Geral

Câmara volta a aprovar atualização nas regras do serviço funerário em Jaraguá

Eles já haviam aprovado um projeto sobre o mesmo tema no dia 4 de maio. Porém, foram adicionadas emendas à matéria e o Executivo vetou o projeto alegando que as alterações desconfiguraram o projeto de lei original

11 Jun 2021 - 09h22Por Janici Demetrio

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, na sessão desta quinta-feira (10), o projeto de lei que atualiza as regras de prestação do serviço funerário no município. Eles já haviam aprovado um projeto sobre o mesmo tema no dia 4 de maio. Porém, foram adicionadas emendas à matéria e o Executivo vetou o projeto alegando que as alterações desconfiguraram o projeto de lei original. No dia 27 de maio os vereadores acataram o veto total do prefeito e autorizaram que a matéria voltasse à pauta de votações para uma nova deliberação em plenário. 

O texto do projeto continua o mesmo, com apenas uma exceção: agora o número de funerárias não será mais limitado a seis empresas, sendo, desta forma, definido por decreto do prefeito e acompanhado de estudo prévio de viabilidade técnica e econômica. Tal mudança já tinha sido proposta pelos vereadores Rodrigo Livramento e Sirley Schappo, ambos do Novo, através de uma daquelas emendas ao projeto anterior. 

Os outros tópicos continuam como foram no princípio. O prazo para o contrato com as funerárias será de no mínimo 5 e no máximo 10 anos. As modalidades de serviços que terão que obrigatoriamente ser oferecidas aos clientes serão quatro: 

Serviço Funerário Infantil Essencial Básico; 

Serviço Funerário Adulto Essencial Básico; 

Serviço Funerário Adulto Essencial Standard; 

Serviço Funerário Adulto Essencial Master. 

As empresas poderão oferecer serviços personalizados para clientes que quiserem algo a mais, cobrando um valor diferenciado das taxas normais. 

Se o cliente escolher o Serviço Essencial Básico e este não estiver disponível, a funerária terá de fornecer o serviço imediatamente superior, sem qualquer custo adicional. 

Existem quesitos que terão que ser obrigatoriamente oferecidos, como venda de caixões, recolhimento e transporte de cadáveres, preparação do corpo (lavar, higienizar, tamponar e maquiar), embalsamamento, tanatopraxia e assistência aos familiares durante todo o período de velório, inclusive auxiliando no contato com funerárias de outros municípios quando o corpo tiver que ser transportado. Tudo isso está previsto nas quatro modalidades. 

Os preços dos serviços das funerárias serão definidos em decreto do prefeito e poderá ser atualizado, anualmente, pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Os preços iniciais vão ser definidos conforme uma média do que já é praticado em Jaraguá e em outros municípios da região. 

O usuário carente, sem condições financeiras de arcar com os custos de um funeral, deverá dirigir requerimento à Central Municipal de Serviços Funerários e de Cemitérios, firmando a necessidade de concessão do auxílio-funeral pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, que será responsável pelo estudo social e pelo parecer de deferimento ou de indeferimento do pedido. 

        

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral