Eleições
Campanha “Um vereador pra chamar de seu” começa dia 15
“Um vereador pra chamar de seu”, é o título da campanha que vai levar informação ao eleitor sobre o perfil de políticos que a sociedade necessita, ou seja, mais comprometidos com o interesse coletivo. A ideia é orientar sobre o papel do vereador. “Ele tem a prerrogativa de aprovar orçamento, mas não faz papel de Executivo”, explica o presidente da Acijs, Giuliano Donini, acrescentando que isso tem que ficar bem claro ao eleitor, para que não seja iludido por candidato que promete coisas que não são de sua competência.
Uma página na internet será criada, com vídeos provocadores sobre os temas pertinentes à eleição, além de conteúdo nas redes sociais. A campanha termina em 1 de outubro.
Ao Legislativo
Para o presidente da Acijs, as propostas sugeridas aos partidos políticos vêm defender os interesses da comunidade e não da classe empresarial. Uma das sugestões para o Legislativo, por exemplo, é reduzir pela metade o Orçamento da Câmara de Vereadores, através da devolução do valor ainda no começo de cada ano aos cofres da Prefeitura. Manter o mesmo número de vereadores em 11 cadeiras e não construir nova sede estão entre as sugestões.
Ao executivo
Direcionar no mínimo 12% do orçamento anual para investimentos em infraestrutura, é a principal indicação do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul para atender as necessidades da população. Percentual para isso poderia vir dos 3% do Orçamento da Câmara de Vereadores e da redução dos percentuais da Educação e Saúde (sem comprometer os serviços), que resultaria em mais 6%.
Documento entregue aos partidos sugere que o futuro gestor reduza de 13 para oito secretarias e não promover concurso público, aprimorando a formação dos atuais funcionários, desenvolvendo processos de meritocracia.