dengue
software

Católica SC desenvolve software para fiscalizar detentos em prisão domiciliar

26 Out 2016 - 12h20

Os acadêmicos do Curso de Sistemas de Informação na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e em Joinville estão desenvolvendo um software que tornará mais fácil e rápida a tarefa de fiscalizar os detentos do regime aberto do Presídio Regional de Jaraguá do Sul pela Polícia Militar. As aulas começaram neste semestre, após a assinatura do convênio entre as duas instituições, em junho.


O objetivo é saber se presidiários que cumprem regime domiciliar estão obedecendo os horários para sair e voltar para casa, estipulados pela Justiça. Hoje, os policiais preenchem o relatório à mão, tabulam os dados no quartel e entregam pessoalmente no Fórum. Com o software, tudo ficará mais rápido, pois o policial poderá digitar o relatório no próprio tablet e, em seguida, enviar ao juiz.

O programa vai possibilitar o compartilhamento simultâneo de informações entre a Polícia Militar, a direção do presídio e o Poder Judiciário. Também contará com vários serviços para facilitar as visitas, como: a ficha completa de cada preso, com dados pessoais e foto; o grau de perículosidade do detento, indicado pelas cores verde, amarelo e vermelho; um quadro informando quais foram ou não visitados recentemente; e um mapa com a localização exata das casas dos presidiários.

O coordenador do Curso de Sistemas de Informação, Maurício Henning, explica que, hoje, a Polícia Militar precisa consultar vários sistemas diferentes para obter informações sobre o histórico dos presos. Com o programa, será possível centralizar esses dados, agilizando a pesquisa.

O programa funcionará para dispositivos móveis, com utilização de programas do Google, como o Google Maps. "A geolocalização vai possibilitar que os policiais identifiquem os presos que moram mais perto da região onde a viatura está, evitando que percam tempo procurando as casas deles", explica.

Se o detento não estiver em casa nos horários determinados para o cumprimento da pena, por exemplo, o policial militar preenche um relatório que ficará disponível no sistema, junto com as outras informações sobre o presidiário. Depois, esse documento é encaminhado ao juiz, que pode ordenar a regressão da pena do preso para o regime fechado, por causa do descumprimento das regras.

De acordo com Henning, a PM não terá custos para implantar o sistema, já que os tablets são fornecidos pelo programa PMSC Mobile. A previsão é que o sistema fique pronto até o final do ano e seja utilizado em fase de testes pela Polícia Militar por cerca de dois meses antes de ser adotado de forma definitiva.

União entre teoria e prática

O software está sendo desenvolvido durante as disciplinas de Análise e Projeto de Sistemas, lecionada pelo professor Glauco Vinícius Scheffel, e Programação VI, lecionada pelo professor Rodrigo Mello Mattos Habib Gregori. A iniciativa tem a participação do Projeto Comunitário, componente curricular que prevê que todos os estudantes da Instituição cumpram 30 horas de atividades sociais.  A iniciativa, promovida entre disciplinas, aplica o conceito de aprendizagem ativa e usa diversos conhecimentos adquiridos durante o curso.


O coordenador do Curso de Sistemas de Informação, Maurício Henning, destaca que a realização desse tipo de projeto social possibilita a união entre a parte teórica e prática do curso, o que ajuda a preparar os estudantes para o mercado de trabalho. “Eles vivenciam todo o ciclo de desenvolvimento de um software responsivo, que funciona em qualquer dispositivo. Ao mesmo tempo, colaboram com uma corporação que presta serviços relevantes e fundamentais para a sociedade”, comenta.

De acordo com Henning, assim que o software começar a ser usado pela PM de Jaraguá do Sul, deve ser apresentado para outros batalhões do Estado e poderá ser adotado pelas unidades que se interessarem pela tecnologia.

Matérias Relacionadas

Geral

Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR

A apresentação reúne os estudantes de acordeon, canto, piano e piano popular, acontece no dia 26 de abril
Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (17).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena

Confira os números sorteados
Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena
Geral

Morte de Padre Aloísio Boeing completa 18 anos

Como de costume, ocorre nesta quarta-feira (17) na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, missas pela beatificação do religioso
Morte de Padre Aloísio Boeing completa 18 anos
Ver mais de Geral