Premix Concreto
Saúde

Campanha para atualização da caderneta de vacinação inicia neste sábado

17 Ago 2012 - 11h19

Começa amanhã a primeira campanha de atualização da caderneta de vacinação de crianças menores de cinco anos. A vacinação nos 34 mil  postos de saúde de todo o País, segue até o dia 24 de agosto.  O objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas. A expectativa é atingir 14,1 milhões de crianças. Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, que inclui Pentavalente, vacina combinada contra a Difteria, Tétano, Coqueluche, Hemófilos (meningite e outras doenças bacterianas) e Poliomielite. Seu uso é indicado no 4º e 15º mês de vida e entre 4 e 6 anos de idade. Está vacina está disponível na rede pública somente durante as campanhas. Também será disponibilizada a VOP (Vacina Inativada Poliomielite), indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil. 


Segundo a supervisora de imunização Secretaria de Saúde de Jaraguá do sul, Ana Cristina Kneip, todos os postos de vacinação do município vão abrir amanhã das 8h às 17h. Destacando que não tem vacina nova, é apenas para colocar em dia a imunização das crianças. 

Em Guaramirim, o setor de saúde informa que a imunização será feita somente nos postos de saúde onde tem salas de vacina, ou seja, no Rio Branco, Corticeira, Guamiranga e Centro,das 8h às 17h. A Técnica Vigilância Epidemiológica, Rosimar Lis, ressalta a importância da apresentação da carteirinha de saúde dos filhos, pois ela é fundamental para a avaliação e só tomará a vacina, a criança que não estiver com o esquema completo conforme padronizado pelo Ministerio da Saúde.

A partir de agosto de 2013, o Sistema Único de Saúde (SUS) substituirá do calendário público de vacinação infantil a vacina tríplice viral pela tetraviral. Esta continuará a imunizar contra caxumba, rubéola e sarampo, como já o faz a tríplice viral, mas também protegerá da varicela, mais conhecida como catapora.

(SÉRGIO LUIZ)

Matérias Relacionadas

Geral

Núcleo de Voluntariado da ACIJS lança iniciativa de valorização a ações solidárias na comunidade

A ideia é propagar experiências que fortaleçam propósitos que movem as pessoas individual e coletivamente
Geral

Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados

Um novo edital do programa que irá contemplar novos espaços para a comunidade jaraguaense deverá ser aberto ainda no primeiro trimestre de 2021.
Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados
Geral

Previsão indica risco de temporais em SC

Essa condição começa do Oeste ao Planalto no decorrer da tarde desta quarta-feira (02), atingindo o Litoral Sul a partir da noite, estendendo-se a todas as regiões na madrugada e manhã de quinta-feira (03). 
Previsão indica risco de temporais em SC
Geral

Livro resgata receitas e histórias da Vó Nica

O lançamento acontece nesta quinta-feira (3). Toda a renda proveniente da venda do livro será revertida à AMA, da qual a autora, Marili Zanotti, é voluntária
Livro resgata receitas e histórias da Vó Nica
Ver mais de Geral