Campeonato Catarinense 2020
Geral

Catarinenses otimistas em relação ao futuro econômico

06 Dez 2012 - 15h49

Os catarinenses estão otimistas em relação ao seu futuro econômico. Segundo a Pesquisa de Perspectivas de Final de Ano da Fecomércio, divulgada nesta quinta-feira (6), a situação financeira de 50,5% dos consumidores do Estado melhorou se comparada ao mesmo período do ano passado. O percentual é quatro vezes superior aos 11,9% que admitiram piora. Já 36,5% alegam que a situação está igual ao ano que passou.

IPTU 2020


Para a Fecomércio-SC, o resultado da pesquisa reflete mais um ano de expansão da massa salarial brasileira e catarinense. Além da taxa de desemprego ter caído de modo consistente em 2012, os salários cresceram durante o ano, fazendo com que haja um número maior de pessoas empregadas e ganhando mais, o que impacta diretamente na avaliação dos consumidores sobre a própria condição financeira.

Na avaliação regional, os consumidores de Blumenau e Joinville são os mais otimistas e os chapecoenses os mais cautelosos: em Blumenau, 62,3% e em Joinville 58,8% dos entrevistados consideram que a situação financeira melhorou e, em Chapecó, 53,6% consideram que a situação está igual.

Consumidores estão mais ambiciosos

A pesquisa questionou sobre os desejos e metas dos consumidores catarinenses para 2013. O desejo de economizar dinheiro, adquirir bens de alto valor (imóveis e automóveis), viajar e reformar a residência estavam entre as principais citações. As respostas refletem um fenômeno interessante: os consumidores estão sonhando mais alto, querendo adquirir itens mais duradouros e de maior valor, consequência típica de um cenário de ascensão social.

App Prefeitura

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Novo sistema de abastecimento do Rio Molha será inaugurado domingo

Izidoro lembra que a obra foi feita por meio do Plano de Ampliação de Saneamento (PAS), com investimento de R$ 4 milhões
Novo sistema de abastecimento do Rio Molha será inaugurado domingo
Geral

Jaraguá registra sensação térmica de 59ºC

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, essa combinação de temperatura e umidade elevadas faz com que o calor que sentimos seja maior que o termômetro indica.
Jaraguá registra sensação térmica de 59ºC
Jaraguá do Sul

ACIJS muda diretoria com olhar para a economia criativa e na qualificação de empreendedores

A posse da diretoria vai acontecer no próximo dia 27 de fevereiro, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul
ACIJS muda diretoria com olhar para a economia criativa e na qualificação de empreendedores
Jaraguá do Sul

Festival de Cerveja e de sustentabilidade

Copo será o passaporte para o visitante degustar as variedades de sabores que estarão presentes em três dias da mostra e propõe evitar o acumulo de lixo descartável
Festival de Cerveja e de sustentabilidade
Ver mais de Geral