vacina
Geral

Casos de meningite meningocócica dobram no Ceará

03 Abr 2012 - 18h30

O Cearáregistrou 23 casos de meningite meningocócica em 2012, segundo dados da Secretaria de Saúde do estado. O número representa o dobro dos casos registrados entre 1º de janeiro e 23 de março de 2011. Somente na segunda-feira (2), três pessoas foram internadas no Hospital São José, em Fortaleza, com sintomas da doença, em Fortaleza.


A meningite meningocócica é o tipo mais grave. "Além de a doença evoluir rapidamente, o indivíduo doente pode transmitir para outra pessoa e essa é a grande preocupação. Os outros tipos, de um modo geral, não", afirma o médico e diretor do Hospital São José, Anastácio Queiroz. Ele explica que as doenças infecciosas são mais comuns em crianças, mas podem também atingir adultos. Por este motivo, é preciso ficar atento aos sintomas.


Dor de cabeça insistente, febre, mal estar e manchas vermelhas pelo corpo podem ser indícios de meningite Meningocócica. Queiroz faz um alerta para a semelhança com os sintomas da dengue e pede para que os pacientes questionem sempre os médicos. "Há casos de pacientes que morreram por terem sido diagnosticados como pacientes de dengue", conta.


Segundo a secretaria, a média mensal em 2010 era de 2,3 casos. Em 2011, era de 4,6. Em 2012, a média mensal já chega a 9,3 casos. O tratamento para a Meningite Meningocócica é a base de antibióticos e, aqueles que tiveram contato com o paciente, também deve receber a medicação. O acompanhamento médico é fundamental, de acordo com Anastácio Queiroz.

GLOBO.COM.BR

Matérias Relacionadas

Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Ver mais de Geral