Unimed - Capa
Arquivo

Câmaras devem melhorar gestão de documentos

22 Ago 2012 - 16h19

A Gestão Documental, como é chamada a ciência que trata da administração e acervos documentais, bem como a origem, legalidade, preservação e legislação correspondente, o gerenciamento eletrônico de documentos, são conhecimentos fundamentais para servidores das administrações públicas. A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira realiza uma série de cursos de capacitação nesta área. Na última segunda-feira (20), na Câmara de Vereadores de Joinville, aconteceu o curso sobre Gestão Documental no conhecimento de Técnicas de Arquivo e Documento Público. Ministrado pela pedagoga e pós-graduada em políticas públicas Vera Lúcia farias, os participantes tiveram a oportunidade de receber informações sobre como, onde e por que arquivar.


Se gasta 400 horas por ano procurando documentos, isso não é mais aceitável. O termo "Arquivo Morto", utilizado erroneamente durante muitos anos como depósito de papéis, hoje é execrado entre aqueles que trabalham com documentos. Estas colocações foram feitas pela instrutora Vera Lúcia Farias. A Ex-diretora do arquivo da Assembleia Legislativa destacou que o principal objetivo de um arquivo é gerar conhecimento, preservar a memória, conservar o patrimônio histórico documental de uma entidade pública ou privada. "É indispensável manter nossos arquivos organizados, preservar os documentos em condições adequadas quanto ao ambiente, à organização e à facilitação de pesquisa". Ela repassou algumas técnicas que levam os documentos manuseados ao arquivamento qualificado.

A Avevi que representou as câmaras da região neste treinamento vai iniciar no próximo ano um trabalho de conscientização sobre a importância de uma boa gestão documental. A associação deverá encaminhar no início das próximas legislaturas um modelo de resolução criando nos legislativos municipais uma "Comissão Permanente de Avaliação Documental" que será a responsável pelos procedimentos para a constituição de um bom arquivo. Os membros destas comissões deverão receber um treinamento que terá a coordenação da Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes e a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa.

Ilton Piram - Assessor da Avevi/ Imprensa ALESC

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Geral

Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba

Ninguém se feriu
Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba
Ver mais de Geral