dengue 2
Saúde

Campanha para atualização da caderneta de vacinação inicia neste sábado

17 Ago 2012 - 11h19

Começa amanhã a primeira campanha de atualização da caderneta de vacinação de crianças menores de cinco anos. A vacinação nos 34 mil  postos de saúde de todo o País, segue até o dia 24 de agosto.  O objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas. A expectativa é atingir 14,1 milhões de crianças. Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, que inclui Pentavalente, vacina combinada contra a Difteria, Tétano, Coqueluche, Hemófilos (meningite e outras doenças bacterianas) e Poliomielite. Seu uso é indicado no 4º e 15º mês de vida e entre 4 e 6 anos de idade. Está vacina está disponível na rede pública somente durante as campanhas. Também será disponibilizada a VOP (Vacina Inativada Poliomielite), indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil. 


Segundo a supervisora de imunização Secretaria de Saúde de Jaraguá do sul, Ana Cristina Kneip, todos os postos de vacinação do município vão abrir amanhã das 8h às 17h. Destacando que não tem vacina nova, é apenas para colocar em dia a imunização das crianças. 

Em Guaramirim, o setor de saúde informa que a imunização será feita somente nos postos de saúde onde tem salas de vacina, ou seja, no Rio Branco, Corticeira, Guamiranga e Centro,das 8h às 17h. A Técnica Vigilância Epidemiológica, Rosimar Lis, ressalta a importância da apresentação da carteirinha de saúde dos filhos, pois ela é fundamental para a avaliação e só tomará a vacina, a criança que não estiver com o esquema completo conforme padronizado pelo Ministerio da Saúde.

A partir de agosto de 2013, o Sistema Único de Saúde (SUS) substituirá do calendário público de vacinação infantil a vacina tríplice viral pela tetraviral. Esta continuará a imunizar contra caxumba, rubéola e sarampo, como já o faz a tríplice viral, mas também protegerá da varicela, mais conhecida como catapora.

(SÉRGIO LUIZ)

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Geral

Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá

A próxima edição, dias 27 e 28, será na Ilha da Figueira
Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (22)
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral