Unimed - Capa
Geral

Catarinenses otimistas em relação ao futuro econômico

06 Dez 2012 - 15h49

Os catarinenses estão otimistas em relação ao seu futuro econômico. Segundo a Pesquisa de Perspectivas de Final de Ano da Fecomércio, divulgada nesta quinta-feira (6), a situação financeira de 50,5% dos consumidores do Estado melhorou se comparada ao mesmo período do ano passado. O percentual é quatro vezes superior aos 11,9% que admitiram piora. Já 36,5% alegam que a situação está igual ao ano que passou.


Para a Fecomércio-SC, o resultado da pesquisa reflete mais um ano de expansão da massa salarial brasileira e catarinense. Além da taxa de desemprego ter caído de modo consistente em 2012, os salários cresceram durante o ano, fazendo com que haja um número maior de pessoas empregadas e ganhando mais, o que impacta diretamente na avaliação dos consumidores sobre a própria condição financeira.

Na avaliação regional, os consumidores de Blumenau e Joinville são os mais otimistas e os chapecoenses os mais cautelosos: em Blumenau, 62,3% e em Joinville 58,8% dos entrevistados consideram que a situação financeira melhorou e, em Chapecó, 53,6% consideram que a situação está igual.

Consumidores estão mais ambiciosos

A pesquisa questionou sobre os desejos e metas dos consumidores catarinenses para 2013. O desejo de economizar dinheiro, adquirir bens de alto valor (imóveis e automóveis), viajar e reformar a residência estavam entre as principais citações. As respostas refletem um fenômeno interessante: os consumidores estão sonhando mais alto, querendo adquirir itens mais duradouros e de maior valor, consequência típica de um cenário de ascensão social.

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Geral

Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba

Ninguém se feriu
Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba
Ver mais de Geral