Caraguá
Escritor catarinense Carlos H. Schroeder

Carlos H. Schroeder receberá Medalha Cruz e Sousa 2016

05 Out 2016 - 18h42
Carlos H. Schroeder receberá Medalha Cruz e Sousa 2016 -

O escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder colherá no próximo mês mais um fruto em sua carreira: uma medalha. Schroeder, que nasceu em Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí, mas há dezesseis anos vive em Jaraguá do Sul, receberá a a maior honraria concedida pelo Estado na área cultural: a Medalha do Mérito Cultural “Cruz e Sousa”. Criada pelo Decreto 4.892/1994, é um prêmio simbólico concedido desde 1997 aos autores de obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas relativas ao Estado de Santa Catarina e reconhecidas como de real valor, ou a quem tenha contribuído de modo eficaz para o enriquecimento ou a defesa do patrimônio artístico e cultural do Estado. A medalha será entregue em solenidade especial no dia 24 de novembro, no Cinema do Centro Integrado de Cultura/CIC, em Florianópolis.

“Fiquei surpreso, e muito feliz. Ser conhecido na sua terra é gratificante, pois meus livros se desenvolvem em Santa Catarina: o As fantasias eletivas (acaba de ser lançado na Espanha)  se passa em Balneário Camboriú, o História da chuva, em Jaraguá do Sul, Pomerode e Blumenau.” Schroeder é autor de Ensaio do vazio, adaptado para os quadrinhos, da coletânea de contos As certezas e as palavras (Editora da Casa), vencedora do Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional e, do romance As fantasias eletivas (Record, 2014), em adaptação cinematográfica e lançado na Espanha. Publicou História da chuva (Record, 2015), obra contemplada pela bolsa Petrobras Cultural. Tem contos traduzidos para o inglês, alemão, espanhol e islandês.

Além de Schroeder, outras sete personalidades do meio cultural catarinense serão agraciadas: Aldo Baldin (música), in memoriam, Ana Lúcia Coutinho (cultura popular e patrimônio cultural), Dorvalina Scartazzini (música), Fátima Regina Althoff (patrimônio cultural), Jone Cezar de Araújo (artes visuais), Marli Cristina Scomazzon (letras) e Neyla Maria Baú Caramori (arte educação).


Os nomes foram escolhidos pelo Conselho Estadual de Cultura, que este ano contou com a contribuição do público, por meio de uma consulta eletrônica, e quinhentas e setenta e duas pessoas concorreram a honraria, de 52 municípios diferentes. O nome de Schroeder foi indicado pela Câmara Catarinense do Livro e referendado pelo conselho e pelo governo.

Matérias Relacionadas

Geral

Gustavo Bardim se apresenta na semifinal do The Voice Kids neste domingo

Veja como votar
Gustavo Bardim se apresenta na semifinal do The Voice Kids neste domingo
Geral

Morre o empresário Renato Trapp, presidente da Trapp Metalúrgica de Jaraguá

A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul emitiu nota de pesar
Morre o empresário Renato Trapp, presidente da Trapp Metalúrgica de Jaraguá
Geral

Evento online quer potencializar recursos de incentivos fiscais a projetos sociais em SC

O tema será abordado pelo assessor de Responsabilidade Social da FIESC, Sandro Volpato Faria, e pela líder do programa Fundo Social, Andressa Mongruel Martins Vicenzi
Economia

Governo libera Fintechs a realizarem antecipação de até 5 ciclos do saque-aniversário do FGTS

A Jooy Digital, localizada em Jaraguá do Sul, é uma fintech de soluções digitais e desde junho, já realizou a antecipação de aproximadamente 4.700 clientes
Governo libera Fintechs a realizarem antecipação de até 5 ciclos do saque-aniversário do FGTS
Ver mais de Geral