Geral

Casas históricas serão restauradas em Jaraguá

Casa de Walter Marquardt (Barra do Rio Molha), de Antônio Estanislau Ayroso (Jaraguá 99) e da escolinha isolada Professor Arnoldo Schulz (Rio da Luz Vitória) preservarão as características originais e servirão para atividades educacionais

12 Abr 2022 - 11h21Por Janici Demetrio
Casas históricas serão restauradas em Jaraguá  - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

Faz parte da Educação valorizar a história e a cultura de um povo. Mas isso normalmente se resume a estudá-las em livros e a visitas em museus. A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul foi além. Resolveu restaurar e utilizar pedagogicamente três imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico. A secretária de Educação Ivana Dias explica que as edificações servirão tanto para a visita de alunos como para atividades educacionais e de capacitação para alunos e professores. 

Casa Walter Marquardt

A primeira é a casa de Walter Marquardt, que dá nome à rua principal do bairro Barra do Rio Molha, onde fica a Prefeitura de Jaraguá do Sul. A casa fica em um grande terreno cheio de árvores, é da década de 1930 e possui 489 metros quadrados de área construída. O arquiteto responsável pelo projeto de restauração, Aderbal Lopes, conta que a casa foi construída em um estilo moderno para a época, à frente de seu tempo e que até hoje chama a atenção dos que passam pela frente do imóvel. 

A restauração do imóvel, que servirá como extensão da Secretaria de Educação, começou em novembro do ano passado e tem previsão de ficar pronta em junho deste ano. Foram preservadas todas as características originais possíveis na casa, como assoalho, esquadrias das janelas e pintura. Até as cercas de madeira, que delimitam o terreno, estão sendo restauradas. Nos fundos do terreno, onde não há nenhuma construção, será construído um prédio moderno que servirá de auditório e almoxarifado da Secretaria de Educação. O investimento na restauração é de R$ 1,07 milhão. Após o término da restauração será aberta licitação para compra de móveis. A previsão é de que a extensão da secretaria já esteja funcionando até o fim deste ano. 

Casa Professor Antônio Estanislau Ayroso

A casa foi a primeira construção da Escola Antônio Estanislau Ayroso, no bairro Jaraguá 99, e servia de escola e residência para a família do Professor Antônio, com construção em 1915. Os 157 metros quadrados do prédio estão quase completamente restaurados, em fase de pintura e com prazo de conclusão para o fim de maio deste ano. Como foi solicitada instalação de paver na área externa da casa, que não estava prevista no projeto original, a entrega da obra deve atrasar em algumas semanas. O prédio abrigará a biblioteca da escola e uma sala de atendimento pedagógico. Uma curiosidade: é uma casa que tem duas fachadas, uma com “cara de escola” e outra, nos fundos, com “cara de casa”.

Escolinha Professor Arnoldo Schulz

A escolinha fica na localidade rural de Rio da Luz Vitória, está desativada e tem apenas uma sala, que servia como parte administrativa e sala de aula ao mesmo tempo. A construção é da década de 1940. O projeto arquitetônico de restauração deve ficar pronto em junho, quando deverá ser aberta licitação para escolha da empresa que irá executar as restaurações e ampliações no local.  

A obra contemplará reforma na rede elétrica, no sistema hidrossanitário e de drenagem, bem como projeto estrutural. As áreas externas serão revitalizadas, com  substituição das cercas e portões de acesso e paisagismo e criação de ambientes de convivência. A nova edificação vai se chamar "Centro de Formação Continuada Prof. Arnoldo Schulz", tendo como objetivo oferecer um espaço diferenciado para as formações continuadas de servidores e reuniões pedagógicas, local de estudo para os alunos e também servirá como polo do programa de reforço escolar (PEG) para as escolas da região.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!

 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido

Dados do Registro Civil mostram que Brasil teve 970 mil casamentos e 420 mil divórcios em 2022, ou seja, cerca de 1 divórcio a cada 2 casamentos em 2022.
Brasileiros se divorciam cada vez mais e mais rápido
Ver mais de Geral