dengue
Saúde

Campanha estimula melhoria em saúde para população transexual

28 Jan 2016 - 23h00
A campanha “Cuidar bem da saúde de cada um. Faz bem para todos. Faz bem para o Brasil” tem como objetivo informar e conscientizar a sociedade, e os profissionais de saúde, e trabalhadores do Sistema Único de Saúde, o SUS, sobre a importância de cuidar bem da saúde dessas pessoas. De acordo com a secretária de Gestão Estratégica e Participativa do ministério da Saúde, Lenir Santos, os relatos de preconceito e discriminação com a população transexual levaram o ministério a abordar o tema. A campanha vai ser realizada em parceria com o ministério das Mulheres, da Igualdade e dos Direitos Humanos e está relacionada ao Dia da Visibilidade Trans, que é comemorado no dia 29 de janeiro. Durante a mobilização, 200 mil cartilhas e 100 mil cartazes vão ser distribuídos para as unidades de saúde, secretarias estaduais, conselhos de saúde e outras organizações. Além de ser veiculado nas redes sociais, mensagens sobre a conscientização e a necessidade dos travestis. De acordo com o ministério da Saúde, a cartilha para os profissionais destaca o direito de todos à saúde com respeito e sem discriminação. Também foi lançado o livro “Transexualidade e Travestilidade”, que apresenta uma coletânea de artigos com foco na importância da saúde para essa população, a partir do olhar de movimentos sociais. Além disso, a Política Nacional de Saúde LGBT garante que a população transexual seja chamada pelos apelidos ou nomes artísticos no cartão do SUS, desde 2012. Atualmente, o SUS oferece acesso aos procedimentos do processo transexualizador, onde são realizadas cirurgias para mudança de sexo, retirada de mama, útero, inclusão de próteses de silicone e mudança de voz. De acordo com o segundo relatório sobre violência homofóbica no Brasil, em 2012, quase cinco mil pessoas foram vítimas de violações relacionadas à população LGBT.

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral