Unimed - Capa
Geral

Carnaval aumenta a movimentação nos dois principais aeroportos de Santa Catarina em até 15%

15 Fev 2012 - 15h01

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, receberá 17 voos extras no período do Carnaval, incluindo a chegada de passageiros de dentro e de fora do país. O Aeroporto Internacional de Navegantes, mais oito - o dobro do que foi registrado no Carnaval do ano passado.

Os dias mais movimentados variam conforme o aeroporto. Em Florianópolis, a maior chegada e saída de passageiros ocorrerá nas quintas e sextas-feiras desta e da próxima semana e na quarta-feira após a festa. Em Navegantes, o primeiro voo extra chega no sábado, mas a maior concentração deles está na volta para casa, entre terça-feira da próxima semana e o domingo pós-Carnaval.

Entre sábado e quinta-feira o acréscimo na movimentação deverá ser equilibrado em Florianópolis com a solicitação das companhias aéreas para o cancelamento de 23 voos regulares inicialmente previstos. Outros 26 voos foram cancelados entre sábado e segunda-feira em Navegantes. Isso porque as pessoas chegam antes da festa e saem depois de esticarem o feriadão, com uma movimentação menor no final de semana.

Mesmo com os cancelamentos de voos regulares, a expectativa do aeroporto da Capital é que cheguem, para o Carnaval, 47,7 mil pessoas no terminal, e que outros 47,7 mil deixem a cidade por via aérea. Um aumento de 15% se comparado o Carnaval de 2011, quando 83 mil passageiros movimentaram o aeroporto no período entre chegadas e partidas. O crescimento está acima da média prevista pela Infraero para o país, que é de 13,2%.

Em Navegantes estão operando diariamente, desde novembro, 21 voos regulares - quatro a mais do que no Carnaval de 2011. Apenas estes voos significam 1 mil passageiros a mais embarcando e desembarcando por dia no terminal.

- Prevemos dias calmos para este Carnaval porque tivemos mais cancelamentos do que voos extras. O aeroporto tem registrado uma média de 3 mil passageiros por dia, mas este número deve cair no final de semana, aumentando em até 10% nos dias com voos extras - prevê o superintendente Marco Aurélio Zenni.

A previsão é que os voos registrem uma ocupação maior no período. Se a média seguir o padrão registrado até agora, 12 mil passageiros devem chegar e outros 12 mil partir pelo terminal entre sábado desta semana e o domingo da próxima.

Desde o início da temporada, os dois aeroportos reforçaram as suas equipes de apoio e fiscalização. Começaram a circular nos terminais de passageiros funcionários com coletes amarelos da campanha Possa Ajudar?. Em Navegantes, um funcionário foi deslocado para esta função a cada turno e, nos horários de pico, são dois atendentes que auxiliam os passageiros. A vigilância dentro do terminal foi reforçada com três funcionários, realocados de outras funções.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alerta para os principais problemas nesta época de grande movimentação nos aeroportos: ausência de prestação de informação aos passageiros, falta de assistência em caso de atrasos e cancelamentos, overbooking e falhas no processo de identificação (divergência entre cartões de embarque e documentos).

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci

A causa da morte não foi divulgada pela família. 
Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci
Geral

Morre Francisco, pai dos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano

Ele estava internado em um  hospital particular em Goiânia há 14 dias
Morre Francisco, pai dos sertanejos Zezé di Camargo e Luciano
Geral

Caropreso cobra agilidade na licitação das obras especiais da BR 280 

Recurso administrativo requer alteração de projeto
Caropreso cobra agilidade na licitação das obras especiais da BR 280 
Geral

Portarias do Estado liberam uso de provadores e cursos livres para menores de 14 anos

A autorização para a prova de roupas, acessórios, bijuterias e calçados foi autorizada pela portaria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) 883/2020, publicada na terça-feira (17)
Ver mais de Geral