transito
Geral

Caropreso requer que autoescolas possam aplicar provas teóricas de habilitação durante pandemia

Em várias regiões e cidades o trâmite para emissão de CNH está suspenso ou limitado pelo órgão estadual de trânsito

14 Set 2020 - 17h03Por Da Redação

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) defende que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) sejam autorizados a aplicar as provas teóricas para o processo de habilitação de motoristas enquanto durar a pandemia de Covid-19 e protocolou indicação dirigida ao governador Carlos Moisés.  Na semana passada o parlamentar discutiu o assunto com representantes de CFCs da Grande Florianópolis.

Devido às medidas de enfrentamento da pandemia, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran)  estão atendendo com 50% da capacidade. Em Florianópolis as provas estão suspensas há seis meses. “Há uma enorme demanda reprimida. São inúmeros os casos de pessoas que precisam renovar ou tirar a carteira de habilitação - CNH  para atender as exigências de oferta de emprego  e não estão podendo fazer”, argumentou o deputado.

Conforme o parlamentar, a medida é respaldada pelas resoluções 730/2018 e 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Vários estados, a exemplo de São Paulo e Rio Grande do Sul, já autorizam as autoescolas a aplicar as provas teóricas, atendendo as normas de distanciamento social, sanitárias e de fiscalização por videomonitoramento.

As provas seriam aplicadas por meio da contratação de plataformas tecnológicas homologadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e credenciadas pelo Detran, os quais forneceriam as questões extraídas randomicamente do seu banco de dados.  “Como em outros estados,  as autoescolas interessadas fariam a adesão ao sistema se comprometendo com os custo de implementação, como o videomonitoramento, que deve possibilitar o acompanhamento em tempo real pelo órgão oficial para evitar fraudes no processo”.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR

A apresentação reúne os estudantes de acordeon, canto, piano e piano popular, acontece no dia 26 de abril
Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (17).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena

Confira os números sorteados
Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena
Geral

Morte de Padre Aloísio Boeing completa 18 anos

Como de costume, ocorre nesta quarta-feira (17) na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, missas pela beatificação do religioso
Morte de Padre Aloísio Boeing completa 18 anos
Ver mais de Geral