GNet
Geral

Capivara ferida morre após ser resgatada no centro de Jaraguá

Considerada o maior roedor do mundo, a capivara é um animal típico da fauna brasileira podendo ser encontrada em toda extensão territorial do Brasil.

13 Out 2021 - 17h34Por Janici Demetrio
Capivara ferida morre após ser resgatada no centro de Jaraguá - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

Na última segunda-feira (11) a equipe de biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) resgatou uma capivara de aproximadamente 47 quilos nas imediações da Rua Marina Frutuoso, no Centro. O bicho, que estava dentro de um prédio em construção (foto), chegou a receber atendimento veterinário, mas como estava bastante debilitado e ferido, acabou morrendo.

Segundo o biólogo da Fujama, Gilberto Duwe, tudo leva a crer que o animal possa ter se envolvido numa briga com outro da sua espécie.

“Acreditamos que talvez tenha sido expulsa do próprio bando, se obrigando a se esconder onde foi encontrada. Além de ferida, ela estava fraca com sinais de anemia”, descreveu.

Considerada o maior roedor do mundo, a capivara é um animal típico da fauna brasileira podendo ser encontrada em toda extensão territorial do Brasil. Em Jaraguá do Sul é comum ser avistada em bandos próximos às margens dos rios que cortam a cidade.

Além desta ocorrência, também foram registrado pelo menos quatro atropelamentos de gambás na zona urbana da cidade. Segundo outro biólogo da Fujama, Christian Raboch, Jaraguá do Sul tem praticamente 40% do seu território com cobertura vegetal. “Isso faz que nossas cidade seja rica em biodiversidade tanto de plantas como animais. E esses animais acabam eventualmente atravessando as ruas seja na busca de alimentos ou para encontrar um parceiro para se reproduzir. Por isso, é importante que as pessoas respeitem os limites de velocidade, as sinalizações de que há animais que atravessam a via, para tentar prevenir o acidentes e também preservar a fauna”, observou.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!

GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC

O Estado está organizado para suprir as necessidades em 2022, como o calendário vacinal, UTIs especificas e centros de recuperação pós-pandemia.
Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC
Geral

Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado

A feirinha de adoção de animais ocorre nas dependências da Sala Verde, ao lado da Biblioteca Pública Municipal
Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado
Geral

Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil

A premiação Classe A é concedida a apenas 15% das mais de 600 concessionárias Chevrolet no Brasil
Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil
Geral

Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra

Corpo celeste é mais de 30 vezes maior do que os cometas geralmente vistos pelos cientistas, ele tem 150 km de diâmetro.
Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra
Ver mais de Geral