Geral

Campanha da vacinação atingiu 60% do público-alvo, diz ministério

14 Mai 2011 - 11h49

Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam que 60,24% do público-alvo foi imunizado durante a campanha da vacinação contra a gripe, que encerrou nesta sexta-feira (13).


Segundo o Ministério da Saúde, o balanço parcial entre secretarias municipais e estaduais leva em conta dados das 18h,que apontam 18.028.230 pessoas vacinadas.

Em alguns estados onde as metas não foram atingidas, a campanha de vacinação ainda segue. A meta, segundo o ministério da Saúde, é vacinar cerca de 24 milhões de pessoas. O público com maior cobertura de vacinação foi o das crianças com idades entre seis meses e dois anos. Cerca de 65% do público nesta faixa etária foi imunizado.

Nas pessoas com mais de 60 anos, 63% do público foi imunizado. Os trabalhadores de saúde tiveram 60,6% do público vacinado. Gestantes e indígenas tiveram o menor índice, com 39,47% e 38,07%, respectivamente. A vacina protege contra os três principais vírus da gripe, entre eles o da influenza A (H1N1).

A prorrogação da campanha nas cidades onde não foram atingidas as metas caberá aos gestores locais. No Rio Grande do Sul, onde 58% do público-alvo foi vacinado, a secretaria estadual de Saúde já informou que a campanha será prorrogada até o próximo dia 20. Além do Rio Grande do Sul, São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e Alagoas, além da capital de Mato Grosso do Sul, estenderam campanha até dia 20.

No Distrito Federal, e nos estados de Roraima e Mato Grosso o prazo foi ampliado até o dia 27. No Ceará, a vacina poderá ser tomada até 13 de junho, informou a Secretaria Estadual de Saúde. O ministério da Saúde prometem divulgar um novo balanço das imunizações na próxima semana.


A campanha deste ano foi considerada pelo Ministério da Saúde, a segunda com maior número de imunizações no país, só atrás da de 2008, quando 65,35% do público-alvo foi imunizado. No ano passado, a campanha atingiu 54,81% da população.

Público
Na campanha deste ano, o Ministério da Saúde incluiu pela primeira vez as gestantes (em qualquer fase da gravidez), crianças de seis meses a menores de dois anos (1 ano, 11 meses e 29 dias) e os trabalhadores de saúde. Até o ano passado, a campanha era voltada para idosos (pessoas com 60 anos e mais) e indígenas, que continuam entre os grupos prioritários.

A campanha deste ano distribuiu 32,7 milhões de doses, para todos os estados e municípios. A vacinação ocorreu em mais de 33 mil postos de todo o país e mobilizou 240 mil profissionais de saúde.

GLOBO.COM

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Oficina com cantigas de rodas em libras terá transmissão nesta quarta em Jaraguá

As idealizadoras, Franciele Martins de Abreu Calduro e Mislene Pickcius, buscam a valorização desta manifestação cultural e promovem a acessibilidade para crianças com deficiência auditiva, por meio de libras.
Geral

Samae faz manutenção de áreas do programa Mata Ciliar

O Programa foi lançado em março de 2019, no dia 22 de março (Dia Mundial da Água), com o objetivo de recompor as margens do Rio Itapocu
Samae faz manutenção de áreas do programa Mata Ciliar
Geral

Entidades recebem doações da campanha VacinAção Solidária em Jaraguá

A campanha foi lançada no último dia 6 de abril, com o objetivo de receber doações da população durante a campanha de vacinação contra a covid-19.
Entidades recebem doações da campanha VacinAção Solidária em Jaraguá
Geral

Balão chama a atenção de moradores de Jaraguá do Sul

A iniciativa é do pastor Ronald Gartner, que usou de um balão e de um megafone para pregar nas alturas
Balão chama a atenção de moradores de Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral