GNet
Educação

Caravana de Educação para a Cidadania em Schroeder e Barra Velha

16 Out 2015 - 19h40

Está confirmada a próxima ação das Escolas do Legislativo da Avevi e da Assembleia Legislativa será a Caravana de Educação para a Cidadania que neste ano contemplará os municípios de Schroeder e Barra Velha. No município de Schroeder a escola escolhida para receber o evento, foi a Santos Tomazelli, com 300 alunos, e as atividades ocorrerão no dia 04 de novembro.  No município de Barra Velha será na escola Antônia Gasino de Freitas, no dia 06 de novembro atendendo aproximadamente 1300 estudantes do ensino fundamental, dos dois turnos.


Essa atividade terá a parceria das Câmaras Municipais de Schroeder e Barra Velha. Serão realizadas palestras tendo como meta despertar nos estudantes os conceitos de cidadania, com temas de relevância, dentre eles uma abordagem em linguajar simples sobre a constituição brasileira. Já a outra atividade está focada nos direitos da criança e do adolescente, as exposições serão feitas de forma musicada, com grande dinamicidade e interação entre o palestrante e os participantes, inclusive, sendo distribuída uma cartilha com as letras e um CD com as músicas cantadas durante o evento.

Segundo o diretor da Escola da Avevi, Francisco Schork, “o dia de realização do projeto é para a escola participante um momento impar e de grande interação entre os participantes”. Ele destacou o sucesso dos eventos realizados nos municípios de Massaranduba e São João do Itaperiú no ano passado.

“Para o ano de 2016, já está programado a realização da Caravana de Educação para a Cidadania, nos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Corupá, repetindo-se a parceria entre as Escolas”, ressalta o diretor.

  Diretor da Escola do Legislativo destaca a evolução do Programa Proquales da Avevi

O ano de 2015 será marcado nas Câmaras de Vereadores associadas da Avevi pela implantação de um programa de qualidade na prestação de serviços a população, o PROQUALES. Segundo o Diretor da Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes da Avevi, Prof. Francisco H. Schork, esta ação da instituição já está sendo inserida nas Câmaras de Vereadores de Guaramirim, Barra Velha e São João do Itaperiu. Para o próximo ano as outras câmaras associadas poderão contatar a associação para recebê-lo gratuitamente.


O PROQUALES foi implantado na Câmara de Vereadores de Guaramirim no primeiro semestre deste ano, estando agora já em sua segunda fase, com a descrição dos manuais de procedimentos, definindo o passo a passo da execução das tarefas, atividades que visam proporcionar transparência às ações operacionais, facilitando os controles internos.

Na Câmara de Vereadores de Barra Velha, a atividade entra agora na segunda fase, com a elaboração dos planos de ação, deste modo, descrevendo as ações que devem ser executadas para que tarefas observem os princípios da impessoalidade, da competência em vista dos resultados que se espera obter com a realização das tarefas operacionais. Já na Câmara de Vereadores de São João do Itaperiú, a implantação do PROQUALES foi iniciada em setembro último, com o seminário de coleta de dados e elaboração das linhas mestras do Programa, nesta fase participando todos os servidores da casa.

Numa avaliação geral sobre a implantação do PROQUALES, o Prof. Francisco, afirma que o programa vem sendo muito bem recebido pelos servidores das câmaras envolvidas, pois, “percebem que a execução do mesmo vem diretamente em benefício das próprias câmaras, normatizando as ações operacionais e com isso garantindo a qualidade continuada das melhorias”.

GNet

Matérias Relacionadas

Educação

Secretaria de Educação de Jaraguá divulga cronograma para cadastramento nos CMEIs

No dia 10 de fevereiro haverá a divulgação da lista e posterior chamada das crianças para as vagas 2022
Secretaria de Educação de Jaraguá divulga cronograma para cadastramento nos CMEIs
Economia

95% dos ambulantes de fora de Jaraguá têm registros policiais

Dados são do Setor de Posturas da Prefeitura. Novo decreto deve regulamentar a atividade no município.
95% dos ambulantes de fora de Jaraguá têm registros policiais
Política

Governo vai autorizar início da obra de revitalização da SC 110 na sexta-feira

Vicente Caropreso se reuniu com governador na terça-feira (26) para tratar da assinatura da ordem de serviço e de outras pautas da região
Governo vai autorizar início da obra de revitalização da SC 110 na sexta-feira
Esportes

Corupá sedia pedal inaugural do Circuito Vale dos Encantos no sábado

A concentração para o pedal está marcada para às 8h30, com saída às 9h
Corupá sedia pedal inaugural do Circuito Vale dos Encantos no sábado
Ver mais de Geral