Premix Concreto
Geral

Casos de meningite meningocócica dobram no Ceará

03 Abr 2012 - 18h30

O Cearáregistrou 23 casos de meningite meningocócica em 2012, segundo dados da Secretaria de Saúde do estado. O número representa o dobro dos casos registrados entre 1º de janeiro e 23 de março de 2011. Somente na segunda-feira (2), três pessoas foram internadas no Hospital São José, em Fortaleza, com sintomas da doença, em Fortaleza.


A meningite meningocócica é o tipo mais grave. "Além de a doença evoluir rapidamente, o indivíduo doente pode transmitir para outra pessoa e essa é a grande preocupação. Os outros tipos, de um modo geral, não", afirma o médico e diretor do Hospital São José, Anastácio Queiroz. Ele explica que as doenças infecciosas são mais comuns em crianças, mas podem também atingir adultos. Por este motivo, é preciso ficar atento aos sintomas.


Dor de cabeça insistente, febre, mal estar e manchas vermelhas pelo corpo podem ser indícios de meningite Meningocócica. Queiroz faz um alerta para a semelhança com os sintomas da dengue e pede para que os pacientes questionem sempre os médicos. "Há casos de pacientes que morreram por terem sido diagnosticados como pacientes de dengue", conta.


Segundo a secretaria, a média mensal em 2010 era de 2,3 casos. Em 2011, era de 4,6. Em 2012, a média mensal já chega a 9,3 casos. O tratamento para a Meningite Meningocócica é a base de antibióticos e, aqueles que tiveram contato com o paciente, também deve receber a medicação. O acompanhamento médico é fundamental, de acordo com Anastácio Queiroz.

GLOBO.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

App gratuito ajuda entidades sem fins lucrativos na superação da crise instaurada pelo novo coronaví

Exclusivo para instituições do Terceiro Setor, religiosas ou não, o aplicativo, que é inteiramente gratuito, organiza processos e atividades centrais de cada entidade.
App gratuito ajuda entidades sem fins lucrativos na superação da crise instaurada pelo novo coronaví
Geral

Núcleo de Voluntariado da ACIJS lança iniciativa de valorização a ações solidárias na comunidade

A ideia é propagar experiências que fortaleçam propósitos que movem as pessoas individual e coletivamente
Geral

Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados

Um novo edital do programa que irá contemplar novos espaços para a comunidade jaraguaense deverá ser aberto ainda no primeiro trimestre de 2021.
Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados
Geral

Previsão indica risco de temporais em SC

Essa condição começa do Oeste ao Planalto no decorrer da tarde desta quarta-feira (02), atingindo o Litoral Sul a partir da noite, estendendo-se a todas as regiões na madrugada e manhã de quinta-feira (03). 
Previsão indica risco de temporais em SC
Ver mais de Geral