Geral

Caminhada da Rede Feminina marca Outubro Rosa neste sábado

A Caminhada Rosa passará por ruas centrais da cidade com objetivo de lembrar as pessoas da importância da prevenção do câncer de mama

25 Out 2019 - 13h30Por Da Redação
Caminhada da Rede Feminina marca Outubro Rosa neste sábado - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

Parte da programação do Outubro Rosa em Jaraguá do Sul, a Caminhada Rosa será realizada neste sábado (26) a partir das 8h30. O evento, promovido e organizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, terá concentração, saída e encerramento no estacionamento do Fort Atacadista, bairro Vila Baependi.

A Caminhada Rosa passará por ruas centrais da cidade com objetivo de lembrar as pessoas da importância da prevenção do câncer de mama.

Segundo a Rede Feminina, ao final, serão distribuídas frutas e água aos participantes, além do sorteio de cinco bicicletas e uma TV 32 polegadas entre as pessoas que estiverem usando a camisa da campanha deste ano. Mesmo em caso de chuva, a concentração e o sorteio de brindes serão realizados.

Este é o 9º ano que a ação é realizada e segundo os organizadores sempre teve boa adesão de público. A Rede Feminina lembra ainda que o câncer de mama é o tipo de câncer com maior incidência na população feminina do País, excetuando o de pele não melanoma. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que serão 59,7 mil novos casos este ano.

O câncer, com 201 casos, foi uma das principais causas de morte em Jaraguá do Sul no ano passado, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde divulgados no documento denominado Saúde em Números – Edição 2019 (Ano Base 2018).

Para a coordenadora do Programa de Prevenção da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Emília Alquini, hábitos saudáveis e exames preventivos precisam fazer parte da rotina das pessoas para que mais vidas possam ser salvas.

Outras ações – A caminhada marca o auge de uma série de ações voltadas à Campanha do Outubro Rosa. “Neste mês, a Secretaria de Saúde juntamente com as nossas 27 unidades básicas que atendem a comunidade nos bairros fizeram vários eventos e encontros com as mulheres para tratarem desta conscientização quanto ao exame de mama, também da questão da coleta de material para exame de colo de útero. Fizemos várias atividades onde as mulheres puderam expor suas problemáticas, as dificuldades que normalmente encontram juntamente com estas questões da saúde da mulher. Elas tiveram as portas abertas em diversas ações durante o sábado nas unidades básicas de saúde, não só as relacionadas às campanhas de vacinação”, destacou a diretora da Secretaria de Saúde, Niura Demarchi.

Até esta quinta-feira (24), houve 866 coletas de material para o exame citopatológico de cóli de útero. Niura acrescenta ainda que foram realizadas 234 mamografias bilateral neste período. “Acreditamos que ações desenvolvidas tanto pela Prefeitura como pela própria Rede Feminina entre outras atividades tiveram os objetivos atingidos ao longo deste Outubro Rosa. Segundo ela, neste ano, 66 mulheres foram internadas devido ao câncer de mama eu outras 14 relacionadas ao câncer de colo de útero.

Niura salienta que independente da Campanha do Outubro, as unidades de saúde estão abertas todos os dias ao longo do ano para atender o público feminino em relação a estas questões.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura confirma entrada em vigor do novo sistema de transporte em Jaraguá

A primeira alteração é no valor das passagens que sofrerá uma redução no valor da compra antecipada, baixando de R$ 4,60 para R$ 3,94
Prefeitura confirma entrada em vigor do novo sistema de transporte em Jaraguá
Política

Jaraguá é destaque nacional no Índice de Gestão Municipal Aquila

Jaraguá é destaque nacional no Índice de Gestão Municipal Aquila
Geral

Guaramirim entrega mais de 1,7 mil mudas na campanha realizada

Ao todo, foram realizados 129 pedidos
Guaramirim entrega mais de 1,7 mil mudas na campanha realizada
Geral

Visitação à Chiesetta Alpina será cobrada

Anúncio foi feito nesta terça-feira (3) em coletiva de imprensa
Visitação à Chiesetta Alpina será cobrada
Ver mais de Geral