dengue
Geral

Carnaval aumenta a movimentação nos dois principais aeroportos de Santa Catarina em até 15%

15 Fev 2012 - 15h01

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, receberá 17 voos extras no período do Carnaval, incluindo a chegada de passageiros de dentro e de fora do país. O Aeroporto Internacional de Navegantes, mais oito - o dobro do que foi registrado no Carnaval do ano passado.

Os dias mais movimentados variam conforme o aeroporto. Em Florianópolis, a maior chegada e saída de passageiros ocorrerá nas quintas e sextas-feiras desta e da próxima semana e na quarta-feira após a festa. Em Navegantes, o primeiro voo extra chega no sábado, mas a maior concentração deles está na volta para casa, entre terça-feira da próxima semana e o domingo pós-Carnaval.

Entre sábado e quinta-feira o acréscimo na movimentação deverá ser equilibrado em Florianópolis com a solicitação das companhias aéreas para o cancelamento de 23 voos regulares inicialmente previstos. Outros 26 voos foram cancelados entre sábado e segunda-feira em Navegantes. Isso porque as pessoas chegam antes da festa e saem depois de esticarem o feriadão, com uma movimentação menor no final de semana.

Mesmo com os cancelamentos de voos regulares, a expectativa do aeroporto da Capital é que cheguem, para o Carnaval, 47,7 mil pessoas no terminal, e que outros 47,7 mil deixem a cidade por via aérea. Um aumento de 15% se comparado o Carnaval de 2011, quando 83 mil passageiros movimentaram o aeroporto no período entre chegadas e partidas. O crescimento está acima da média prevista pela Infraero para o país, que é de 13,2%.

Em Navegantes estão operando diariamente, desde novembro, 21 voos regulares - quatro a mais do que no Carnaval de 2011. Apenas estes voos significam 1 mil passageiros a mais embarcando e desembarcando por dia no terminal.

- Prevemos dias calmos para este Carnaval porque tivemos mais cancelamentos do que voos extras. O aeroporto tem registrado uma média de 3 mil passageiros por dia, mas este número deve cair no final de semana, aumentando em até 10% nos dias com voos extras - prevê o superintendente Marco Aurélio Zenni.

A previsão é que os voos registrem uma ocupação maior no período. Se a média seguir o padrão registrado até agora, 12 mil passageiros devem chegar e outros 12 mil partir pelo terminal entre sábado desta semana e o domingo da próxima.

Desde o início da temporada, os dois aeroportos reforçaram as suas equipes de apoio e fiscalização. Começaram a circular nos terminais de passageiros funcionários com coletes amarelos da campanha Possa Ajudar?. Em Navegantes, um funcionário foi deslocado para esta função a cada turno e, nos horários de pico, são dois atendentes que auxiliam os passageiros. A vigilância dentro do terminal foi reforçada com três funcionários, realocados de outras funções.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alerta para os principais problemas nesta época de grande movimentação nos aeroportos: ausência de prestação de informação aos passageiros, falta de assistência em caso de atrasos e cancelamentos, overbooking e falhas no processo de identificação (divergência entre cartões de embarque e documentos).

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Compra e venda de veículo: a importância do contrato

Confira as dicas
Compra e venda de veículo: a importância do contrato
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Ver mais de Geral