Arquivo

Câmaras devem melhorar gestão de documentos

22 Ago 2012 - 16h19

A Gestão Documental, como é chamada a ciência que trata da administração e acervos documentais, bem como a origem, legalidade, preservação e legislação correspondente, o gerenciamento eletrônico de documentos, são conhecimentos fundamentais para servidores das administrações públicas. A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira realiza uma série de cursos de capacitação nesta área. Na última segunda-feira (20), na Câmara de Vereadores de Joinville, aconteceu o curso sobre Gestão Documental no conhecimento de Técnicas de Arquivo e Documento Público. Ministrado pela pedagoga e pós-graduada em políticas públicas Vera Lúcia farias, os participantes tiveram a oportunidade de receber informações sobre como, onde e por que arquivar.


Se gasta 400 horas por ano procurando documentos, isso não é mais aceitável. O termo "Arquivo Morto", utilizado erroneamente durante muitos anos como depósito de papéis, hoje é execrado entre aqueles que trabalham com documentos. Estas colocações foram feitas pela instrutora Vera Lúcia Farias. A Ex-diretora do arquivo da Assembleia Legislativa destacou que o principal objetivo de um arquivo é gerar conhecimento, preservar a memória, conservar o patrimônio histórico documental de uma entidade pública ou privada. "É indispensável manter nossos arquivos organizados, preservar os documentos em condições adequadas quanto ao ambiente, à organização e à facilitação de pesquisa". Ela repassou algumas técnicas que levam os documentos manuseados ao arquivamento qualificado.

A Avevi que representou as câmaras da região neste treinamento vai iniciar no próximo ano um trabalho de conscientização sobre a importância de uma boa gestão documental. A associação deverá encaminhar no início das próximas legislaturas um modelo de resolução criando nos legislativos municipais uma "Comissão Permanente de Avaliação Documental" que será a responsável pelos procedimentos para a constituição de um bom arquivo. Os membros destas comissões deverão receber um treinamento que terá a coordenação da Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes e a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa.

Ilton Piram - Assessor da Avevi/ Imprensa ALESC

Matérias Relacionadas

Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Geral

Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa

Além de Unidades de Saúde que estarão abertas para atendimento nesses dois dias, Farmácias Básicas também terão plantão
Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa
Geral

Campanha "Tampinhas do Bem" vai sortear dez rádios personalizados 

A ação irá destinar fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social. 
Campanha "Tampinhas do Bem" vai sortear dez rádios personalizados 
Geral

Empresária que morreu após queda de escadaria será sepultada nesta quinta

Prefeitura emite nota de pesar e amigos e autoridades também lamentam a perda
Empresária que morreu após queda de escadaria será sepultada nesta quinta
Ver mais de Geral