”, explica Netto.

A carreira de engenheiro de software é outra que está em alta no mercado de trabalho. O profissional é responsável por desenvolver programas computacionais para diversas plataformas – como dispositivos móveis -, criar aplicativos, jogos e sistemas específicos, além de executar outras tarefas relacionadas.

“Tudo indica que não faltarão empregos para os engenheiros de software nas próximas décadas, especialmente em grandes polos industriais, como Joinville”, destaca o futuro coordenador da graduação em Engenharia de Software, Maurício Henning.

Já o Curso de Engenharia Biomédica da Católica SC é a primeira graduação na área oferecida em Santa Catarina. O engenheiro biomédico é responsável pelo desenvolvimento de equipamentos médicos para o diagnóstico e tratamento de pacientes.

“Com o aumento da expectativa de vida e o crescimento e modernização dos estabelecimentos de saúde, o trabalho do engenheiro biomédico se tornou essencial. Como há falta de profissionais no país, quem se capacitar tem grande chance de ser absorvido pelo mercado de trabalho”, pontua o futuro coordenador da graduação, Djonny Weinzierl.

Matérias Relacionadas

Educação

Escolas estaduais preparam volta de atividades presenciais em regiões em amarelo no mapa de risco da Saúde

Escolas estaduais preparam volta de atividades presenciais em regiões em amarelo no mapa de risco da Saúde
Jaraguá do Sul

Em 2020, maioria dos lojistas manteve faturamento de 2019 nas vendas do dia das crianças em Jaraguá do Sul, segundo pesquisa

66,6% dos entrevistados que responderam a pesquisa mencionaram ter mantido o mesmo faturamento de 2019 ou tiveram crescimento nas vendas
Em 2020, maioria dos lojistas manteve faturamento de 2019 nas vendas do dia das crianças em Jaraguá do Sul, segundo pesquisa
Guaramirim

Homem é preso por ameaça e porte ilegal de arma de fogo em Guaramirim

O fato ocorreu na rua Reinoldo Jung, bairro Nova Esperança
Homem é preso por ameaça e porte ilegal de arma de fogo em Guaramirim
Segurança

Homem assina TC após se negar a pagar conta em Jaraguá

O fato ocorreu na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca às 3h30
Homem assina TC após se negar a pagar conta  em Jaraguá
Ver mais de Geral