Caraguá
Católica SC

Católica SC conquista a medalha de bronze em competição internacional de robótica

13 Jul 2016 - 12h43
Católica SC conquista a medalha de bronze em competição internacional de robótica -

Estudantes dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia Mecânica da Católica de Santa Catarina conquistaram a medalha de bronze na 12ª Winter Challenge, competição internacional de robótica realizada no fim de semana, em São Caetano do Sul (SP).
A equipe Wickedbotz, formada por dez alunos – nove de Jaraguá do Sul e um de Joinville – foi destaque na categoria Trekking. Na prova, o robô Earh Rover precisava desviar de três cones em um campo utilizando GPS, bússola e sonares. Earh Rover era justamente uma das apostas da equipe para subir ao pódio, pois, em 2014, ele garantiu à Católica SC oprimeiro lugar na competição, na mesma categoria.

A Instituição disputou com 23 robôs de 14 universidades de todo o país. A Wickedbotz levou sete robôs de quatro categorias – batalha, sumô, seguidor de linha e trekking. O professor responsável pela equipe, Manfred Heil Júnior, destaca que o grupo vem trabalhando para aperfeiçoar a programação dos robôs desenvolvidos desde 2012, quando a Católica SC participou do evento pela primeira vez.


“Nos dedicamos muito a esse projeto e estamos felizes pelo sucesso na competição. A edição deste ano foi bem competitiva, e, apesar de as equipes estarem bem preparadas, todas tiveram dificuldades de concluir a prova”, comemora Manfred.
Ele e o coordenador da graduação, Maurício Henning, acompanharam os estudantes Igor Affonso Augustin e Israel Bona, de Engenharia Mecânica, Luiz Almeida Júnior, Igor Fachini, Anderson Merten, William Nichelatti, Guilherme Mateus Fagundes, Osmar Petry e Leonardo Amandio dos Santos, todos de Sistemas de Informação.
A Wickedbotz contou com o patrocínio da 3D Innov Brasil, Adapcon Click Odontologia, Consistem e Biamap, e apoio da J7S, ZHZ, Menegotti Máquinas, Agustin Metalúrgica, Unimatriz, Buhler, Efitras, TecnoTêmpera, Hidefran Ferramentaria e Metalúrgica Hame.
A Winter Challenge é promovida pela Robocore e é considerado o maior combate de robôs da América Latina.

Sobre a Wickedbotz


A Wickedbotz é uma equipe de guerra de robôs criada pela Católica SC em 2008, que tem como objetivo participar de competições nacionais e internacionais de robôs. O grupo também trabalha para difundir o conhecimento da robótica para a comunidade onde está inserido e desenvolve diversos projetos de pesquisa e inovação.
Entre as iniciativas recentes da equipe estão a caixa de areia de realidade avançada – que permite aos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo simularem alterações topográficas no ambiente -, e o sistema inédito de sensoriamento de máquinas agrícolas. Esta iniciativa busca melhorar o desempenho dos tratores da New Holland, fabricante internacional de implementos agrícolas.
Empresas interessadas em executar iniciativas na área de inovação em parceria com a equipe podem entrar em contato com o professor responsável, Manfred Heil Júnior, pelo telefone (47) 3275-8316 ou pelo e-mail manfred@catolicasc.org.br
Outras informações sobre a equipe podem ser obtidas no site www.wickedbotz.com.br ou na fan pagewww.facebook.com/WickedBotz.

Matérias Relacionadas

Geral

Músico de Guaramirim será indenizado pelo uso indevido de suas canções na internet

De acordo com a argumentação do músico, 19 canções próprias foram disponibilizadas no serviço de streaming oferecido pela plataforma (ré), sem os devidos créditos
Músico de Guaramirim será indenizado pelo uso indevido de suas canções na internet
Geral

Jaraguá em Dança invade o fim de semana

Serão sete sessões com 81 apresentações até domingo
Jaraguá em Dança invade o fim de semana
Geral

Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, assinou nesta semana duas ordens de serviços que autorizam o início de pavimentações das duas vias do interior
Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas
Geral

Defesa Civil faz limpeza em pilares de pontes em Jaraguá do Sul

Desobstrução desses locais é uma medida preventiva, que visa facilitar o escoamento dos rios
Defesa Civil faz limpeza em pilares de pontes em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral