dengue 2
Católica SC

Católica SC conquista a medalha de bronze em competição internacional de robótica

13 Jul 2016 - 12h43

Estudantes dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia Mecânica da Católica de Santa Catarina conquistaram a medalha de bronze na 12ª Winter Challenge, competição internacional de robótica realizada no fim de semana, em São Caetano do Sul (SP).
A equipe Wickedbotz, formada por dez alunos – nove de Jaraguá do Sul e um de Joinville – foi destaque na categoria Trekking. Na prova, o robô Earh Rover precisava desviar de três cones em um campo utilizando GPS, bússola e sonares. Earh Rover era justamente uma das apostas da equipe para subir ao pódio, pois, em 2014, ele garantiu à Católica SC oprimeiro lugar na competição, na mesma categoria.


A Instituição disputou com 23 robôs de 14 universidades de todo o país. A Wickedbotz levou sete robôs de quatro categorias – batalha, sumô, seguidor de linha e trekking. O professor responsável pela equipe, Manfred Heil Júnior, destaca que o grupo vem trabalhando para aperfeiçoar a programação dos robôs desenvolvidos desde 2012, quando a Católica SC participou do evento pela primeira vez.

“Nos dedicamos muito a esse projeto e estamos felizes pelo sucesso na competição. A edição deste ano foi bem competitiva, e, apesar de as equipes estarem bem preparadas, todas tiveram dificuldades de concluir a prova”, comemora Manfred.
Ele e o coordenador da graduação, Maurício Henning, acompanharam os estudantes Igor Affonso Augustin e Israel Bona, de Engenharia Mecânica, Luiz Almeida Júnior, Igor Fachini, Anderson Merten, William Nichelatti, Guilherme Mateus Fagundes, Osmar Petry e Leonardo Amandio dos Santos, todos de Sistemas de Informação.
A Wickedbotz contou com o patrocínio da 3D Innov Brasil, Adapcon Click Odontologia, Consistem e Biamap, e apoio da J7S, ZHZ, Menegotti Máquinas, Agustin Metalúrgica, Unimatriz, Buhler, Efitras, TecnoTêmpera, Hidefran Ferramentaria e Metalúrgica Hame.
A Winter Challenge é promovida pela Robocore e é considerado o maior combate de robôs da América Latina.

Sobre a Wickedbotz


A Wickedbotz é uma equipe de guerra de robôs criada pela Católica SC em 2008, que tem como objetivo participar de competições nacionais e internacionais de robôs. O grupo também trabalha para difundir o conhecimento da robótica para a comunidade onde está inserido e desenvolve diversos projetos de pesquisa e inovação.
Entre as iniciativas recentes da equipe estão a caixa de areia de realidade avançada – que permite aos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo simularem alterações topográficas no ambiente -, e o sistema inédito de sensoriamento de máquinas agrícolas. Esta iniciativa busca melhorar o desempenho dos tratores da New Holland, fabricante internacional de implementos agrícolas.
Empresas interessadas em executar iniciativas na área de inovação em parceria com a equipe podem entrar em contato com o professor responsável, Manfred Heil Júnior, pelo telefone (47) 3275-8316 ou pelo e-mail manfred@catolicasc.org.br
Outras informações sobre a equipe podem ser obtidas no site www.wickedbotz.com.br ou na fan pagewww.facebook.com/WickedBotz.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral