transito
Casos

Casos confirmados de microcefalia sobem para 583

23 Fev 2016 - 22h50
Os casos confirmados de microcefalia no Brasil subiram para 583, entre os 5.640 casos que foram notificados desde o início das investigações coordenadas pelo Ministério da Saúde, em 22 de outubro de 2015. Outros 4.107 casos continuam em análise, de acordo com boletim epidemiológico divulgado hoje (23).

No boletim anterior, divulgado em 12 de fevereiro, o número de casos confirmados era de 462, incluindo 41 diretamente relacionados à transmissão congênita do vírus Zika. Agora, 67 dos casos confirmados foram clinicamente ligados ao Zika pelo Ministério da Saúde.

Foram confirmadas também, nesta terça-feira (23, 30 mortes causadas por microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central, entre os 120 óbitos notificados com esse diagnóstico. Os números anteriores eram de 24 confirmados e 91 notificados.

Até o momento, 950 casos notificados tiveram o diagnóstico de microcefalia descartados, seja por apresentarem exames clínicos normais ou por terem sua má formação provocadas por causas não infecciosas.

Diversas outras infecções congênitas podem provocar a microcefalia, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral. O Ministério da Saúde, no entanto, reforçou, em nota, sua crença de que a maior parte dos bebês nascidos com microcefalia recentemente tiveram sua condição relacionada à infecção pelo vírus Zika.

Os casos de microcefalia foram confirmados em bebês nascidos em 235 municípios, de todas as unidades da federação, com a exceção de Amapá e Amazonas.

O estado com maior número de casos de microcefalia continua a ser Pernambuco, com 209 confirmados e 204 descartados dentre os 1.601 notificados desde outubro de 2015. Em seguida, a Bahia, com 582 confirmações, e Paraíba, com 440.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral