dengue 2
Geral

Capivara ferida morre após ser resgatada no centro de Jaraguá

Considerada o maior roedor do mundo, a capivara é um animal típico da fauna brasileira podendo ser encontrada em toda extensão territorial do Brasil.

13 Out 2021 - 17h34Por Janici Demetrio
Capivara ferida morre após ser resgatada no centro de Jaraguá - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

Na última segunda-feira (11) a equipe de biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) resgatou uma capivara de aproximadamente 47 quilos nas imediações da Rua Marina Frutuoso, no Centro. O bicho, que estava dentro de um prédio em construção (foto), chegou a receber atendimento veterinário, mas como estava bastante debilitado e ferido, acabou morrendo.

Segundo o biólogo da Fujama, Gilberto Duwe, tudo leva a crer que o animal possa ter se envolvido numa briga com outro da sua espécie.

“Acreditamos que talvez tenha sido expulsa do próprio bando, se obrigando a se esconder onde foi encontrada. Além de ferida, ela estava fraca com sinais de anemia”, descreveu.

Considerada o maior roedor do mundo, a capivara é um animal típico da fauna brasileira podendo ser encontrada em toda extensão territorial do Brasil. Em Jaraguá do Sul é comum ser avistada em bandos próximos às margens dos rios que cortam a cidade.

Além desta ocorrência, também foram registrado pelo menos quatro atropelamentos de gambás na zona urbana da cidade. Segundo outro biólogo da Fujama, Christian Raboch, Jaraguá do Sul tem praticamente 40% do seu território com cobertura vegetal. “Isso faz que nossas cidade seja rica em biodiversidade tanto de plantas como animais. E esses animais acabam eventualmente atravessando as ruas seja na busca de alimentos ou para encontrar um parceiro para se reproduzir. Por isso, é importante que as pessoas respeitem os limites de velocidade, as sinalizações de que há animais que atravessam a via, para tentar prevenir o acidentes e também preservar a fauna”, observou.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral